+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida sobre polarização..

    existe algum programa para descobrir a polarização das redes wireless?
    pq tipo no site survey aparece umas 30 redes por ex. ai fica dificil saber quais estão nao polarização vertical ou horizontal.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    existe algum programa para descobrir a polarização das redes wireless?
    pq tipo no site survey aparece umas 30 redes por ex. ai fica dificil saber quais estão nao polarização vertical ou horizontal.
    Pelo pouquissimo que entendo, teoricamente se sua antena está na polarização horizontal não era pra ela enxergar sinal de outras na polarização vertical e vice-versa, no meu ver se está aparecendo umas 30 redes é pq tem 30 redes nessa polarização. Mas isso não funciona certo com algumas antenas, como a Aquario por ex. aqui trabalho na polarização vertical, e fiz um ptp em horizontal, e algumas antenas minhas em clientes enchergam esse ptp mesmo estando na polarização vertical, mas enxergam como se tivesse dando pouquissimo sinal.

  3. #3

    Padrão

    aki eu uso Omni nao sei se he vertical ou horizontal :/
    mais vejo sinal de todas as redes inclusive as de setorial .
    eu quero troca Omni por setorial mais nao sei qual comprar polarização vertical ou horizontal.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    aki eu uso Omni nao sei se he vertical ou horizontal :/
    mais vejo sinal de todas as redes inclusive as de setorial .
    eu quero troca Omni por setorial mais nao sei qual comprar polarização vertical ou horizontal.
    É como o Islan disse: Se voce tem uma omini ela é polarização vertical e vai pegar melhor as estações que tiverem polarização vertical.
    Agora se voce coloca uma antena com polarização horizontal (não é virar a omini para a horizontal, não), estas mesmas estações deverão chegar com sinal menor e as mais fracas nem vão aparecer.
    As setoriais podem ser horizontais ou verticais quanto a polarização, mas o aspecto externo delas é semelhante. É na construção interna delas que fica determinada a polarização.
    Existem outras antenas que permitem voce girar o suporte de fixação pra deixa-las horizontal ou vertical, como nas Pluton PTX-18 ou nas aquário 12 Dbi 60º. E as de grade também dá para girar o suporte de fixação para que elas fiquem na horizontal ou vertical, quanto à polarização.
    Quando você usa todo o sistema irradiante com polarização horizontal a probabilidade de receber interferências de outras estações é menor, porque quase todo mundo usa a polarização vertical.

  5. #5

    Padrão

    amigo entao se eu colocar os painel setorial com polarização horizontal e nos clientes
    terei que posicionalos as antenas grade na posição horizontal tbm ?

  6. #6

    Padrão

    outra coisa nao tem como eu saber se provedor x ou y esta na vertical ou horizontal neh ?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    amigo entao se eu colocar os painel setorial com polarização horizontal e nos clientes
    terei que posicionalos as antenas grade na posição horizontal tbm ?
    Para a transmissão máxima de sinal, as antenas precisam estar com a mesma polarização.

    Para você saber se o sinal que está recebendo é horizontal ou vertical, é só usar uma antena que permita trocar a polarização. Onde ela pegar mais forte é porque aquela é a polarização correta.

  8. #8

    Padrão

    Então trocando meu equipamento por setorial na polarização horizontal eu vou ter que somente virar as antenas dos clientes na posição horizontal certo?

    as antenas dos clientes são todas da aquarius grade 25dbi. essa da foto.
    http://www.wirelink.com.br/images/Antena.jpg

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    Então trocando meu equipamento por setorial na polarização horizontal eu vou ter que somente virar as antenas dos clientes na posição horizontal certo?

    as antenas dos clientes são todas da aquarius grade 25dbi. essa da foto.
    http://www.wirelink.com.br/images/Antena.jpg

    Nesse exemplo ela está na vertical, o que vale é a ponta do alimentador e não a grade

    um abraço...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Nesse exemplo ela está na vertical, o que vale é a ponta do alimentador e não a grade

    um abraço...
    vlw amigo vou faze os teste aki entao he so eu mudar a posição da ponta da antena certo.
    vou faze os teste obrigado ..
    Última edição por 14735; 12-10-2008 às 20:06.

  11. #11

    Padrão

    eu tenho uns clientes que usa a antena artsat essa da foto
    alguem sabe se ela da pra usar na horizontal tbm ou so na vertical ?

    http://www.someranetwork.com.br/prod...2024%20DBI.jpg

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    eu tenho uns clientes que usa a antena artsat essa da foto
    alguem sabe se ela da pra usar na horizontal tbm ou so na vertical ?

    http://www.someranetwork.com.br/prod...2024%20DBI.jpg
    No meu ponto de vista é a mesma forma da Aquario, só virar

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    No meu ponto de vista é a mesma forma da Aquario, só virar
    O suporte desta antena tem problema de furação. Só virando não vai conseguir fixar no tubo.
    Você vai ter que desmontar, virar o suporte na antena e depois acertar a posição do irradiante. (a ponta ).
    No prospecto da antena não diz, mas esta ponta que aparece na foto em preto, é de plastico e é um bloco blindado. É só puxar a parte de plástico para fora que sai todo o conjunto e aí encaixar na horizontal.

  14. #14

    Padrão

    mais uma vez muito obrigado amigos ..

  15. #15

    Padrão Polarização

    Olá amigo, o caminho está certo mas cuidado com os resultados pois podem afetar diretamente suas células.

    Polarização é o sentido da onda e do campo ou seja, imagine dsicos sendo enviados no ar, estes discos terão um sentido, vertical ou horizontal, e será ai a definição da sua antena.

    A Maior parte dos fabricantes trabalham na polarização vertical, devido a sua caracteristica elétrica de transmissão em função da terra e gravidade, mas ai é uma característica bem técnica que não vem ao caso.

    Se sua antena TX ( transmissora ) da repetidora estiver na vertical, consectivamente os clientes tb deverão estar na mesma, ou até mesmo se a distância for pequena ( menos que 2.000 metros isto poderá não interferir tanto dependendo o ganho da sua antena ( CUIDADO ), pois mesmo que seja pequena avalie esta carcteristica de polarização efetivamente.

    Em meus treinamentos eu forço bem este passo para que os alunos possam entender de forma clara o processo da polarização.

    Se preocupe com o ganho da sua antena transmissora e das receptoras pois vc pode transmitir mto ruido ou tb receber mto ruido caso os clientes estão super dimensionados.

    A sua antena terá uma indicação de sentido ( OBRIGATORIAMENTE ) para que vc possa se guiar ao instalar e crar seu enlace.

    Abraços

  16. #16

    Padrão

    amigo eu ainda estou estudando o caso de colocar o sistema na polarização horizontal .
    mais nao vejo outra alternativa melhor no momento .
    com a enorme quantidade de provedores em um espaço minusculo esta me obrigando a isso .
    pra vc ter uma ideia tem 5 provedores em um espaço de 100 metros quadrado.
    e esta um atrapalhando o outro.
    aki no meu provedor a noite os clientes nao tem net de tanta interferencia.
    e a tendencia he almentar por isso estou optando pela polarização horizontal.
    se o amigo ver uma alternativa melhor por favor me avise.
    grato.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    amigo eu ainda estou estudando o caso de colocar o sistema na polarização horizontal .
    mais nao vejo outra alternativa melhor no momento .
    com a enorme quantidade de provedores em um espaço minusculo esta me obrigando a isso .
    pra vc ter uma ideia tem 5 provedores em um espaço de 100 metros quadrado.
    e esta um atrapalhando o outro.
    aki no meu provedor a noite os clientes nao tem net de tanta interferencia.
    e a tendencia he almentar por isso estou optando pela polarização horizontal.
    se o amigo ver uma alternativa melhor por favor me avise.
    grato.
    O negócio é mudar para 5.8 enquanto não está poluído. E os Nano5 estão baratos, comparando com 2.4. Só a solução cliente é que fica mais investimento. Mas é um diferencial.

  18. #18

    Padrão interfências

    Amigos,

    O que sempre sugiro aos meus alunos é tentar fazer um acordo com os concorrentes, rs parece loucura mas funciona.

    Seja ousado e convide seus concorrentes para uma reunião favorável a todos e entre com o seguinte.

    - divisão de canais que não se sobreponham na frequência devida 2.4 ( 1, 6 e 11 ) para melhor aproveitamento e redimensione as antenas e potência dos rádios e assim um não causará interferência ao outro.

    - Utilize o máximo possivel as antenas direcionais para não espalhar muito o sinal

    - Se possivel no Backhaul utilize sempre um modo ponto a ponto ( WDS ) que assim tb não terá propagação de beacom

    - Utilize onde for necessário ao extremo a frequência de 5.8 GHZ para nã oter custo desnecessário.


    Forte abraço