+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conexão ponto a ponto, qual melhor solução?

    Ola Galera,

    estou com um problema que preciso resolver, é o seguinte:
    Estou desenvolvendo um software com comunicação por sockets, com 1 "servidor" que seria o software principal de controle, e N softwares clientes. OK até aí não tem dificuldades..

    Acontece que isso tem que ser em uma INTRANET, por wireless..

    então o que eu pensei (após muita pesquisa), não sei se é a melhor solução, por isso vim até vcs..
    no pc com o software de controle colocar 1 ap e uma antena setorial..
    nos demais pcs colocar antenas direcionais com AP em wds? seria isso??

    pq eu preciso de transparência, por exemplo, o pc de controle tem ip 10.10.0.25, ae todos os pcs clientes vão se conectar nesse ip, como o sinal vai chegar lá não importa, o importante é chegar.. ele estabelece a conexão por sockets com vários clientes, e a partir daí começa "conversar" com eles...

    não sei se estou conseguindo ser claro suficiente..

    se fosse fazer via rede cabeada não teria segredo, era só ir espetando os pcs no switch e deixar todos na mesma classe de rede que a intranet está montada, mas no caso do wireless não sei bem como realizar isso..
    tipo, o WDS seria algo como espetar um switch em outro? (ficaria transparente para a aplicacao?)
    e eu consigo fazer isso com 30 aps por exemplo? como se fosse um switch com 30 portas..

    será que estou no caminho certo?

  2. #2

    Padrão

    Funciona perfeitamente em WDS, como também voce pode definir os clientes realmente como cliente wireless, ou seja, os dois modos farão a sua conexão semelhante a um switch. Como o servidor e os clientes podem ficar na mesma rede, define então o AP como Bridge, com isso ele não faz roteamento, fica transparente.

  3. #3

    Padrão

    Imagino que se você colocar no modo WDS+AP com a própria anteninha omni do AP você poderá transmitir o sinal wireless e colocar APs nos clientes em modo Cliente ou até placa PCI ou USB com a anteninha. Acho que dessa forma os IPs ficam derivados do principal.
    Última edição por Xororo; 26-09-2008 às 14:24.

  4. #4

    Padrão

    Certo, deixa eu ver se entendi, coloco em WDS e em BRIDGE nos dois APs?

    Eu comprei os aps hj, devem estar chegando segunda ou terça feira, ae vou testar, peguei 2 ovislink 5460 v2.. pelo menos o pessoal aqui do forum fala bem deles..

  5. #5

    Padrão

    Não tenho certeza, o AP fazendo WDS+AP fica em roteador e os clientes em bridge. Os clientes como bridge deixarão transparente, fazendo ele só receber o acesso sem rotear mas fazendo parte da mesma rede, fora que o SSID ficará escondido pois as conecções serão feitas através do MAC.

    Estando em WDS+AP ele permite que os outros se conectem a você através do MAC, se você colocar só em WDS ele só repetirá sinal e não poderá ter outros conectados nele.

    Me corrijam qualquer coisa, não tenho total certeza se é dessa forma que funciona.
    Abraço!