+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão samba com rede sem fio

    boa noite galera...gostaria de uma ajuda de vcs..


    seguinte..tenho um servidor linux red hat enterprise, onde tenho o samba configurado, o dhcpd, firewall e squid.

    estava querendo colocar um roteador sem fio na rede, comprei o dlink de 108 mb.

    o endereço da minha rede interna é 10.0.0.1 - servidor roteando para as maquinas pelo dhcpd do linux.

    ao colocar o roteador sem fio, que tem endereço 192.168.0.1, a internet funciona normalmente, pois nas maquias com que vao utilizar a rede sem fio, o dhcp do roteador sem fio disponibiliza os ips 192.168.0.100 .. e etc...

    mas nao consigo acessar o samba.

    se eu colocar o roteador sem fio na mesma faixa de rede do servidor linux. nao funciona a internet e nao consigo acessar o samba tbm..

    o q posso fazer para ter acesso a internet e aos arquivos dos samba com as maquinas na rede sem fio??

    fico no aguardo de ajuda...
    obrigado desde ja...

    abraços

  2. #2

    Padrão

    o ap está como router ou bridge?

    se estiver como bridge você deverá acessar a rede pelo mesmo ip dela e não pelo ip do router.

    se estiver como router você precisa verificar se não está fazendo de netbios e em qual faixa de ips o samba está trabalhando.

    o ideal é vicê usá-lo como bridge, assim não precisa de roteamento algum do ap.

  3. #3

    Padrão

    ok, vou dar uma verificada no router d-link sem fio.

    acho q vou deixa-lo como bridge.

    qualquer duvida ou se deu certo eu posto no forum..

    obrigado

  4. #4

    Padrão

    opa..fiz o seguinte, liguei a rede na porta 1 do a.p. e não na porta wlan.

    vlw ae galera