+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance! 2 ADSL ( 1 para porta 80 ) e outro ( para o resto)

    Ola galera,primeiramente muito obrigado por tudo!A quase um ano frequento o forum e toda(100%) a configuração do meu provedor busquei akee.

    Então vamos la...

    Tenho 2 Links ADSL:
    8MB/400;
    4MB/400

    Fiz o seguinte Load Balance:

    Deixei o modem com o Link de 8MB em bridge sendo autenticado pelo MK, ou seja este por sua vez ficou sendo meu Link default

    O Segundo modem com o Link de 4MB esta como router e fiz marcação de pacotes,então deixei para ele marcado pacotes da porta 80,

    resumindo, pelo que pude perceber, a navegação limpa (porta 80) esta puxando do modem de 4MB,mas apenas a navegação...

    Ja Downloads,p2p,MSN etc... estão saindo pelo Link de 8MB( o defalut)

    Então na minha humilde opinião ,melhor do que ficar marcando um monte de pacotes, não seria melhor fazer assim?

    Gostaria da sugestão dos amigos akee do forum... e qualquer coisa eu posto a regra akee pra ajudar aos que ainda estão com problemas ou duvidas em qual balanceamento usar...

    Galera,obrigadão ae pela atenção mais uma vez!!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por datalinenet Ver Post
    Ola galera,primeiramente muito obrigado por tudo!A quase um ano frequento o forum e toda(100%) a configuração do meu provedor busquei akee.

    Então vamos la...

    Tenho 2 Links ADSL:
    8MB/400;
    4MB/400

    Fiz o seguinte Load Balance:

    Deixei o modem com o Link de 8MB em bridge sendo autenticado pelo MK, ou seja este por sua vez ficou sendo meu Link default

    O Segundo modem com o Link de 4MB esta como router e fiz marcação de pacotes,então deixei para ele marcado pacotes da porta 80,

    resumindo, pelo que pude perceber, a navegação limpa (porta 80) esta puxando do modem de 4MB,mas apenas a navegação...

    Ja Downloads,p2p,MSN etc... estão saindo pelo Link de 8MB( o defalut)

    Então na minha humilde opinião ,melhor do que ficar marcando um monte de pacotes, não seria melhor fazer assim?

    Gostaria da sugestão dos amigos akee do forum... e qualquer coisa eu posto a regra akee pra ajudar aos que ainda estão com problemas ou duvidas em qual balanceamento usar...

    Galera,obrigadão ae pela atenção mais uma vez!!!
    Olá amigo, fiz justamente assim, o link default deixei todo o lixo e só direcionei para o segundo link a porta 80 e 443, tb achei mais pratico....

  3. #3

    Padrão Posta ai o que vc fez.

    Citação Postado originalmente por datalinenet Ver Post
    Ola galera,primeiramente muito obrigado por tudo!A quase um ano frequento o forum e toda(100%) a configuração do meu provedor busquei akee.

    Então vamos la...

    Tenho 2 Links ADSL:
    8MB/400;
    4MB/400

    Fiz o seguinte Load Balance:

    Deixei o modem com o Link de 8MB em bridge sendo autenticado pelo MK, ou seja este por sua vez ficou sendo meu Link default

    O Segundo modem com o Link de 4MB esta como router e fiz marcação de pacotes,então deixei para ele marcado pacotes da porta 80,

    resumindo, pelo que pude perceber, a navegação limpa (porta 80) esta puxando do modem de 4MB,mas apenas a navegação...

    Ja Downloads,p2p,MSN etc... estão saindo pelo Link de 8MB( o defalut)

    Então na minha humilde opinião ,melhor do que ficar marcando um monte de pacotes, não seria melhor fazer assim?

    Gostaria da sugestão dos amigos akee do forum... e qualquer coisa eu posto a regra akee pra ajudar aos que ainda estão com problemas ou duvidas em qual balanceamento usar...

    Galera,obrigadão ae pela atenção mais uma vez!!!
    Pois, estou com dois links aqui, estou usando LB604, mas não tah legal.... pois não tiver tempo de estudar o mesmo.

  4. #4

    Padrão

    Bom meu caso e o seguinte, tenhu 1 link dedicado brt, e uma adsl de 1mega turbo jogos, cara tentei de tudo que foi maneira, por nth, por rotas, mas ainda naum consegui encontar o caminho mais coerente para que os mesmos consigao trabalhar com firmeza, pois orkut e msn naum se estabilizao, vive caindo o msn, e as vezes o orkut num entra, ontem mudei algumas coisas e parece que deu uma melhorada, mas enfim a navegaçao esta lenta, fiz rotas estaticas para que o msn e o orkut saisem por link em especifico mas naum deu certu, naum sei direito se devido ao meu layaut de rede, trabalo da seguinte forma, entrada de link brt + adsl , uma saida para clientes com hotspot, e tambem uso webproxy, tentei colocar o debian com squid e naum consegui junto com load, pois em outra rede minh tenhu link ded com server MK + proxy em paralelo blza, somente nessa rede que citei acima naum consigo unir o load de forma consistente.
    se vc pudesse postar o que vc fez ae pra mim tentar aki ficaria agradecido.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Spyed Ver Post
    Bom meu caso e o seguinte, tenhu 1 link dedicado brt, e uma adsl de 1mega turbo jogos, cara tentei de tudo que foi maneira, por nth, por rotas, mas ainda naum consegui encontar o caminho mais coerente para que os mesmos consigao trabalhar com firmeza, pois orkut e msn naum se estabilizao, vive caindo o msn, e as vezes o orkut num entra, ontem mudei algumas coisas e parece que deu uma melhorada, mas enfim a navegaçao esta lenta, fiz rotas estaticas para que o msn e o orkut saisem por link em especifico mas naum deu certu, naum sei direito se devido ao meu layaut de rede, trabalo da seguinte forma, entrada de link brt + adsl , uma saida para clientes com hotspot, e tambem uso webproxy, tentei colocar o debian com squid e naum consegui junto com load, pois em outra rede minh tenhu link ded com server MK + proxy em paralelo blza, somente nessa rede que citei acima naum consigo unir o load de forma consistente.
    se vc pudesse postar o que vc fez ae pra mim tentar aki ficaria agradecido.
    Bom amigo ai eh meio complicado se vc tem um servidor paralelo vc nao vai conseguir unir isso ... pois o servidor paralelo trabalha com um gateway somente ... o aconselhavel ai no seu caso ... seria vc eliminar o servidor paralelo e trabalhar o load balance com o mikrotik e o webproxy interno do mikrotik !

  6. #6

    Padrão

    Tambem cheguei a esta mesma conclusao, mas meu load infelismente naum funcionou conforme teria que funcionar, como disse pelos 3 caminhos que encontrei em nebhum funcionou 100% por nth sem chance e a maneira que eu achei mais estavel na situaçao de consumo de banda, por rotas achei meio ilusorio pois somente um link se sacrifica enquanto o outro quase num trabalha mudei varias rotas enchi o link 2 de portas para que a maior parte passase por ele masi enfim tambem naum vi muita vantagem, coloquei por clsse de ip, num funcionou pois trabalho com hotspot ou seja por mais que sete o ip no cliente o hot coloca outro ip para i mesmo, cara num achei nenhuma solucao viavel para o load, simplismente fiz dois servidores coloquei um do lado do outro direcionei um pra determinada torre e outro pra outra torre , mas confesso gostaria de ver funcionando, mas infelismente meu conhecimento se limitou e naum pude passar disso.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Spyed Ver Post
    Tambem cheguei a esta mesma conclusao, mas meu load infelismente naum funcionou conforme teria que funcionar, como disse pelos 3 caminhos que encontrei em nebhum funcionou 100% por nth sem chance e a maneira que eu achei mais estavel na situaçao de consumo de banda, por rotas achei meio ilusorio pois somente um link se sacrifica enquanto o outro quase num trabalha mudei varias rotas enchi o link 2 de portas para que a maior parte passase por ele masi enfim tambem naum vi muita vantagem, coloquei por clsse de ip, num funcionou pois trabalho com hotspot ou seja por mais que sete o ip no cliente o hot coloca outro ip para i mesmo, cara num achei nenhuma solucao viavel para o load, simplismente fiz dois servidores coloquei um do lado do outro direcionei um pra determinada torre e outro pra outra torre , mas confesso gostaria de ver funcionando, mas infelismente meu conhecimento se limitou e naum pude passar disso.

    Amigo, eu tb testei varios tipos de load, e o unico q me agradou foi por grupo de clientes, aqui uso 4 adsl, e dividir a range, ex: clientes com ip final de 2 até 63 saí pelo adsl1, final 65 até 125 pelo adsl2, final 128 até 190 pelo adsl3 e final 193 até 254 pelo adsl4, uso a mais de um ano e ñ tenhoproblemas com nada, nem msn, nem orkut, muito menos sites de bancos, pois o cliente fica fico num link, todos os links são usados, estou feliz pois nunca tive problemas....

  8. #8

    Padrão

    Amigo interessante, tentei fazer aki por classe de ip mas que nem te falei uso hotspot e o mesmo entrega outro ip ao cliente, ou estou com algum exesso de configuraçao em meu hotspot , gostaria de saber se vc utiliza hotspot em sua rede.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Spyed Ver Post
    Amigo interessante, tentei fazer aki por classe de ip mas que nem te falei uso hotspot e o mesmo entrega outro ip ao cliente, ou estou com algum exesso de configuraçao em meu hotspot , gostaria de saber se vc utiliza hotspot em sua rede.

    Eu uso hotspot sim, e funciona tranquilamente. Geralmente o MK entrega qualquer ip ao cliente, eu vou na tabela leases e mudo manualmente o ip do cliente pro qual eu quero...

  10. #10

    Talking

    Citação Postado originalmente por datalinenet Ver Post
    Ola galera,primeiramente muito obrigado por tudo!A quase um ano frequento o forum e toda(100%) a configuração do meu provedor busquei akee.

    Então vamos la...

    Tenho 2 Links ADSL:
    8MB/400;
    4MB/400

    Fiz o seguinte Load Balance:

    Deixei o modem com o Link de 8MB em bridge sendo autenticado pelo MK, ou seja este por sua vez ficou sendo meu Link default

    O Segundo modem com o Link de 4MB esta como router e fiz marcação de pacotes,então deixei para ele marcado pacotes da porta 80,

    resumindo, pelo que pude perceber, a navegação limpa (porta 80) esta puxando do modem de 4MB,mas apenas a navegação...

    Ja Downloads,p2p,MSN etc... estão saindo pelo Link de 8MB( o defalut)

    Então na minha humilde opinião ,melhor do que ficar marcando um monte de pacotes, não seria melhor fazer assim?

    Gostaria da sugestão dos amigos akee do forum... e qualquer coisa eu posto a regra akee pra ajudar aos que ainda estão com problemas ou duvidas em qual balanceamento usar...

    Galera,obrigadão ae pela atenção mais uma vez!!!

    Amigo datalinenet ou outro que possa, desejo fazer exatamente o que vc fez.. e minha configuração é muito parecida com a sua. Mas sou iniciante nisso. Peço-lhe uma ajuda, vc poderia colar aqui ou se quiser por reservado, as linhas para habilitar este load balance exatamente como o teu?
    os ajustes nos IPs eu edito no bloco de notas tranquilamente.
    gostaria somente que vc me indicasse cada link (cliente=placa pros clientes, lan2=placa pro modem default 8m, tal..).
    desde a linha / ip firewall mangle por favor...

  11. #11

  12. #12

    Padrão Aproveitando o Topico

    Pessoal tenho DI-LB604 da dlink, sendo que estou com dois link nele, esta funcionando tranquilo com configuraçoes basicas...

    Mas o que quero eh acessar minha rede como antes usando o DDNS.INFO, quando tinha um unico link tava blz, mas agora não consigo. alguem sabe qual porta o DDNS usar ou qual seria outra solução?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neydourado Ver Post
    Pessoal tenho DI-LB604 da dlink, sendo que estou com dois link nele, esta funcionando tranquilo com configuraçoes basicas...

    Mas o que quero eh acessar minha rede como antes usando o DDNS.INFO, quando tinha um unico link tava blz, mas agora não consigo. alguem sabe qual porta o DDNS usar ou qual seria outra solução?
    Você tem que colocar o ddns para responder pelo link default.

  14. #14

    Padrão Como?

    Mr. RG, como faço isso? desculpe a minha ignorancia.

  15. #15

    Padrão

    Massa Mr. RG

    Agora nessas linhas:
    / ip firewall address-list
    add list="WAN-01" address=172.18.1.24/32 comment="" disabled=no
    add list="WAN-02" address=172.18.1.76/32 comment="" disabled=no

    Pelo que entendi estou determinando que maquina A vai usufruir da WAN1 e maquina B da WAN2
    Mas não é o que quero.. quero todas as maquinas usando o link1 quando for navegar em sites,
    e link2 para qualquer outra coisa.

    Entao posso apenas desconsiderar estas linhas e continuar com o restante do wiki ?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neydourado Ver Post
    Mr. RG, como faço isso? desculpe a minha ignorancia.
    Você deve informar que tal link é o default, veja em algumas das minhas postagens que tem um usuário discutindo sobre isto.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alencar2 Ver Post
    ...
    Entao posso apenas desconsiderar estas linhas e continuar com o restante do wiki ?
    Pode sim, lembrando que você não deve informar um address list no resto das configurações.

  18. #18

    Padrão não deu certo...

    Li e adaptei o tutorial Per-Trafic Load Balancing as minhas necessidades, mas não conseguir..
    Quero o tráfego de sites no velox e todo o resto no link embratel.
    Não conseguir navegar...


    Minha rede é assim:
    link_embratel 2 megas - o MK quem disca (com logon e senha ppoe) - link default - IP fixo da embratel 189.53.70.16
    link_velox 600 Kb - (roteado, com nat e dhcp habilitado) - ip do modem 192.168.254.254

    Placa do MK ligada ao velox: 192.168.254.1
    Placa do MK ligada ao modem embratel: 192.168.5.1
    Placa do MK ligada ao switch: 192.168.0.1

    ps 1: Já tinha hotspot e user manager antes de implantar as linhas abaixo:

    ps 2: em ip / firewall / nat eu ainda desabilitei as linhas masquerade hostspot e ainda assim não resolveu... Se eu habilita-las, eu navego pela embratel, no tanto que queria velox.

    ../ip firewall address-list
    add list="Saida_Internet" address=192.168.0.0/24 comment="" disabled=no


    .../ip firewall nat
    add chain=srcnat action=masquerade out-interface="link_embratel" src-address-list="Saida_internet" comment="Gateway 189.53.70.16/24" disabled=no
    add chain=srcnat action=masquerade out-interface="link_velox" src-address-list="Allowed - Internet" comment="Gateway 192.168.254.254/24" disabled=no
    PS: aonde tem "saida internet" estava como Allowed - Internet, não sei se foi a troca correta.



    .../ip firewall mangle
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark="link_embratel" src-address-list="link_embratel" passthrough=no comment="" disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark="link_velox" src-address-list="link_velox" passthrough=no comment="" disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark="HTTP traffic" passthrough=no dst-port=80 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark="SSL traffic" passthrough=no dst-port=443 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark="POP3 traffic" passthrough=no dst-port=110 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark="SMTP traffic" passthrough=no dst-port=25 protocol=tcp comment="" disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark="P2P traffic" passthrough=no p2p=all-p2p comment="" disabled=no
    add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark="Unknown traffic" passthrough=no comment="" disabled=no



    .../ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.5.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark="link_embratel" comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.254.254 scope=255 target-scope=10 routing-mark="link_velox" comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.254.254 scope=255 target-scope=10 routing-mark="HTTP traffic" comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.254.254 scope=255 target-scope=10 routing-mark="SSL traffic" comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.254.254 scope=255 target-scope=10 routing-mark="POP3 traffic" comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.5.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark="SMTP traffic" comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.5.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark="P2P traffic" comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.5.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark="Unknown traffic" comment="" disabled=no

  19. #19