+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pegar link dedicado e repassar adsl

    1)bom dia...estou com um projeto para montar um provedor para um amigo.Já estou com o server montado rodando squid transparente, iptables só está faltando a parte de banda...no caso quero saber pois vamos ter clientes com banda dedicada(empresas) e banda tipo adsl(tipo esses serviços de banda larga que so garantem 10% da velodidade vendida como velox,speed etcc...)como faço para repassar isso para os clientes?

    2)Preciso fazer cache full no squid 2.7 que me parece já vir com o path embutido nele, como faço?

  2. #2

    Padrão

    Depende da sua estrutura. Você vai ter 2 links? Se sim vcê pode simplesmente utilizar o iproute2 para fazer roteamento por origem. Dessa forma os clientes "corporativos" sairiam pelo link dedicado enquanto os "residenciais" sairiam pela ADSL.

    Mas só isso não garante a banda pra todos os clientes corporativos (isso só segmenta o tráfego). Ai entram outras ferramentas pra QoS e limitadores de banda.

    Mas a ideia é essa...

  3. #3

    Padrão

    um link so. e questão do cache full com squid 2.7?

  4. #4

    Padrão

    um link só é mais complicado. Você vai ter que tratar QoS em trafegos distintos. Nunca fiz isso em Linux. Quanto ao Cache Full, foi mal mas não é minha especialidade. Mas tem muitos tópicos no forum sobre isso. Dá uma pesquisada ai....

    Qualquer coisa posta ai... Sempre tem alguém pra ajudar...

  5. #5

    Padrão

    Servidor para provedore wireless?

  6. #6

    Padrão

    Bom dia amigo, bom eu imagino que voce posssa fazer assim, montar regras de QoS garantindo a banda necessaria para os clientes coporativos e tambem regras limitando para que usem apenas o contratado, supomos que tenha 1 mega full, e venda 256 para um cliente corporativo, entao te sobra 768 Kb, e supomos que para os outros clientes usuarios de serviços tipo adsl voce venda sinal de 128 kb, faça regras garantindo 10% da velocidade negociada e restringindo a 128, entao tera que garantir 18Kb no minimo, essa quantidade devera ser seu QoS, dai vai colocando clientes ate os 10% de cada um encher o que sobrou de link tirando o do cliente corporativo, e deixa a cambada se matar por banda

    o proxy ja é outra questão que voce devera tratar, mas isso é algo necessario para otmizar o funcionamento da rede, a parte de dividir o link é mais ou menos isso que escervi ai em cima, so lembrando a velocidade de acesso para arquivos que estejam no proxy voce pode liberar mais afinal esta em cache e nao vai saturar seu canal de dados.

    é isso ai que eu imagino, qualquer coisa grita ai que a gente pensa em algo melhor rss..
    Última edição por ayco; 17-09-2008 às 08:07.