+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Proteção Firewall contra virus no athcfg11res.dll (Atheros/Greatek)

    Olá colegas, saudações....

    Do sábado (24-9-2008) pra cá uma série de clientes me ligou informando não estarem acessando a Internet. Efetuando a visita, constatei todos com o mesmo problema, um vírus que impede a conexão da placa Greatek ou outra qualquer que utilize o utilitário Atheros, atacando o arquivo athcfg11res.dll. Interessante que o antivírus Avast detecta, nem deixa excluir, e atrapalha a reinstalação do utilitário Atheros, às vezes nem deixando fazer isso.
    Acho que deve-se tratar de um vírus novo na área!
    Na maioria dos casos coloquei a conexão pelo próprio Windows e funciona.
    Gostaria de saber se alguém passou por este problema e se existe alguma regra de Firewall para por no Mikrotik para evitar que esse vírus venha a passar e acontecer com outros clientes.

    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia, tambem estou com este mesmo problema, de sexta pra cá, já fiz várias visitas em clientes, o procedimento é o mesmo, desabilito o aplicativo e deixo gerenciando a conexão pelo windows.. boa idéia a de colocar uma regra no firewal, estarei acompanhando o andamento do tópico.

  3. #3

    Padrão

    Não seria bem isso, o que acontece é que alguns softwares de gerenciamento da placa de rede wireless estão sendo detectados como vírus pelo avast, eu já peguei esse mesmo problema com a placa de rede encore, a atualização mais recente do avast está fazendo isso com alguns softwares gerenciadores da placa.

    O Ideal é não instalar o software, instalar só os drives a partrir de agora, e deixar que o windows gerencie a conexão.

  4. #4

    Padrão É Problema...

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Não seria bem isso, o que acontece é que alguns softwares de gerenciamento da placa de rede wireless estão sendo detectados como vírus pelo avast, eu já peguei esse mesmo problema com a placa de rede encore, a atualização mais recente do avast está fazendo isso com alguns softwares gerenciadores da placa.

    O Ideal é não instalar o software, instalar só os drives a partrir de agora, e deixar que o windows gerencie a conexão.
    O problema é que vai pipocando chamados, já atendi mais 3 após o post. Quando temos centenas de clientes, o bicho pega!
    Também acho que com o gerenciador a conexão fica mais estável e fixamos melhor o SSID. Tem cliente que fica mexendo na conexão do Windows e enche de SSID de vários piratas e depois a conexão fica pulando de uma pra outra entre as que tiverem os sinal forte, até gerar o chamado!
    É um problema filho da mãe...

    flw

  5. #5

    Padrão

    Isso é verdade, com o software da placa você cria uma profile, e com o windows gerenciando acontece exatamente isso que você citou, pesquize no google se não tem como você fazer uma determinada exclusão do software para o avast não escanear ele.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Isso é verdade, com o software da placa você cria uma profile, e com o windows gerenciando acontece exatamente isso que você citou, pesquize no google se não tem como você fazer uma determinada exclusão do software para o avast não escanear ele.
    Seguinte, Roberto...

    Realmente verifiquei e tem a opção do Avast de excluir qualquer arquivo de ser verificado, mas vai dar um trabalho danado fazer com que os clientes configurem isso. Se sobrar pra nós irmos em cada cliente configurar, putz! aí é que lascou! então...
    Quando ocorre ele já tá sem conexão, tem que reinstalar o software, configurar essa opção no antivírus, etc, etc, etc... levando em conta que muitos deles não saberão fazer, o final da estória é que teremos mesmo que ir lá e preparar o bolso pra combustível e sola de sapato.

    Optei por enviar um email para a Greatek solicitando o posicionamento deles, visto que eles são muito importantes na solução. Vai ter neguinho deixando de usar Greatek (aliás, essa bronca se dá no utilitário de todas as placas que usam utilitários Atheros). Até acho que tem alguma "coisinha" mais profunda nesse caso, sei não!...

    Se a Greatek me responder, repasso aqui a informação pra todos os interessados.

    Flw.

  7. #7

    Padrão

    Combinado então, mas que tal mandar um e-mail para os seus clientes que ainda não foram atingidos, faz um pequeno manual com print screen (no word) e envia para quem não foi atingido ainda, dai vai diminuir seu trabalho um pouco, mas também manter uma rede wireless (decente) sem ter trabalho ESTOU PAGANDO PRA VER.

  8. #8

    Padrão Falso Alerta do Avast

    Gente,

    O Avast esta com problemas na sua ultima atualizacao e esta alertando falsamente sobre um trojan no driver da Atheros. Todos produtos que utilizam esse chip da atheros estao sendo detectados. Tem ate site la fora informando sobre esse alerta.
    De fato temos a opcao de deixar o configurador do windows controlando ou dar uma configurada no Avast. Pra vcs terem ideia, no proprio site da Avast, qdo passa o antivirus, nao acusa nada em cima desse arquivo!!

  9. #9

    Padrão Resposta do Suporte da Greatek

    Olá...

    Ja estamos correndo atras disso.
    Nenhum outro tipo de antivirus detectou qualquer problema com virus.
    Este eh um problema com o AVAST!!
    Esse arquivo faz parte de todos os dispositivos que utilizam o mesmo chip Atheros!!

    Estamos vendo com a propria Atheros se ha algo que possa ser feito!!

    Att,

    Equipe de Suporte
    GREATEK INTERNATIONAL LTD.
    +55 12 3932-2500
    [email protected]
    www.greatek.com.br


    ----------
    É isso aí, vamos aguardar, quem tiver algo mais a comentar ou soluções melhores, sinta-se à vontade.

    Flw

  10. #10

    Padrão

    caro falcaobr,

    o Avast ja resolveu o problema e no proprio site eles tem uma atualizacao para corrigir isso.

    www.avast.com


    Abs.


    Anderson.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andersongtk Ver Post
    caro falcaobr,

    o Avast ja resolveu o problema e no proprio site eles tem uma atualizacao para corrigir isso.

    www.avast.com

    Abs.

    Anderson.
    Obrigado pela informação colega, estive neste site e não vi a referência à solução do problema, mas deve estar embutida na última atualização. Vamos esperar que não ocorra mais...

    Flw

  12. #12

    Padrão

    Falcaobr,

    é só voce entrar no setor do forum do Avast e procurar por Atheros que voce achara.

    Mas segue o link: http://forum.avast.com/index.php?topic=38789.0
    O problema esta resolvido.

    Abs.


    Anderson.