+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Web Proxy Full controlando a down que sai(do proxy) para cada cliente, tem como?

    Quero usar o recurso de Proxy Full (já sei até fazer), mas queria limitar a velocidade que sai do cache para cada cliente, de acordo com o plano de acesso. Ex: João tem plano de acsso 128k, essa velocidade é a que vem da Web, mas a que vem do cache queria que fosse 256 k. Já Pedro, tem plano de acesso de 64 k, queria que ele acessasse o cache só a 128 k. Ou seja, o que sai do cache para um usuario, não interfere no valor do outro. Teria como?

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por makkai Ver Post
    voce vai obter a resposta a sua duvida assistindo a este video tutorial
    Onda Internet - Tutorial Mikrotik - Webproxy+cache-Full

    Já vi o video, e consegui fazer o cache-full funcionar certinho, só que de forma global. Quero fazer é de forma que cada cliente tenha uma velocidade diferente de acesso ao cache, de acordo com seu plano de acesso.
    Ex: João
    128k da internet
    256k do Cache

    Pedro
    64k da internet
    128k do Cache

  4. #4

    Padrão

    Neste caso você precisa fazer a marcação de pacotes para cada srcnat (ip) de sua rede, pois o modo convêncional é global.

  5. #5
    Betovrm
    Visitante

    Padrão

    Meu controle de banda não esta funcionando bem, alguem pode ajundar ? o sitema e o mikrotik 2.9

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Betovrm Ver Post
    Meu controle de banda não esta funcionando bem, alguem pode ajundar ? o sitema e o mikrotik 2.9
    Dá mais informações sobre o problema, assim fica mais fácil.

  7. #7
    Betovrm
    Visitante

    Padrão

    o que estou procurando e uma solução para o que ocorre com o controle de banda ou velocidade o qual estou usando simple queues mt. quando foi instalado funcionava bem mais ágora não sei por qual motivo deixou de cumplir seu papel fiz um teste hoje em um cliente instalei o equipameto liberei o mac no ap e configurei um ip bloqueado no queues e no arp list o cliente navegou sem problemas. se isso ocorreu com ele tambem pode esta acontecendo com outros, bem resolvi fazer um teste de velocidade em um destes saite o rjnet, bem mesmo com o queues ativo e limitando a banda em 400k cheguei a 4600 e alguma coisa. Bom então revisei tudo e não percebi nada diferente do que estava antes por este motivo pesso uma luz ja que meu conhecimento e pouco nesta area.

  8. #8

    Padrão

    Olá amigo,
    Você está usando web-proxy? Aconselho-o fazer um download e medir a taxa de tranferencia, assim terá um valor real quanto a velocidade.
    Última edição por Raniel; 23-09-2008 às 00:08.

  9. #9
    Betovrm
    Visitante

    Padrão

    Sim eu uso o webprox mais o problema e que alguns dos clientes estão reclamando que estão ficando lentos em horarios de pico e outros estão maravilhados com a velocidade assima do combinado, e outros que mesmo blokeado navegam,isso so ocorre com quem navega com o ip e mac no arp list e controle no simple queues,supostamente os que são controlados no ppoe estão ok.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Betovrm Ver Post
    Sim eu uso o webprox mais o problema e que alguns dos clientes estão reclamando que estão ficando lentos em horarios de pico e outros estão maravilhados com a velocidade assima do combinado, e outros que mesmo blokeado navegam,isso so ocorre com quem navega com o ip e mac no arp list e controle no simple queues,supostamente os que são controlados no ppoe estão ok.

    amigo poste mais detralhe de controle no hotsport para q podemos te ajudar
    se ta tendo lentidão creio q ha um cossumo de banda de alguns clientes
    como esta o controle de clientes no seu hotsport???

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por itelecom Ver Post
    Já vi o video, e consegui fazer o cache-full funcionar certinho, só que de forma global. Quero fazer é de forma que cada cliente tenha uma velocidade diferente de acesso ao cache, de acordo com seu plano de acesso.
    Ex: João
    128k da internet
    256k do Cache

    Pedro
    64k da internet
    128k do Cache
    Você pode controlar a velocidade do que será entregue pelo cache-full ao seu usuário, por meio dos queue-types. Dê uma lida nas definições de queue-types. Creio que vá encontrar algo bem próximo do que precisa.

    []'s

  12. #12

    Padrão pcq

    Amigo crie uma PCQ no Queues Type com a velocidade que quer, aqui uso 4800k e use dst address.

  13. #13

    Padrão

    Pessoal, meu conhecimento em MK e firewall como um todo é pouco. Mas consegui fazer funcionar como queria. Só não sei se as regras estão todas corretas, sai juntando um pedaço de uns tutos aki, outro ali e funcionou. Mas se alguem tiver sugestões de alternativas e etc eu aceito.

    ===========================

    Em: ip firewall mangle

    0 ;;; Proxy Full
    chain=output action=mark-connection new-connection-mark=proxyfull passthrough=yes src-port=3128 protocol=tcp
    content=X-Cache: HIT

    1 ;;; Cliente 1
    chain=output action=mark-packet new-packet-mark=cliente1 passthrough=yes dst-address=192.168.2.75
    connection-mark=proxyfull

    2 ;;; Cliente 2
    chain=output action=mark-packet new-packet-mark=cliente2 passthrough=yes dst-address=192.168.2.78
    connection-mark=proxyfull

    3 ;;; Cliente 3
    chain=output action=mark-packet new-packet-mark=cliente3 passthrough=yes dst-address=192.168.2.57
    connection-mark=proxyfull

    4 ;;; Cliente 4
    chain=output action=mark-packet new-packet-mark=cliente4 passthrough=yes dst-address=192.168.2.240
    connection-mark=proxyfull

    5 ;;; End Proxy Full
    chain=output action=return connection-mark=proxyfull

    Em: Queue Tree

    0 name="Cliente 1" parent=global-out packet-mark=cliente1 limit-at=0 queue=default priority=8 max-limit=256000
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s

    1 name="Cliente 2" parent=global-out packet-mark=cliente2 limit-at=0 queue=default priority=8
    max-limit=256000 burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s

    2 name="Cliente 3" parent=global-out packet-mark=cliente3 limit-at=0 queue=default priority=8 max-limit=160000
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s

    3 name="Cliente 4" parent=global-out packet-mark=cliente4 limit-at=0 queue=default priority=8 max-limit=320000
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s

    ===================

    Ta funcionando assim, já observei que as velocidades ficaram individuais e o que vem da net tem a velocidade diferente de quando vem do cache.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrovigia Ver Post
    Amigo crie uma PCQ no Queues Type com a velocidade que quer, aqui uso 4800k e use dst address.
    Se não for incomodo, poderia me dizer como isso funcionaria e passar os códigos para eu analizar aqui e tentar entender? Desde já, muito obrigado!

  15. #15

    Padrão

    Olá amigo,

    Olha só, para você controlar o caching full por clientes, faça o seguinte para facilitar para você não perder seu tempo fazendo cada regra de mangle.

    1º - crie grupos para os usuários, tipo: 256k para um grupo, 512k para outro grupo e assim por diante.
    2º - crie uma address list no firewall e aponte, na sua regra de mangle, para a address list. Tipo: address list = grupoA e assim por diante.

    Agora na questão que o nosso amigo citou acima, faça o pcq e no queue tree, em queue type, mude de default para o nome do pcq criado. Ex: /queue type add name="PCQ_Cache" kind=pcq pcq-rate=0 pcq-limit=50 pcq-classifier=dst-address pcq-total-limit=400

    Ae no queue type da regra que for criar no queue tree é só mudar.