+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mudando Sistema OP. - Ter Ubuntu e XP - Ajudem!

    Olá pessoal,

    Tenho um notebook, com um HD de 120Gb e atualmente tem o Windows VISTA instalado.
    Primeiramente gostaria que alguem me indicasse um tutorial de como ter 2 sistemas op no notebook.
    Ou seja, pretendo formatar minha máquina e ter tanto o Ubuntu quanto o Windows Xp que quero colocar, pois sou novato porém muito interessado em aprender LINUX mas necessito do WIn XP.
    Então gostaria de saber também quanto do meu HD disponibilizo para o UBUNTU e quanto para o WIN XP, lembrando que é um HD de 120gb.

    Aguardo anciosamente por resposta,
    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Vamos lá!

    Primeiramente formate o seu notebook, instalando o Windows XP é e claro deixando um espaço livre no disco. Não precisa fazer nada com este espaço que você deixou em branco (por enquanto), por exemplo:

    60GB para Windows
    60GB livre. sem formatação, sem nada.

    Depois do Windows instalado e com os drives instalados e funcionando (não precisa instalar nenhum aplicativo por enquanto), você irá reiniciar o seu note com o CD do Ubuntu no drive e dá você terá que ter cuidado com duas coisas importantes na hora da instalação:

    1º Utilizar a partição que você deixou livre. É nela que o Ubuntu irá ser instalado.
    2º O linux te pergunta qual o tipo de serviço de BOOT (LILO ou GRUB). Escolha o GRUB. Mais seguro, estável e de fácil manuseio.

    Depois disso e só utilizá-los à vontade!

  3. #3

    Padrão opa...

    outra opção interessante é voçe instalar o Virtual Box ( Programa para virtualização )
    tem tambem o Vmware, ou o VirtualPC.
    se vc não quer gastar muito tempo fazendo backup de arquivos etc...
    dai mew amigo, voçe pode levantar as tres S.Os de uma vez só.( dependendo da quantidade de memoria... )
    agora se vc quer subir uma de cada vez, faz o que o amigo aki de cima disse.
    eu por Exemplo em casa uso o XP como Sistema operacionala Principal e tenho o Windows Vista e o Kubuntu como virtualizado, tenho 2Gb de Memoria, e nem sinto muita perda de desempenho.
    bom.
    fica ai a dica
    boa sorte

  4. #4

    Padrão

    tipo nao vou entrar no merito de distro para ti mas eu uso da seguinte forma:

    20 gb => windows
    20 gb => linux
    80 gb => Dados (gosto de criar essa partiçao em ntfs e deixar todos os dados nela tipo documentos, filmes, musicas, etc) com ela quando preciso formatar meu linux ou meu windows nao preciso ficar fazendo bkp para outro lugar e mais facil de gerenciar meus dados