+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow É vantagem usar canais de 5MHz e 10MHz ao invés dos 22MHz padrões? (802.11B/G)

    Olá amigos, boa noite.


    Eu comecei a pensar nas dificuldades de atender a uma pequena área de clientes, porém condesada, e vi diversos fatores que me fariam ter problemas, como muitos usuários em uma determinada area, e vi que mesmo "sobrepondo" canais diferentes em uma mesma área (por exemplo, canais 1 e 11, ou 1 e 6, etc), nao teria como. Porém, vi que tem como usar canais menores, por exemplo os de 5mhz, dessa forma eu teria 4 vezes mais canais disponíveis (canais reais sem sobreposição, tipo 1, 6 e 11), totalizando 12, ou se usar canais de 10mhz teria 2 vezes mais, ou seja, 6 canais.

    Porém, me bateram mais dúvidas, seria recomendável o uso desses canais menores no meu caso? Pois vejam, em um raio de 1,5 km eu terei aproximadamente 250 clientes (fora os condominios) e seria complicado usar, nem que fossem 6 antenas de 60º, que mesmo se fizer a conta 6(antenas) * 30(clientes por cartao) = 180 clientes, nao seriam suficientes.

    Vi nesse site MikroTik RouterOS • View topic - Speeds a respeito da quebra de velocidade, algo que eu já imaginava ser lógico. Alguém aqui usa esses canais "reduzidos" (nao sei se tem um nome específico para eles...) e poderia me dizer seus pontos positivos e negativos?


    Obrigado desde já a quem puder me ajudar!

    **Me desculpem se já tiveram respostas quanto à essas questões aqui no forum, porém não consigo achar respostas à minhas dúvidas

  2. #2

    Padrão

    Pra voce reduzir o espacamento entre os canais voce vai precisar de um firmware que faca essa alteração, ou seja, vai quebrar as normas internacionais da faixa de sinal regulamentada pra Wi-Fi.

    Alem do mais voce vai ter tambem que bolar firmwares pra as placas e Aps pra que elas recebam esses canais modificados, pois todas elas recebem num padrao definido.

    Ai seu equipamento vai estar fugindo das normas e é claro, uma tia minha chamada Ana (Anatel) vai te lacrar na hora. Não é nem por ela, pois ela mal sai de casa, os filhos dela ficam rondando por ai e são meio impacientes...

  3. #3

    Padrão

    huahuahuahuahuahua Você ta na boa hoje eim pedro? rsrs

    Mas, zuação a parte, eu voei no lance da anatel... Não sabia que ainda tinha esse detalhe. vou ter que me virar mesmo do jeito que der. Valew ae

  4. #4

    Padrão

    se voce alterar o espaçamento entre os canais, voce perde troughput ... e TODOS os clientes precisam ser configurados para usar o espaçamento que vc setar no ap..