+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Não consigo entrar como root

    Pessoal de um dia pro outro servidor que tenho aqui pirou, provavelmente eu pirei ele. É o seguinte não consigo mais logar como o root, quando digito root para colocar a senha ele da a mensagem “login incorrect” daí coloquei másculo so pra testar ele pede a senha quando digito ele me da a msn novamente login incorreto. Re inicie e entrei em modo de recuperação, consegui entrar como root alterei senha e tudo criei ate um usuário, mas ao iniciar no modo normal da o mesmo problema, mas agora tenho outro usuário so que não tem as permeações do root. Acho que seria melhor dar permissões de root para o novo usuário e depois tentar concertar. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a resolver o problema do root ou aumenos me dizer como dar as permissões do root no usuário que eu criei? (dar permissões já me ajudariam bastante.)

    ubuntu 8.04

    Obrigado galera!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardo100ck Ver Post
    Pessoal de um dia pro outro servidor que tenho aqui pirou, provavelmente eu pirei ele. É o seguinte não consigo mais logar como o root, quando digito root para colocar a senha ele da a mensagem “login incorrect” daí coloquei másculo so pra testar ele pede a senha quando digito ele me da a msn novamente login incorreto. Re inicie e entrei em modo de recuperação, consegui entrar como root alterei senha e tudo criei ate um usuário, mas ao iniciar no modo normal da o mesmo problema, mas agora tenho outro usuário so que não tem as permeações do root. Acho que seria melhor dar permissões de root para o novo usuário e depois tentar concertar. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar a resolver o problema do root ou aumenos me dizer como dar as permissões do root no usuário que eu criei? (dar permissões já me ajudariam bastante.)

    ubuntu 8.04

    Obrigado galera!

    Cara, por padrão o Ubuntu vem com o root desativado pra login. O que acontece é que quando você insere o usuário root ele já te bloqueia. Quando você tentou usar o usuário ROOT (maiúsculo) ele acha que é outro usuário porque o nome de usuários no Linux é case sensitive.O usuário Magnun é diferente de magnun que é diferente de maguN e por ai vai...

    Pra executar ações restritas ao root com outro usuário utilize o comando sudo antes. Por exemplo, se você tentar desligar o linux com com o comando halt ele vai te informar que você não tem privilégios. Então você executa da seguinte maneira: sudo halt
    Ele vai te pedir a senha de root. Você insere a senha e o comando é executado.

    Caso você não queira isso tem como habilitar o root, mas não sei isso de cabeça... Mas na net tem, é só usar o google!

    Qualquer dúvida posta ai...
    Até mais!

  3. #3

    Smile

    Brigadão pelas dicas cara!!
    vou tentar resolver com o sudo que vc falou e depois vou procurar como ativar o root!

    vlw!!!!

  4. #4

    Padrão

    Cara tentei ativar o root com uns comandos que achei no google tipo, sudo passwd **** e sudo passwd root ***. ele me voltou a msn "must be setuid root" mas nada. vou tentar ativar o telnet usando a dica que vc me deu! pelomenos resolver parte do problema!

  5. #5

    Padrão

    Dando uma olhada nos foruns da vida, saquei que devo ter dado um comando chmod 777 na pasta usr e mudado alguma permissão que ta gerando esse problema, agora é procurar resolver, tenho outro servidor aqui com o mesmo sistema, será que copiando a pasta usr de um para o outro da certo...? tentei dar o comando cp * /arq/bkp na pasta usr ele me voltou a msn "cp: omitting directory 'nome das pastas', sera que não posso copialas?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardo100ck Ver Post
    Dando uma olhada nos foruns da vida, saquei que devo ter dado um comando chmod 777 na pasta usr e mudado alguma permissão que ta gerando esse problema, agora é procurar resolver, tenho outro servidor aqui com o mesmo sistema, será que copiando a pasta usr de um para o outro da certo...? tentei dar o comando cp * /arq/bkp na pasta usr ele me voltou a msn "cp: omitting directory 'nome das pastas', sera que não posso copialas?

    Tenta o seguinte comando
    cp -R * /arq/bkp/

    O -R torna o comando recursivo, ou seja ele executa o comando para as subpastas também...
    Vou dar uma pesquisada como ativar o root...
    Até mais...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magnun Ver Post
    Tenta o seguinte comando
    cp -R * /arq/bkp/

    O -R torna o comando recursivo, ou seja ele executa o comando para as subpastas também...
    Vou dar uma pesquisada como ativar o root...
    Até mais...
    ok!!
    vou tentar falouu!!

  8. #8

    Padrão

    Cara, achei esse link que explica como ativar o root... Vê se é útil pra você: Linux: Ativando a conta root no Ubuntu [Dica]