Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Pois é, estas notícias aparecem de forma cíclica na imprensa. Mas é mais uma jogada de marketing destes grandes, preparando o mercado para o futuro deles (Teles). Wimax, 3G, são termos que deixam os consumidores encantados.

    Como eles podem afirmar ter wimax em 3.5 se ainda não foi homologado nenhum leilão desta frequencia? O último leilão que eu saiba havia sido suspenso. Se houve outro, me passou desapercebido. Não que eu me interessasse. Ísto é coisa para grandes.
    Na minha cidade que é pequena, a Claro, (leia-se Telmex) implantou acesso a internet e é uma porcaria. Dizem que em cidades grandes está aprovando. Mas o que me deixa chateado é que as pessoas vem me perguntar se eu vou ter 3G, já que a Claro tem. Tem nada. Não aqui e em algumas outras milhares de cidades brasileiras. É wi-fi mesmo.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pois é, estas notícias aparecem de forma cíclica na imprensa. Mas é mais uma jogada de marketing destes grandes, preparando o mercado para o futuro deles (Teles). Wimax, 3G, são termos que deixam os consumidores encantados.

    Como eles podem afirmar ter wimax em 3.5 se ainda não foi homologado nenhum leilão desta frequencia? O último leilão que eu saiba havia sido suspenso. Se houve outro, me passou desapercebido. Não que eu me interessasse. Ísto é coisa para grandes.
    Na minha cidade que é pequena, a Claro, (leia-se Telmex) implantou acesso a internet e é uma porcaria. Dizem que em cidades grandes está aprovando. Mas o que me deixa chateado é que as pessoas vem me perguntar se eu vou ter 3G, já que a Claro tem. Tem nada. Não aqui e em algumas outras milhares de cidades brasileiras. É wi-fi mesmo.
    Olha também penso da mesma forma que voce!
    Isso é jogada de marketing.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pois é, estas notícias aparecem de forma cíclica na imprensa. Mas é mais uma jogada de marketing destes grandes, preparando o mercado para o futuro deles (Teles). Wimax, 3G, são termos que deixam os consumidores encantados.

    Como eles podem afirmar ter wimax em 3.5 se ainda não foi homologado nenhum leilão desta frequencia? O último leilão que eu saiba havia sido suspenso. Se houve outro, me passou desapercebido. Não que eu me interessasse. Ísto é coisa para grandes.
    Na minha cidade que é pequena, a Claro, (leia-se Telmex) implantou acesso a internet e é uma porcaria. Dizem que em cidades grandes está aprovando. Mas o que me deixa chateado é que as pessoas vem me perguntar se eu vou ter 3G, já que a Claro tem. Tem nada. Não aqui e em algumas outras milhares de cidades brasileiras. É wi-fi mesmo.
    A Embratel tem licença na faixa de 3,5 GHz desde 2003...

    Do site teleco.com.br:

    A tabela a seguir apresenta as empresas que adquiriram blocos de frequências em 3,5 GHz na licitação n. 003/2002/SPV-Anatel, realizada em fevereiro de 2003.

    Empresa
    Regiões
    Embratel
    3 Regiões (Brasil todo)
    Brasil Telecom (Vant)
    12 AN
    Grupo Sinos
    AN (RS1)
    Neovia (DirectNet)
    Região III
    (estado de SP);
    WKVE
    6 AN nos estados de MG, ES e BA

    AN: área de numeração, código DDD.

    Certificados de homologação Anatel de equipamentos wimax 3.5 GHz da Motorola, os quais estão sendo utilizados pela Embratel, alguns homologados desde março/2008:
    Certificado de Homologação - Requerimento nº 1826/07

    Certificado de Homologação - Requerimento nº 0733/08

  4. #24

    Padrão

    Muito interessante as informações do site.
    E o que me chamou a atenção foi o fato destas empresas adquirirem já em 2002 blocos de frequencias, sendo que a regulamentação na faixa de 3.5 só saiu em 14/10/2002 pela resolução 416

    E mais adiante informa que:
    A Anatel iniciou em 2006 a Licitação nº 002/2006 para licitação de novas frequências em 3,5 GHz. Mais de 100 empresas apresentaram propostas para esta licitação que acabou sendo suspensa por intervenção do TCU e revogada pela Anatel em Jun/08. A Anatel pretende realizar nova licitação em 2008.

    Então, outras empresas que estão fazendo propaganda sobre isso, na verdade estão é fazendo marketing enganoso, pois mesmo estas que conseguiram estas frequencias em 2002, só começaram a operar em 2008 e assim mesmo em carater muito restrito.
    Eu continuo achando que a publicidade no Brasil explora muito novos termos que na realidade não corresponde as expectativas. E isso acontece também em outros campos.

    Citação Postado originalmente por ryiades Ver Post
    A Embratel tem licença na faixa de 3,5 GHz desde 2003...

    Do site teleco.com.br:

    A tabela a seguir apresenta as empresas que adquiriram blocos de frequências em 3,5 GHz na licitação n. 003/2002/SPV-Anatel, realizada em fevereiro de 2003.

    Empresa
    Regiões
    Embratel
    3 Regiões (Brasil todo)
    Brasil Telecom (Vant)
    12 AN
    Grupo Sinos
    AN (RS1)
    Neovia (DirectNet)
    Região III
    (estado de SP);
    WKVE
    6 AN nos estados de MG, ES e BA

    AN: área de numeração, código DDD.

    Certificados de homologação Anatel de equipamentos wimax 3.5 GHz da Motorola, os quais estão sendo utilizados pela Embratel, alguns homologados desde março/2008:
    Certificado de Homologação - Requerimento nº 1826/07

    Certificado de Homologação - Requerimento nº 0733/08

  5. #25

  6. #26

    Padrão

    Amigos aqui em Natal/RN a wimax já é realidade a mais de 6 meses a empresa www.cabotelecom.com.br operar ester serviço, mas só atende empresas, um exemplo é minha propria pessoa que sou atendido por eles. Tenho 4 megas contratados, pago 3.000,00 por mês e olha o serviço é excelente até o momento a 4 meses que sou cliente não tive nenhum problema.

  7. #27

    Padrão

    Aí para quem tanto falou em WiMax... fala, fala ate que um dia o agouro acontece:
    Brasil produzirá modems WiMAX em 2009


    28/10/2008
    Intel, Parks e Asus anunciaram hoje uma parceria para começar a fabricação local de equipamentos compatíveis com a tecnologia WiMAX no Brasil. Segundo o presidente da Intel, Oscar Clarke, essa é sem dúvida a melhor solução, para o Brasil, devido a sua grande extensão territorial. “Não dá pra imaginar passar cabos ADSL no meio do sertão nordestino”, exemplifica. Segundo Clarke, é o WiMAX que vai permitir a inclusão digital para todos os brasileiros. “Adquirir um computador para ficar rodando planilha do Excel não é inclusão. Permitir que todos os brasileiros naveguem na internet, sem a utilização de fios, é a inclusão na prática”, conclui.
    Para Mauro de Araújo, diretor comercial da Parks, em 2009, cerca de 200 mil equipamentos compatíveis com a redes WiMAX deverão estar a venda no Brasil. “Isso, se o quadro permanecer como hoje, com apenas cinco empresas ofertando o serviço”, explica. “Caso a licitação saia (está previsto para outubro de 2009) e uma nova banda passe a operar, teremos muitas empresas oferecendo solução em WiMAX. Nesse caso, o céu passa a ser o limite”, afirma. Araújo afirma que a Parks tem capacidade de produzir 30 mil placas por mês e que o investimento, que começou em 2007, já passa da ordem de US$ 1.5 milhão.
    Com a produção local dos modems, o diretor da Parks acredita que haverá uma redução de até 30% no preço desses produtos para o consumidor, que deverá desembolsar entre R$300 e R$350 no primeiro trimestre de 2009 para adquirir um modem.


    Link abaixo, clique pra abrir
    Revista Home Theater - O mundo digital em sua casa

  8. #28

    Padrão

    Vc saberia dizer em qual frequencia eles estão trabalhando ?


    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Amigos aqui em Natal/RN a wimax já é realidade a mais de 6 meses a empresa www.cabotelecom.com.br operar ester serviço, mas só atende empresas, um exemplo é minha propria pessoa que sou atendido por eles. Tenho 4 megas contratados, pago 3.000,00 por mês e olha o serviço é excelente até o momento a 4 meses que sou cliente não tive nenhum problema.

  9. #29

    Padrão Nova proposta do edital de WiMAX chega ao conselho da Anatel em novembro, diz Emília.

    Vamos ver se realmente vão facilitar alguma coisa para os pequenos como a conselheira está prometendo...

    Link: Nova proposta do edital de WiMAX chega ao conselho em novembro, diz Emília. — Telecom Online

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ryiades Ver Post
    Vamos ver se realmente vão facilitar alguma coisa para os pequenos como a conselheira está prometendo...

    Link: Nova proposta do edital de WiMAX chega ao conselho em novembro, diz EmÃ*lia. — Telecom Online
    pois e, mas wimax nâo e para nos, pequenos provedores, caro e ainda tem a questào sa liçensa, sem falar na liçitaçâo desas frequencias.....

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    pois e, mas wimax nâo e para nos, pequenos provedores, caro e ainda tem a questào sa liçensa, sem falar na liçitaçâo desas frequencias.....
    A Parks está com uma linha de rádios ( NetAir5800 )que eles se propõe a suprir uma lacuna do mercado. Anunciaram como sendo Wimax.
    Na faixa de 2.500,00. Me interessei. Achei bom demais.

    Mas entrei em contato e me informaram que era pré-wimax.
    É um termo meio enrolado esse.
    Ou é ou não é wimax.

    Fiquei no meu entendimento como wi-fi, já que o protocolo é 802.11a

  12. #32
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A Parks está com uma linha de rádios ( NetAir5800 )que eles se propõe a suprir uma lacuna do mercado. Anunciaram como sendo Wimax.
    Na faixa de 2.500,00. Me interessei. Achei bom demais.

    Mas entrei em contato e me informaram que era pré-wimax.
    É um termo meio enrolado esse.
    Ou é ou não é wimax.

    Fiquei no meu entendimento como wi-fi, já que o protocolo é 802.11a
    Esse negócio de pré-wimax é um termo desenvolvido por vendedores. Eu acho que é a mesma coisa que dizer que uma mulher está pré-gravida. Isso não existe. Participei de um webtreinamento da Ynoma sobre tecnologia da Sky Pilot (mesh) e o professor afirmou o seguinte: Wimax é 3.5 Ghz, o q está fora dessa frequência não é wimax. Outra, wimax na verdade é um forum que reune as empresas que estão desenvolvendo o protocolo baseado nas especificações do 802.16 (snme). Essa frequencia de 3,5 ghz tem só 5 empresas autorizadas no Brasil, e como foi comentado o último leilão pra vender as faixas está suspenso.

  13. #33

  14. #34

    Padrão

    Pré-grávidas ? auehauehauehauheauheaue vcs me matam de rir..

    Pré-wimax, não existe.

    Mas falando sério.... Nosso maior problema ainda é o preço dos links e a interferência do 2.4

    O resto, a receita pronta se não me engano já deixei em um outro posto lá tras.

    Abraços

  15. #35

    Padrão Anatel atribui mobilidade à faixa de 3,5 GHz e abre caminho para retomada do leilão

    Anatel atribui mobilidade à faixa de 3,5 GHz e abre caminho para retomada do leilão

    Texto entra em consulta pública na semana que vem, prevendo um limite em torno de 30 MHz por operadora.
    O conselho diretor da Anatel deu importante passo para a retomada do leilão da faixa de 3,5 GHz. O colegiado aprovou na reunião realizada na quinta-feira, 30, as mudanças na utilização da faixa, como sua atribuição ao Serviço Móvel Pessoal (SMP), o que abre caminho para a oferta de mobilidade nesta freqüência. Também foi batido o martelo sobre o tamanho dos blocos, que serão licitados no limite de 30 MHz por operadora. No total, a faixa de 3,5 GHz tem 200 MHz, o que significa que o país terá até seis operações, com uma sobra de 20 MHz. Uma faixa do espectro será reservada para aplicações sociais.
    O texto entra em consulta pública na próxima terça-feira, 4, para receber contribuições durante 45 dias. A atribuição da faixa de 3,5 GHz ao SMP era aguardada desde que a União Internacional de Telecomunicações (UIT) destinou a faixa aos sistemas de terceira geração. Por conta disso, o futuro edital deve incorporar também a mobilidade. Na quarta-feira, 29, em entrevista na Futurecom, a conselheira Emília Ribeiro disse que o futuro edital para as licenças em 3,5 GHz deve estabelecer uma transitoriedade entre os serviços fixo e móvel. Ou seja, o WiMAX chega como serviço fixo, devendo ganhar mobilidade em um segundo momento.
    A caracterização de serviço móvel, no entanto, deve ter impacto sobre o preço das licenças no futuro leilão, pois a mobilidade agrega um valor que não estava sendo considerado na licitação anterior. A atribuição ao SMP também deve resultar em ônus para as operadoras que já detinham licença em 3,5 GHz, como a Brasil Telecom, Embratel e Neovia, afinal elas pagaram por uma licença de serviço fixo. A consulta pública já traz as regras de transição para essas empresas, incluindo o caráter oneroso da mobilidade.
    Na forma como foi feita a canalização das faixas, o espectro de 3,5 GHz poderá ser utilizado tanto pelos sistemas WiMAX quanto de LTE (Long Term Evolution). A intenção da Anatel é colher contribuições sobre a preferência do mercado, podendo vir a optar por uma das duas tecnologias quando da publicação do texto final.
    Na consulta, a Anatel propõe a discussão sobre o tipo de empresa que poderia participar da licitação, se autorizatárias ou concessionárias. O fomento à pesquisa e desenvolvimento também será abordado na consulta, como forma de a agência colher contribuições do mercado dobre o tema.

    Fonte: telecomonline.com.br

  16. #36

    Padrão

    É isso ai ...

    Ou é ou não é wimax.

  17. #37

    Padrão

    Provavelmente tá como pré-Wimax porque o produto ainda não está concluído pra operar nessa tecnologia. Ele supostamente vai operar nela, mas a tecnologia nem foi completamente implantada e pesquisada ainda.

  18. #38

    Padrão sim é wimax

    Sim, esse equipamento faz parte do PME da Embratel, o que eles querem com isso? reduzir o custo dos enlaces de radio deles que geralmente são das marcas, ericson, nec, stratex e que custa o olho da cara para eles, e todos os anos o orçamento para compra de radio está estrapolando antes do tempo, então nas grandes cidades estão colocando uma base wimax (Motorola 3.5ghz) e nos clientes essa CPE parecendo um enfeite com as linhas telefonicas e o link de dados.

    Pois é chegaram não podemos ficar parado, eu estou correndo para usar wimax em 5,8 em alguns lugares ap + um boa quantidade de cpe saiu um preço bem parecido com canopy, vamos ver caso esse projeto ir pra frente postarei sobre essa estrutura.

    Obs: Esse equipamento da embratel ainda não está 100% devido as adaptações de cada realidade um amigo chegou a testar e disse que não é essas cocacola toda.


    abraço a todos

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post

    Obs: Esse equipamento da embratel ainda não está 100% devido as adaptações de cada realidade um amigo chegou a testar e disse que não é essas cocacola toda.


    abraço a todos
    Aí é que mora o perigo. Pagar R$ 2.500,00 cada um e ainda não preencher as expectativas.

    Será que uma RB com um bom cartão não vai fazer o mesmo ou melhor ainda?

  20. #40

    Padrão

    Tuxbrasil, ainda num é um pouco cedo pra investir nisso não? Na minha opinião é gasto desnecessário, como o 1929 falou você pode estar investindo em algo caro sem bons resultados ainda. Temos que esperar, eles ainda nem implantaram isso por aqui. Vai demorar pra wimax atingir um ponto em que poderá ser considerado internet móvel. Vai ter que ter muita base espalhada por ai pra ter uma boa cobertura. Nenhuma tecnologia faz milagre, ainda mais sem estar concluída.