+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Umidade nas caixas "herméticas"

    Vejo alguns colegas com problemas de perda de potência nos cartões de seus PCs/APs após as chuvas, por isto coloquei este post com as minhas experiências e observações:

    A) Não existe caixa selada, pois usamos prensa cabos e a própria vedação de borracha da caixa se não estiver integra deixa o ar entrar (para ser totalmente vedada teria que ser pressurizada).

    B) O ideal não é colocar ar para dentro e sim retirar o ar quente de dentro da caixa, todas as minhas tem 2 exaustores,
    o da fonte e um auxiliar.
    Obs: O certo seria ter o mesmo fluxo de ar entrando e saindo da caixa, mas nas condições que usamos PCs/APs nas torres é perigoso.

    C) Em caso de problemas façam testes, coloquem um agente desumidificante do tipo sílica gel no interior da caixa ou substitua a mesma.

    D) Os componentes SMD da placa são altamente sensíveis a umidade, principalmente se tratado de RF.

    E) Em todas as minhas caixas coloco este terminal de ventilação de 75mm (Da Tigre) nas saídas de ar dos exaustores, evitando assim que uma rajada muito forte de vento leve aquela "poeira" de água para o interior.
    Obs: O terminal de ventilação se encaixa perfeitamente no duto de ar quem vem em gabinetes de pc.
    Imagens Anexas Imagens Anexas   
    Última edição por Magal; 18-10-2008 às 14:35.

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Vou tirar umas fotos e postar aqui.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    V
    C) Em caso de problemas façam testes, coloquem um agente desumidificante do tipo sílica gel no interior da caixa ou substitua a mesma.

    E) Em todas as minhas caixas coloco este terminal de ventilação de 75mm (Da Tigre) nas saídas de ar dos exaustores, evitando assim que uma rajada muito forte de vento leve aquela "poeira" de água para o interior.

    Onde encontro esta silica gel pra comprar? Qual outra coisa tem a mesma função e pode ser encontrado com facilidade?

    Quanto ao terminal, ele permite somente a saida de ar e não a entrada certo? É de facil adaptação a saida do cooler na caixa?

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Netosdr, sílica são aqueles saquinhos com pedrinhas que vem junto com equipamentos eletrônicos e é encontrado em casas de produtos químicos.

    O terminal de ventilação encaixa perfeitamente naquela boca para saída de ar que vem em gabinetes de pc e que tb tem a mesma furação dos coolers.

    Veja este link: http://produto.mercadolivre.com.br/M...el-atoxica-_JM

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Onde encontro esta silica gel pra comprar? Qual outra coisa tem a mesma função e pode ser encontrado com facilidade?

    Quanto ao terminal, ele permite somente a saida de ar e não a entrada certo? É de facil adaptação a saida do cooler na caixa?
    Última edição por Magal; 18-10-2008 às 14:18.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Netosdr, sílica são aqueles saquinhos com pedrinhas que vem junto com equipamentos eletrônicos e é encontrado em casas de produtos químicos.

    O terminal de ventilação encaixa perfeitamente naquela boca para saída de ar que vem em gabinetes de pc e que tb tem a mesma furação dos coolers.

    Veja este link: MercadoLivre: SÍLICA GEL EM CÁPSULAS - 240g- RECICLÁVEL - ATÓXICA - R$ 20.00

    Hj troquei o cartão defeituoso, aterrei a carcaça da placa mãe e vou colocar um saquinho de silica dentro depois. Quanto a ventilação não tem como colocar porque a caixinha nesta torre é de plastico bem pequena, coloquei isopor envolvendo ela por fora pra que não se aqueça com o sol muito forte... Será que tem algum coolerzinho 110v pequeno e de alta rotação pra colocar em caixinhas menores?

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Outra coisa netosdr, no lugar do isopor vc pode usar uma material chamado ETAFON, é um material tipo aqueles usados em boias de natação parecido com o isopor e não se decompõe, é vendido em folhas com várias espessuras.

    Quanto a sílica vc deve colocar em diferentes locais da caixa.

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Hj troquei o cartão defeituoso, aterrei a carcaça da placa mãe e vou colocar um saquinho de silica dentro depois. Quanto a ventilação não tem como colocar porque a caixinha nesta torre é de plastico bem pequena, coloquei isopor envolvendo ela por fora pra que não se aqueça com o sol muito forte... Será que tem algum coolerzinho 110v pequeno e de alta rotação pra colocar em caixinhas menores?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Outra coisa netosdr, no lugar do isopor vc pode usar uma material chamado ETAFON, é um material tipo aqueles usados em boias de natação parecido com o isopor e não se decompõe, é vendido em folhas com várias espessuras.

    Quanto a sílica vc deve colocar em diferentes locais da caixa.
    Vou tentar achar isso aqui, em que tipo de loja posso encontrar?

    Ah outra coisa, depois que troquei o cartão, só foi chover que deu problema de novo no cartão, e já estava aterrado...

    Mas eu não tinha colocado silica dentro ainda, a caixa aparentemente não está úmida...

  8. #8

    Padrão

    Eai galera.

    tpw.
    eu to montando minha caixa,
    mais estou fazendo assim!

    2 saida de ar com cooler.
    1 saida de ar para fonte do pc. com cooler. puxando o ar quente do cooler da fonte para fora.

    1 entrada de ar sem cooler, só o buraco com uma proteção para não entrar agua, pueira e etc.

    agora esta entrada que vou deixa aberto é certo ou não precisa?

    Obrigado