+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor configuração para PTP com Mikrotik nos dois lados

    Pessoal,

    é o seguinte, tenho um ponto-a-ponto interligando duas redes LAN de duas casas (192.168.1.0/24).
    Meu equipamento é RB411 + XR9 + antena Hyperlink 15dBi nos dois lados.

    Coloquei eles para funcionarem em 3 modos distintos:

    1º) Modo "Bridge" com WDS estático <---> Modo "Station WDS"

    2º) Modo "Bridge" com WDS estático <---> Modo "Bridge" com WDS estático

    3º) Modo "Bridge" <---> Modo "Station Pseudobridge"


    Nesses três modos, os micros de redes distintas se enxergaram normalmente (ping e compartilhamento de arquivos).

    A dúvida é: Qual desses modos é o mais indicado para o meu caso (melhor performance)?

  2. #2

    Padrão

    vc tem que fazer teste ve em qual configuração vc vai ter melhor performace

    fazendo teste vc deixa ums dias em cada modo ai depois vc tira sua comclusão

    pois os 3 modos funcionam muito bem

    mais os mais usado que vejo aqui no forum e o 2 que e wds e wds istatico para não ter o perigo de conectar em outra rede

    mais falado do seu 900mhz e verdade que ele so funciona se colocar um pigtail para poder fazer teste de bancada sem a antena porque to pra comprar um par para fazer um ptp de 6km sem visada

  3. #3

    Padrão

    Colocar um pigtail,, ??""?? é fala ai amigo tbm to interessado nessa dica ai, pq to investindo em 900 tbm...

  4. #4

    Padrão

    Com relação aos modos de operação, ainda não descobri qual o melhor para o meu caso.

    Agora, para relização do teste em bancada, eu executei o teste com apenas o Pigtail conectado a placa e um "clip" na ponta do pigtail fazendo as vezes da antena. FUNCIONOU legal !

    Caso queiram mais detalhes, postem ae !

    T+

  5. #5

    Padrão

    Se ligo 6km, sem visada? como ta seu alcance ai ? e a tx de transferencia?

  6. #6

    Padrão

    Meu link é de aproximadamente 3km sem visada nenhuma (empresas e árvores no caminho).

    Meu equipamento é:
    RouterBoard RB411
    Cartão Mini-PCI XR9
    Antena Hyperlik 900MHz de Grade 15dBi.

    Estou configurando ainda os rádios, mas no momento, meu link está com ~2Mbps (Tx/Rx).

    Estou com um lado em modo "Bridge" com WDS estático e o outro lado em modo "Station WDS".
    Não estou utilizando o Nstreme.

    ok?

  7. #7

    Padrão

    Acredito que para melhor desempenho, a melhor opção não foi postada.

    É a solução proprietaria do MK, Nstream.

  8. #8

    Padrão

    Rodrigorso,

    para utilizar o Nstreme, como devo colocar os modos de operação nos dois lados (Bridge <---> Station)?

    Para trabalhar com Nstreme, eu posso utilizar também o WDS?

    Valeu!

  9. #9

    Padrão

    como configurar o Nstreme com em um lado wlan (conectando os clientes e fazendo WDS) apbridge WDS mode static do outro lado wlan (somente WDS) bridge WDS mode static
    WDS Ignore SSID yes
    alguem sabe ?

  10. #10

  11. #11

    Padrão Modo de operação

    Na sua bancada funciona pois a distância é praticamente desconsiderada, fazendo o enlace funcionar sem falhas praticamente.

    Em meus cursos eu me empenho muito nestes tópicos sobre modo de operação, pois são importantes e levam a qualidade do seu enlace ao troughput.

    Mostro bem a forma de aplicação dos tipos de topologias e suas caracfteristicas técnicas em todos os treinamentos que ministro para ficar bem claro o entendimento assim como o seu.

    Modo WDS ou PTP será muito mais eficaz pois neste modo não importará o sentido de tráfego dos seus dados, aumentando assim o Troughput em sua rede e tb não divulgara beacom tornando sua rede mais estável.

    Abraços a todos

    PS Teremos duas turmas de Redes Wireless em Novembro em SP, se for de grande valia estarei a disposição.



  12. #12