Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Pois bem amigos do forum aqui na minha cidade 240mil habitante mais de 30 provedores wireless entre amadores, entusiastas e profissionais, mais net de ate 10mb mais velox e 3g que promete ate 7mb, mas na verdade só ate hoje só vi o da velox da 1mb em algumas localidades da cidade!
    Agora temos também a Embratel com o Win-Max que ate o fim de 2007 era só teste eles estavam cobrado 800 reais pelo serviço de 1 mb mais 16 linhas telefônicas mais,
    só que hoje eles mudaram o perfil agora e 1mb mais 4 linhas por 190 reais isso mesmo 190 reais para 1mb de dow e 512 de up estão instalando em toda cidade ate então era só pra empresas mas agora já estão instalado em clientes residenciais (isso ainda tenho que confirmar)
    Detalhe na minha cidade pra se conseguir um link dedicado de 1mb as teles estão pedido de R$2.000,00 a R$3.500,00!

    Bom me enquadro como pequeno provedor não tenho muitos clientes ainda mas pra crescer aqui na minha cidade só com muita devoção!

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Tuxbrasil, ainda num é um pouco cedo pra investir nisso não? Na minha opinião é gasto desnecessário, como o 1929 falou você pode estar investindo em algo caro sem bons resultados ainda. Temos que esperar, eles ainda nem implantaram isso por aqui. Vai demorar pra wimax atingir um ponto em que poderá ser considerado internet móvel. Vai ter que ter muita base espalhada por ai pra ter uma boa cobertura. Nenhuma tecnologia faz milagre, ainda mais sem estar concluída.
    Aqui em Teresina - PI o meu concorrente usa em 80% dos seus clientes o Canopy Motorola 5.8GHz em que eles chamam de WiMax, a verdade é que vejo que eles apontam esses canopy pra todo lado e péga sinal blz (e a visada aqui é ruim em toda cidade), eles tem mais de 2 mil clientes eu acho, e vendem planos de 512kbps pra cima, eles começaram como eu e hoje despontaram no mercado daqui, o dono é rico e pode investir pesado e hoje tomaram conta de boa parte do mercado, desbancando varios outros provedores inclusive Embratel e Oi Velox. Eu já estou nesse rumo, investir pesado em uma nova tecnologia que me permita maior largura de banda, mobilidade e etc... Vamos lá!

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Aqui em Teresina - PI o meu concorrente usa em 80% dos seus clientes o Canopy Motorola 5.8GHz em que eles chamam de WiMax, a verdade é que vejo que eles apontam esses canopy pra todo lado e péga sinal blz (e a visada aqui é ruim em toda cidade), eles tem mais de 2 mil clientes eu acho, e vendem planos de 512kbps pra cima, eles começaram como eu e hoje despontaram no mercado daqui, o dono é rico e pode investir pesado e hoje tomaram conta de boa parte do mercado, desbancando varios outros provedores inclusive Embratel e Oi Velox. Eu já estou nesse rumo, investir pesado em uma nova tecnologia que me permita maior largura de banda, mobilidade e etc... Vamos lá!
    Se é 5.8Ghz não é Wimax, então você já pode jogar um papo no cliente sobre propaganda enganosa do concorrente. Mas vai ser difícil competir com esse aí pelo visto. O cara já tirou as teles daí e tem dinheiro pra investir, você vai ter que fazer seu diferencial no atendimento e investir em coisa nova. Tenta instalar outro pop, de preferência onde seu concorrente ainda não atende e tenta pegar o máximo de clientes antes dele.

    Boa sorte, abraços!

  4. #44

    Padrão

    Bom pessoal, eu tinha visto ha um tempo desses atras uma solucao da Ubiquiti em 5.8ghz dizendo ser wi-max ... a informação procede ???

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Bom pessoal, eu tinha visto ha um tempo desses atras uma solucao da Ubiquiti em 5.8ghz dizendo ser wi-max ... a informação procede ???
    Perdão, pelo jeito me enganei.

    Nos EUA e na Europa, a faixa de frequência do Wimax é 2400 a 2483,5Ghz. No Japão é 2400 a 2500.
    Aqui no Brasil foram feitos testes com equipamentos na frequência de 3,5Ghz, considerada pré-Wimax. Estava previsto pra operar em Ouro Preto na frequência de 5,8Ghz.

    Eu achava que Wimax era só em 3,5Ghz. Isso aí foi retirado do Wikipedia.

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Perdão, pelo jeito me enganei.

    Nos EUA e na Europa, a faixa de frequência do Wimax é 2400 a 2483,5Ghz. No Japão é 2400 a 2500.
    Aqui no Brasil foram feitos testes com equipamentos na frequência de 3,5Ghz, considerada pré-Wimax. Estava previsto pra operar em Ouro Preto na frequência de 5,8Ghz.

    Eu achava que Wimax era só em 3,5Ghz. Isso aí foi retirado do Wikipedia.
    Me parece que o wimax está mais relacionado com o protocolo utilizado.
    Usamos o 802.11 a/b/g/n

    No wimax é o protocolo 802.16. Quanto a frequencia pode variar. Mas tem uma regulamentação quanto a quais estão ou estarão disponíveis a preços de leilão ( caríssimos )

    Levando isso em conta, podemos chegar a conclusão que wimax não é para nós mortais. Mas quando estiver totalmente regulamentado, vai fazer muito estrago na nossa seara.

  7. #47

    Padrão

    Enquanto isso no palacio da Justica ... eu vou usando cabo utp .... ahiaHIUAHUAUHai ...

  8. #48

    Cool Quem sabe um dia...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Me parece que o wimax está mais relacionado com o protocolo utilizado.
    Usamos o 802.11 a/b/g/n

    No wimax é o protocolo 802.16. Quanto a frequencia pode variar. Mas tem uma regulamentação quanto a quais estão ou estarão disponíveis a preços de leilão ( caríssimos )

    Levando isso em conta, podemos chegar a conclusão que wimax não é para nós mortais. Mas quando estiver totalmente regulamentado, vai fazer muito estrago na nossa seara.
    Pelo contrario 1929,

    O WiMax, ou o padrão 802.16, estabelece frequencias de 2 até 11 GHz sendo que as principais frequencias comerciais são 2.5, 3.5, 5.8 e 10.5 GHz e a de 3.5 GHz é licenciada pela ANATEL (licitação e custo).

    O WiMax também usa a faixa 2.4 GHz com frequencia centrada em 2,45 GHz e a de 5,8 GHz que são livres e podem ser adotadas pelos pobres mortais, mas lembre-se que quanto maior a frequencia utilizada menor a cobertura.

    O WiMax seria a solução de baixo custo para as redes sem fio, utilizando OFDM. Existiram promessas de que uma estação com 6 setoriais poderia fornecer uma banda de 84 Mbps para 300 usuários com taxa garantida de 256 kbps, ou seja, uma loucura de coisa boa.

    Algumas operadoras, com exceção da Embratel hoje, iniciaram os testes com freqs não regulamentadas, o que frustou um pouco as engenharias das empresas pelo desempenho do sistema.

    A Aperto Networks foi uma das empresas que incentivou o WiMax e chegou a instalar sistemas no México e EUA.

    Já participei de projetos com WiMax em 2005/2006 e até hoje esta tecnologia não emplacou a contento frente ao WiFi e Wi-Mesh.

    Agora o que pode de fato arrebentar com os provedores wireless é o fato da banda larga em mobilidade previsto no padrão WiMax.

    Imagine a cena, você saindo de casa com o seu note embaixo do braço e chegando no "botequim" você saca ele e começa a acessar internet para poder ler emails.

    Bem difícil né, pode ser que para empresas ou executivos em transito isso seja algo notável, mas para os clientes residenciais habituais dos provedores wireless não é um cenário realistico, inclusive sair com o note embaixo do braço, rs.

    Na europa e estados unidos isto pode ser uma realidade devido a cultura tecnologica, mas aqui tenho minhas muitas dúvidas disso.

    Um grande abraço,

  9. #49

    Padrão

    Esqueci de citar:

    O pré-wimax é a denominação para os equipamentos que foram fabricados antes da homologação definitiva do padrão 802.16x pelo WiMax FORUM, ou seja, tem algumas funcionalidades do padrão onde nem todas estão ainda implementadas pois foram fabricados antes da homologação final.

    Possivelmente dois equipamentos WiMax não conseguirao interoperar plenamente entre sí se ambos não estiverem com todas as funcionalidades do padrão implementadas em seu firmware.

    Uma outra coisa que esqueci de citar sobre o WiMax é que as telecoms, principalmente aquelas que não possuem capilaridade metálica em algumas regiões é que farão uso extensivo desta tecnologia. Afinal o custo de implantar redes metálicas ou ópticas ainda é extremamente elevado.

    Além do que as empresas SCM podem, via umbundling, contratar pares metálicos com garantia de qualidade de outras operadoras o que também afasta um pouco os olhares desta nova tecnologia.

    Equipamentos WiMax da Aperto (não é propaganda).

    http://www.apertonet.com/docs/16e_solutionbrief.pdf

    http://www.apertonet.com/docs/Licens...on%20Brief.pdf

    A INTEL é uma grande fabricante de chipset para WiMax e seus chips equiparam as BS (Base Stations) da Alcatel, Siemens, Alvarion, Aperto e Proxim.

    Espero ter ajudado.

    Abraços,

  10. #50

    Padrão

    Uma verdadeira aula.

    Então o negócio e ficar atento mesmo. Apesar de que estes equipamentos que voce citou serem o olho da cara.

    A Mude.com.br tem alguma coisa oferecida em 5.8 e que eles chamam de pré-wimax. Eu achava que era só marketing. Em torno de R$ 2.500,00 Mas parece que eles indicam só para ponto a ponto. E teria ainda a questão de que equipamento usar no cliente para haver compatibilidade, né?
    O melhor seria então usar estes para os ponto a ponto e fazer células em wi-fi no bairro para atender aquela comunidade específica.

    As redes Mesh, não sei como se comportariam para uso em um provedor, visto que tudo vai ser canalizado diretamento no link na base. O caminho sempre vai ser estabelecido o mais curto ou melhor, e isso não poderia sobrecarregar os rádios, já que o acesso seria quase que aleatório.
    Eu vi um artigo sobre mesh, onde cada AP instalado vai cobrir uma área, mas o acesso é feito por vários links espalhados por toda a área e não um central.

    Quanto a mobilidade, pode ser que hoje não, mas logo logo o pessoal do notebook vai querer visitar seus amigos e levar um note embaixo do braço para lá na casa dele demonstrar seu acesso a internet.

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Pelo contrario 1929,

    O WiMax também usa a faixa 2.4 GHz com frequencia centrada em 2,45 GHz e a de 5,8 GHz que são livres e podem ser adotadas pelos pobres mortais, mas lembre-se que quanto maior a frequencia utilizada menor a cobertura.

    O WiMax seria a solução de baixo custo para as redes sem fio, utilizando OFDM. Existiram promessas de que uma estação com 6 setoriais poderia fornecer uma banda de 84 Mbps para 300 usuários com taxa garantida de 256 kbps, ou seja, uma loucura de coisa boa.
    ...
    ...
    Já participei de projetos com WiMax em 2005/2006 e até hoje esta tecnologia não emplacou a contento frente ao WiFi e Wi-Mesh.

    Agora o que pode de fato arrebentar com os provedores wireless é o fato da banda larga em mobilidade previsto no padrão WiMax.
    ...
    Bem difícil né, pode ser que para empresas ou executivos em transito isso seja algo notável, mas para os clientes residenciais habituais dos provedores wireless não é um cenário realistico, inclusive sair com o note embaixo do braço, rs.

  11. #51

    Talking

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    ...
    As redes Mesh, não sei como se comportariam para uso em um provedor, visto que tudo vai ser canalizado diretamento no link na base. O caminho sempre vai ser estabelecido o mais curto ou melhor, e isso não poderia sobrecarregar os rádios, já que o acesso seria quase que aleatório.
    Eu vi um artigo sobre mesh, onde cada AP instalado vai cobrir uma área, mas o acesso é feito por vários links espalhados por toda a área e não um central.

    Quanto a mobilidade, pode ser que hoje não, mas logo logo o pessoal do notebook vai querer visitar seus amigos e levar um note embaixo do braço para lá na casa dele demonstrar seu acesso a internet.
    Pois é 1929,

    Uma aplicação de MESH é por exemplo um parque fabril extenso (refinaria por exemplo) porque independente da posição que esteja dentro do complexo vai existir conectividade. Isso é uma mobilidade, além de interconectar os prédios sem cabos.

    Já fiz uma apresentação de rede MESH para uma empresa dessas e a aceitação foi bem legal, mas é difícil de rolar.

    Outra aplicação interessante é em aeroportos. O avião quando acopla no finger e abre as portas se conecta a rede mesh e prove conectividade a rede da companhia para troca de informações com a aeronave.

    Agora a mobilidade do WiMax só vendo pra crer, heheh.

    Abraços,

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Pois é 1929,

    Uma aplicação de MESH é por exemplo um parque fabril extenso (refinaria por exemplo) porque independente da posição que esteja dentro do complexo vai existir conectividade. Isso é uma mobilidade, além de interconectar os prédios sem cabos.

    Já fiz uma apresentação de rede MESH para uma empresa dessas e a aceitação foi bem legal, mas é difícil de rolar.

    Outra aplicação interessante é em aeroportos. O avião quando acopla no finger e abre as portas se conecta a rede mesh e prove conectividade a rede da companhia para troca de informações com a aeronave.

    Agora a mobilidade do WiMax só vendo pra crer, heheh.

    Abraços,
    Mas galéra o meu concorrente ao mesmo tempo que investiu pra caralho no provedor dele usando só canopy e desbancando até as teles, ele tem um problema que eu não tenho, sabem qual é? Banda!!! Ele tah esgoelando a banda de internet dele, comprou muito equipamento e não aumentou o link e já ganhei muitos e é muitos mesmo clientes dele!!!

  13. #53

    Talking

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Mas galéra o meu concorrente ao mesmo tempo que investiu pra caralho no provedor dele usando só canopy e desbancando até as teles, ele tem um problema que eu não tenho, sabem qual é? Banda!!! Ele tah esgoelando a banda de internet dele, comprou muito equipamento e não aumentou o link e já ganhei muitos e é muitos mesmo clientes dele!!!
    Poxa Jociano porque você não deu uma acessoria a ele, hehehe.

    Pra ver como são as coisas, sem falar mal do "santo concorrente", faltar um planejamento é quase um tiro no pé.

    Abraços,

  14. #54

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Poxa Jociano porque você não deu uma acessoria a ele, hehehe.

    Pra ver como são as coisas, sem falar mal do "santo concorrente", faltar um planejamento é quase um tiro no pé.

    Abraços,
    Pois é! O kara saiu adoidado investindo em equipamento mas agora falta banda pra ele e os clientes deles reclamando direto e eles não dão conta de tanta reclamação e com isso eu saio ganhando pois coloco no meu link só o que posso conseguir com ele, para que fique sempre sobrando um pouco de banda. Ganhar dinheiro é bom, mas devemos ser honestos, se o nosso link comporta somente 200 clientes, é só 200 que vou colocar e pronto e o UPGRADE de acordo com a demanda e por ai vai...

  15. #55

    Smile Pois é...

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Pois é! O kara saiu adoidado investindo em equipamento mas agora falta banda pra ele e os clientes deles reclamando direto e eles não dão conta de tanta reclamação e com isso eu saio ganhando pois coloco no meu link só o que posso conseguir com ele, para que fique sempre sobrando um pouco de banda. Ganhar dinheiro é bom, mas devemos ser honestos, se o nosso link comporta somente 200 clientes, é só 200 que vou colocar e pronto e o UPGRADE de acordo com a demanda e por ai vai...
    Jociano,

    Não conheço o Canopy, mas o pior de tudo é que pelo visto ele não conseguiu um ajuste fino na rede para que o pessoal passasse a consumir menos banda do que o necessário. Isto é natural em uma rede após o start-up.

    Eu imagino o sufoco que ele deve ter passado durante essa fase de perder clientes para a concorrencia.

    Abraços,

  16. #56

  17. #57

    Smile Obrigado...

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Valeu pela aula Wagner!
    Obrigado pela "aula"

    Se precisar estamos a disposição.

    Abraços,

  18. #58

    Padrão

    Quem olhar na minha galeria de imagens vai ver um punhado de canopy junto.. uma empresa que prestamos serviços de enlaces etc..... é dealer gold premium 5 estrelas... á mais de 10 anos... ou seja .. de motolora entendemos.

    Veja bem... os canopy tem vários modelos, alguns ofdm.. outros são Base Estation, outros Subscription.. (Cliente)

    Teoricamente, seria apontar para qualquer lado.. ele tem um fator medido em RSSI que de 350 á 2500 navega bem.. a partir de 600k full, com um alinhamentos poooooooooooooooooodres.. chegando á 10, 20 70 etc.. dependendo do modelo BH10, BH 20 etc.. mas canopy wi-max em cliente, duvido muito

    O problema em se ter esse tipo de equipamento, é que se seu cliente querer usar o q vc vende pra ele, ele vai usar, vai ter qualidade no link....

    Ainda digo.. 200k tem muita gente ainda no brasil que é luxo... luxo mesmo... 80% acredito.. então vamos deixar as grandes se matarem em vender um lixo de 600 por 40 reais e vamos se preocupar em vendermos nossos 200k de forma eficiente.. já falei isso um monte de vezes aqui.

    É super legal a gente discutir novas tecnos.. eu adoro isso... mas nao devemos sair de nosso objetivo principal: atendimento e qualidade.

    Tem os nano agora para melhorarmos nossa rede !! meu novo pop vai ser todo em nano..inclusive para os clientes.

    Abraços

  19. #59

    Post Parabéns...

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Quem olhar na minha galeria de imagens vai ver um punhado de canopy junto.. uma empresa que prestamos serviços de enlaces etc..... é dealer gold premium 5 estrelas... á mais de 10 anos... ou seja .. de motolora entendemos.

    Veja bem... os canopy tem vários modelos, alguns ofdm.. outros são Base Estation, outros Subscription.. (Cliente)
    ...
    ...
    Ainda digo.. 200k tem muita gente ainda no brasil que é luxo... luxo mesmo... 80% acredito.. então vamos deixar as grandes se matarem em vender um lixo de 600 por 40 reais e vamos se preocupar em vendermos nossos 200k de forma eficiente.. já falei isso um monte de vezes aqui.

    É super legal a gente discutir novas tecnos.. eu adoro isso... mas nao devemos sair de nosso objetivo principal: atendimento e qualidade.
    ...
    ...
    Abraços
    Alamdias,

    Parabéns pelo seu trabalho. Extremamente profissional.

    Fico imaginando se ao menos alguns seguissem seu exemplo de organização e qualidade o que seria da banda larga nesse mundinho nosso.

    Uma outra coisa que eu acho importante ressaltar é que você foi tímido na sua percepçao. 80% ainda é pouco, uma vez que tem muita gente que nem perto disso vai poder chegar.

    Como os pequenos provedores não são as "bambambãs" eles são o que podem mais rápido e barato junto aos cliente e com isso ganhar mercado, mas enquanto houverem os "piratas" no sentido amplo da palavra vai ser muito dificil convencer o povo do que é realmente bom.

    Gente, eu só estou expressando a minha opinião sobre o assunto e parabenizando um colega do forum sobre o seu trabalho, uma vez que poucas vezes em minha vida profissional vi uma pequena/média empresa tão focada na qualidade de seus ativos.

    Não me condenem sobre minha opinião quanto aqueles que por sí só não correspondem a excelencia de uma empresa SCM.

    Abraços,

  20. #60

    Padrão

    Impressionante trabalho Alam! São poucos que fazem como você, e acho que você deveria colocar na sua assinatura algo pra chamar a atenção pro pessoal olhar suas fotos. Pode ser inspirador pros muambeiros hahaha!

    Mesmo com equipamentos baratos, com organização e planejamento é possível fazer um serviço profissional e bem feito. Só é preciso determinação. Tá faltando muito nesse Brasil.