+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question RB433ah - RB600 - Para Feras - Estou surtando

    Saudações senhores, sempre recorro aqui qdo não encontro solução para algumas dúvidas ( sempre são solucionadas ).

    Meu problema é o seguinte:

    Possuo dois pontos de Acesso com mikrotik rodando em pc ( p4, 1gb, 40 gb, placas D-link G510 e G520)
    Resolvi substitui-las por Routerboards, RB433ah e RB600, ambas utilizando os cartões R52 de 350mwatts.
    As duas utilizam pppoe autenticando em meu freeradius, após instala-las constatei que o sinal nos clientes melhorou consideravelmente, ( acredito que pela potencia maior destes cartões), porém após uns 20 clientes conectarem via pppoe, notei que os pings começaram a aumentar muito, nos ponto-a-pontos não, apenas na omni. Alguns clientes me ligaram dizendo que nao conseguiam se autenticar, e apos verificar no local, constatei o sinal muito bom nestes clientes, porem qdo mandava autenticar o discador ficava um tempo com a mensagem - Discando - e apos um tempo mudava para - Verificando usuario e senha - e apos uns 30 segundos se nao fosse desconectado com a mensagem de "O computador remoto nao respondeu" ele entao conectava. POrem os pings até o mikrotik eram de 200ms até 3000ms.
    Li muito sobre os problemas gerados em relaçao a fonte de alimentacao nestes mikrotiks, estou utilizando fonte de pcs atx de 450w. Li tambem que poderia ser muita interferencia, porem acredito que nao é pois setei os mesmos canais dos mikrotiks em pcs, que estavam funcionando perfeitamente. Resolvi migrar para routerboard pela facil manutencao, etc. Adicionei até regras no firewall do mikrotik para bloquear algumas portas, porem sem sucesso. Resumindo, tive que voltar a usar os pcs que estao rodando normais. Alguma dica????

    Se alguem puder ajudar com urgencia ficarei muitooo grato.


    Abraços.

  2. #2

    Padrão

    Eu estava com um problema sério de pings altos, isso aconteceu depois que coloquei um painel de 17db da hypelink, fiquei quase doido, troquei painel, cabo e placa que no caso era uma 520, mexi nas configurações, e nada de resolver o problema, o estranho é que era em apenas um dos paineis que dava o problema, no meu caso, o problema era realmente interferencia, e no caso eu mesmo que estava gerando a tal interferencia. É o seguinte meu link vem de um ponto a mais ou menos 800 metros, e eu estava ultizando uma antena grade de 25db, pra envia esse link, só que a antena de 25db estava direcionada pra esse painel que estava dando o problema. foi só coloca uma setorial de 12db e abaixa a potencia do radio um pouco, que tudo voltou a sua normalidade de antes. Agora to querendo volta o painel de 17db da hyperlink, pq eu to com um desses de 12db 90º da aquarios. Em wireless cada caso é caso, mas no meu caso era realmente interferencia, se eu fosse vc trabalharia nessa linha, não esquecendo dos cabos e conectores, pq uma gota d'água é o suficiente pra tira sua paz.
    Espero ter ajudado.
    Paulo.