Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question POP para atender 500 clientes com qualidade - Equipamentos

    Bom dia meus Amigos,

    Gostaria da ajuda de vocês para a seguinte configuração.

    Preciso montar um POP para aproximadamente 500 clientes. Num raio de 4 km. Com bastante qualidade. Se possível com equipamentos homologados.

    Sobre Cartões e RBs. ============

    Nas minhas buscas pelo fórum, percebi que o card engenios homologado é muito instável, e não vai me atender.

    Pensei no r52 e r52h. quantos clientes eles atende simultaneamente? Não estão homologados procede? Numa possível fiscalização, daria problema mesmo usando com baixa potencia? Tem algum bom homologado?

    Qual RB você me indicam para trabalhar? 333, 433, 600?

    Um PC/AP é uma boa opção? Pensei em usar com ag530. ou com as g510 (atheros 5212). Quantos clientes on elas seguram?

    Configuração para o PC/AP: Proc. DualCore 2140 1.6 - Memória 1gb dd667 - Adaptador IDE/SD – Fonte 350w Real ( acho que da pro gasto ) – montado em caixa hermética.

    Dizem que o pc não aquenta muito mesmo dentro da caixa hermética, que enferruja e tudo mais, procede?

    Sobre Antenas. ================

    Na cidade há apenas um provedor comigo vão ser dois.

    Penso em usar 4 setoriais 90º - 14 dbi – polarização horizontal. Visando a qualidade do spectro.
    Quais marcas vocês me indicam (melhor custo Beneficio) Hyperlink, TSM, Aquarius?
    Qual a distancia ideal entre elas, pode-se fazer um array utilizando-as?
    Aquelas antenas do trevor, que a pluton e ecm fabricam estão homologadas? O que vocês acham de usá-las?

    Sobre Cabos e conectores. ==============

    No projeto quero usar o mínimo de cabo possível, cerca de 2mt ou menos.

    Penso em dispensar pigtal e usar conector direto do rgc213 para placa. Pelo que eu entendi a maior perda se da no pigtail? Estou errado?
    Seria melhor usar somente o pigtail e dispensar o cabo rgc213?
    Penso em colocar os equipamentos na torre bem perto da antena, para economizar cabo.

    Os melhores cabos são da kmp? Qual a melhor marca?
    E os conectores? Klc?

    Posso usar cabo rgc58 em clientes de ate qual distancia da base? 2km?

    Sobre Aterramento e energia. ==================

    Estou olhando um nobreak da APC ES 600VA.
    Autonomia 10,1m (180w) – 2.1m (360W).
    Especificações: APC BACK-UPS ES 600VA BRAZIL 120V/230V

    Vocês me sugerem algum?

    Poderiam me dar uma dica sobre aterramento e para raio?

    a cidade e bastante montanhosa estamos estudando a instalação da torre em uma serra. No pico da cidade por isso a necessidade de um para raio, alguém sabe custos, e configuração de um para raio?

    Desculpe o testamento.

    Grato,

  2. #2

    Padrão

    no maximo 25 clientes online em cada cartao .. se voce puder fazer a conta com 20.. melhor ainda

  3. #3

    Padrão

    Pense em 5 POP´s com no máximo 100 clientes, em cada card 25, recomendo no mínimo RB433, sendo que essa só tem espaço para 3 cards, com 2 em cada POP você fica bem, pois vais ter espaço para outros cards para fazer os enlaces de 5,8. Tem umas antenas de 12Db da TSM 90° barata, homologada e boa demais.

  4. #4

    Padrão

    Reforço as palavaras do nosso amigo Josue, ja tive experiencia positivas com essas antes da TSM sao excelentes.

  5. #5

    Padrão

    man, é o seguinte.
    concordo com os amigos que já citaram, mas só para complementar:
    imagine dar problema neste teu POP com 500 clientes? seriam 500 clientes revoltados com falta de net,
    e vc criando varios pops e atendendo 100 em cada só seriam 100 com problemas e vc ficaria bem na foto com os outros 400, então eu tambem te recomendo criar vários pops.
    e sobre as antenas, as setoriais tem melhor desempenho pois sofrem menos interferencias, e como o raio de ação que vc pretende alcançar é 4km, as antenas de 14dbi é mais que suficiente, quanto as marcas eu já trabalhei com aquario e hyperlink e ambas são ótimas, e vc está certo quanto ao usar o menos possivel de cabo, a situação não é usar ou não usar pig tail. a situação é: quanto menos imenda no cabo melhor. isole tudo para que não entre uma gota de água sequer. e proteja tudo quanto possivel. ponha centelhador, ponha para raio(procure um tecnico responsável e bom para fazer isso).
    faça seu link ponto a ponto o melhor possivel.
    e no mais boa sorte.

  6. #6

    Padrão

    Vocês aconselham mesmo a utilização de centelhador??? Qual tipo?
    Sobre os Cards quais voces me aconselham a usar??
    Abraço

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Vocês aconselham mesmo a utilização de centelhador??? Qual tipo?
    Sobre os Cards quais voces me aconselham a usar??
    Abraço
    Sobre o centelhador, não tive uma boa experiência, ele só atua mesmo em descargas mais fortes, no caso de um raio diretamente na torre, o que eu vejo que dá um bom resultado e usar antenas em curto, como a maioria das setoriais são, e um bom aterramento.

  8. #8

    Padrão

    Obrigado pela resposta Josue.
    Quando você diz, aterramento quer dizer aterramento da torre ou da antena propriamente dita?

    Grato,

    Rogerio

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Obrigado pela resposta Josue.
    Quando você diz, aterramento quer dizer aterramento da torre ou da antena propriamente dita?

    Grato,

    Rogerio
    As duas coisas, você deve fazer um bom aterramento e ligar na torre, assim as antenas estarão aterradas, aqui eu ainda faço um terra com fio mais fino interligando as antenas e caixas dos aparelhos e ligo tudo na torre.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    no maximo 25 clientes online em cada cartao .. se voce puder fazer a conta com 20.. melhor ainda
    Obrigado Alexandre,

    Você poderia me informar quantos clientes associar a um cartao? qual a margem segura pra que nao tenha problemas com muitos users online. ex: cadastro 50 clientes nesse card, mas apenas 25 se conectam sumultaneamente.
    qual o indice de uso seguro? (sei que isso vai depender mas ate eu ter um parametro qual o numero indicado?)

    Sobre a antena TSM, Você tem o contato de algum fornecedor?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Pense em 5 POP´s com no máximo 100 clientes, em cada card 25, recomendo no mínimo RB433, sendo que essa só tem espaço para 3 cards, com 2 em cada POP você fica bem, pois vais ter espaço para outros cards para fazer os enlaces de 5,8. Tem umas antenas de 12Db da TSM 90° barata, homologada e boa demais.
    Obrigado Josue,

    Realmente um pop deste tamanho iria dar problema, vou mudar o projeto seria arriscado colocar 125 clientes em cada pop, ficando assim 4 pops? daria 31 usuarios por cartao. esta com uma boa margem?

    Gostaria de avaliação dos amigos foristas quanto a utilização de PC/AP pois com o preço de 2 RBs daria pra eu colocar um pc violento com um sistema de energia bastante eficiente, visto que consigo o computador que descrevi anteriormente a menos de R$ 400,00.

    Sobre os Cards, alguem usa engenios? como ele está se comportando, algumas pessoas falam bem, outras nao, ja estou ficando louco. rsrs

    Estou pensando em colocar os homologados apenas na base e comprar os nao homologados para colocar na repetidora.

    A anatel costuma visitar repetidoras quando vai credenciar a estação principal?

    Abraço

  12. #12

    Padrão

    maximo 30 associados... tambem depende do trafego que voce for vender.. mas... o ideal eh manter 30 ou menos...

    eu tinha cartao aqui com 70 associados.. comecei a ter problemas.. ai construi outra repetidora e dividi os 70 em mais 2 setores... ficou muitoooooooo melhor...

  13. #13

    Padrão

    Bom topico.

    aqui tem a lista de equipamentos homologados.

    Outro item importante, em relação a montagem do PCAP, se não me engano as placas G530 perderam homologação.

  14. #14

    Padrão

    Eu tbem explararia POP na cidade, dividindo os clientes e por varias POP as antenas dos clientes pode ficar baixinha !!

    1 rb 433 ou 433ah com 3 setorial de 120º ou 2 rb c/ 4 setorial 90º ...

    com um bom cartão nda nda vc poderá ter 140 a 180 clientes tranquilamente !!

    3 pontos desses na cidade seria uma boa estrutura !!!

  15. #15

    Padrão

    Vejamos..
    Como o pessoal já falou, uns 3-4 POPs na cidade, com RB433AH, 2 cartões em cada uma (supondo que cada um vai segurar em torno de 60 clientes) e setoriais de 90º.
    Nos clientes, até 10m de cabo RGC58, placa pci e antena Aquário de grade 25 dBi (deve dar em torno de 200 reais a instalação). Em casos especiais utilize APs ou adaptadores USB.
    Você deve conseguir liberar talvez até 600kbps compartilhados assim.

    Abraço!

  16. #16

    Padrão

    Cara um POP único pra atender 500 clientes com qualidade...

    Eu ia de Canopy...

  17. #17

    Padrão

    Concordo com os foristas...
    Separar em aproximadamente 4 ou 5 POP´s...

    Faria este projeto com RB433AH e mini-pci´s Engenius 8602 devido a homologação.

    Não usaria um PC!! São muito sensiveis. Sofrem com oscilações de energia, temperatura. Foram projetados para estar em um escritório ou data-center... Para colocar em topo de prédio ou tem torre, use as RouterBoards!

    E nos clientes, aconselho a usar Nanostation ou roteadores (tipo Ovislink).

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mauriciotelecom Ver Post
    Concordo com os foristas...
    Separar em aproximadamente 4 ou 5 POP´s...

    Faria este projeto com RB433AH e mini-pci´s Engenius 8602 devido a homologação.

    Não usaria um PC!! São muito sensiveis. Sofrem com oscilações de energia, temperatura. Foram projetados para estar em um escritório ou data-center... Para colocar em topo de prédio ou tem torre, use as RouterBoards!

    E nos clientes, aconselho a usar Nanostation ou roteadores (tipo Ovislink).
    Também iria de 433ah, só o cartão que não muito bom, mas fazer oque é o único homologado.
    Ai seria a única opção para homologação!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Também iria de 433ah, só o cartão que não muito bom, mas fazer oque é o único homologado.
    Ai seria a única opção para homologação!
    Vc ja usou esses cartões com muitos clientes ????

    Instalei eles aki (4 cartão desses em 2 rb433ah) mas ainda não migrei ainda todos os clientes estou fazendo de pouco em pouco !!

    Se ja tiver experiência com esses cartões posta ae !! Qts clientes ja colokaram nesse cartão ??

    Abração !!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Vc ja usou esses cartões com muitos clientes ????

    Instalei eles aki (4 cartão desses em 2 rb433ah) mas ainda não migrei ainda todos os clientes estou fazendo de pouco em pouco !!

    Se ja tiver experiência com esses cartões posta ae !! Qts clientes ja colokaram nesse cartão ??

    Abração !!
    Olha cara, imagino que no máximo uns 50 pra não te dar problema.. ele não é dos melhores.