+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP com Mikrotik - Configuração

    Pessoal,

    tenho que fazer um link Ponto-a-Ponto para interligar duas redes LAN distantes.

    Estou com duas RB411 (Level 3) configuradas em modo "Bridge" e não consigo fazer o link funcionar. Os micros de redes distintas não se enxergam!

    Como devo configurar essas RB para que os micros se comuniquem?

    Tem como fazer isso sem utilizar WDS?

    Me ajudem aih pessoal !
    T+

  2. #2

    Padrão

    Amigo a melhor forma seria usando wds + brigde. Veja isto aqui:
    Transparently Bridge two Networks - MikroTik Wiki

    Mas pode fazer com nstreme. Veja isto aqui:
    Nstreme dual Step-by-Step - MikroTik Wiki

  3. #3

    Padrão

    Mr. RG,
    obrigado pela resposta.
    porém ainda tenho algumas dúvidas:

    Configurando como modo "Bridge" e ativando o WDS de um lado e configurando como modo "Station WDS" o outro lado, conforme o primeiro link que vc me passou, eu posso também ativar o NStreme?
    (no meu caso tenho apenas uma placa wireless e uma antena em cada lado o que inviabiliza a utilização do modo NStreme Dual)

    Outras pessoas/artigos me dizem para configurar os dois lados como modo "Bridge" e ativar o WDS ou então, configurar um dos lados como "Bridge" e o outro como "Station" sem WDS!
    Fiz isso, mas no primeiro caso, a interface WLAN fica inativa e no segundo caso, os micros de redes distintas não se enxergam (não pingam e não compartilham arquivos).

    Veja se vc pode me ajudar nessas questões.

    Obrigado.

  4. #4
    Avatar de shuttner
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Boa Vista - Roraima
    Posts
    257
    Posts de Blog
    1

    Smile Configuração

    Tive o mesmo problema em configurar os mk
    o que vc tem que fazer eh ir no menu WIRELESS e na no cartão que vc vai usar e coloca

    MODE: bridge
    BAND: 5GHz
    FREQUENCY: 5180 (fica a sua escolha, lembrando que tem que ser a mesma no outro mk).

    Menu Bidge
    vc vai adicionar 3 bridges
    uma vai ser a ether
    a outra a wlan
    e a outra a bridge

    depois na aba WDS

    WDS MODE: static
    WDS Default Bridge: Bridge1 ( ou o nome que vc escolheu)
    marque WDS ignore SSID

    Em Interfece
    Clique no sinal de "+" e WDS

    Na aba GENERAL escolha o nome
    Na aba WDS > WDS Addres o MAC do outro MK

    Menu IP Addresses

    vc vai coloca o ip do meu mk em interface vc seleciona bridge

    Pronto assim eles vão se comunicar e vão esta em bridge e os pcs vão poder se comunicar sem problema

    Tendo problema nisso so avisa

    [email protected]

  5. #5

    Padrão

    Shuttner,

    Obrigado pelas informações.
    Porém, alguns já me disseram para configurar da forma que vc disse. Mas quando eu tentei, não obtive êxito.
    Em um dos lados, a interface Wlan aparece Inativa (com a letra I na frente).

    Uma pergunta:
    Nessa configuração que vc me passou, os dois MK devem ser configurados idênticos, mudando apenas o MAC Address da interface WDS (colocando o do A na B e o da B na A) ???

    Se for, devo estar cometendo algum erro bobo, pois não tah funcionando aqui...

    Uma outra questão:
    Coloquei um dos lados em modo "Bridge" sem WDS e o outro lado em modo "Station PseudoBridge" sem WDS. E FUNCIONOU!
    Vc sabe me dizer se essa forma é indicada para o meu caso ?

    Valeu !