+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Polarização Horizontal X Vertical

    Tenho dúvidas quando ao benefício entre as polarizações. Há alguma vantagem entre uma ou outra?

    Ambas são compatíveis com qualquer Placa PCI ou USB, celular com wifi e laptops?

    As antenas que pretendo usar no rádio são Omni (mais provável) ou Painel Setorial. Vou usar Omni ou Grade nos clientes + distantes. Meu rádio (placa pci Atheros) transmite a 16 dBi.

  2. #2

    Padrão interferencia...

    normalmente vc usa pra sair de interferencias em areas muito poluidas...as placas nao influenciam na polarizacao, sao as mesmas...agora tenho usado antenas na vertical e tenho notado uma certa melhora no sinal...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Tenho dúvidas quando ao benefício entre as polarizações. Há alguma vantagem entre uma ou outra?

    Ambas são compatíveis com qualquer Placa PCI ou USB, celular com wifi e laptops?

    As antenas que pretendo usar no rádio são Omni (mais provável) ou Painel Setorial. Vou usar Omni ou Grade nos clientes + distantes. Meu rádio (placa pci Atheros) transmite a 16 dBi.
    Depende de como está o ambiente. Se tem muita estação no site survey o negócio é já ir gastando com polarização horizontal, senão mais tarde só vai aumentar o número de estações. Nos clientes não usa omini. Omini é para distribuir o sinal em 360º, e quando voce tem só um AP na torre. Se precisar de mais rádios já é negócio usar setorial e distribuir os usuários pelos APs. Assim não sobrecarrega.
    Ou então usar uma antena que permita trocar a polarização mais tarde.

    Usa uma antena de grade nos clientes, que é bem seletiva e aí você pode receber o seu sinal com mais qualidade e diminui as interferencias.
    Eu pessoalmente tive bons resultados com uma anteninha bem barata. Sei que muita gente fala mal, mas tenho já com 1 ano e estão perfeitas. São aquelas setoariais de 12 DBI 60º da Aquário.
    Com 6 delas e 6 rádios você faz cobertura completa e como cada AP consegue de 20 a 25 usuários no máximo, ja dá para atender um bom número de usuários.
    E no cliente tenho PTX-18 da Pluton que é muito seletiva. Deixei as antenas da base e nos clientes em polarização horizontal.
    E transmito com 32mW e tenho conexão em 1200metros. Nunca testei se ia mais longe, mas acredito que aguentaria mais um pouco.
    Tenho duas setoriais verticais 14dbi encostadas num canto porque me deu menor sinal. Mas cada caso é um caso.

  4. #4

    Padrão

    aquelas setoariais de 12 DBI 60º da Aquário
    1929, por favor passe a especificação dessa antena.

    Você tem concorrente/interferência aí por perto?

    Grato.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    1929, por favor passe a especificação dessa antena.

    Você tem concorrente/interferência aí por perto?

    Grato.
    Sabe que este negócio de antenas é meio complicado. O que vai bem para uns, para outros não anda.
    Mas no geral as hyperlink todo mundo fala bem. Daí comprei duas c/polarização vertical. Em distancia de 1200m deu 40 a 50% de sinal. Não houve jeito de aumentar. Tirei e enconstei num canto.
    Daí coloquei esta setorial de 12 dbi 60º da Aquário e deu 55 a 60% de sinal.
    NO site survey aparecem várias redes particulares e também de outro provedor.
    Para escapar da interferência eu montei estas antenas c/pol. horizontal. E no cliente tenho PTX-18 da Pluton que também é barata e tem 30º. Fica bem seletiva e rejeita bem os sinais vindo de tráz.
    Os modelos antigos da Aquário não tinham um furo a mais para inverter a polarização. Mas as novas já vem com a furação para horizontal ou vertical. Para mim ficou show.
    Eu me dei até o luxo de baixar a potencia nos rádios, Hoje estou com 32mW e nesta distancia que citei de 1200 metros o ping fica entre 2ms e 10 ms. Se aumento a potencia o ping sobe.
    Última edição por 1929; 26-09-2008 às 21:28.