+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mikrotik ou teramax ?

    Senhores,

    Preciso fechar um enlace de 13 KM linha reta com visada, de um lado uma torre de 7 metros, do outro uma torre de 25 metros, com antenas 33Dbi. Isso já é fato, já estao instalados nas torres. Agora preciso definir os radios 5.8

    Opções:

    1 - Teramax long range. - ( para 40Mb )
    2 - Mikrotik RB 43AH com cartao engenius (EMP-8602)
    3 -
    4 -


    O que voces aconselham ? Quais outros eqptos vcs tem utilizado? A visada é excelente, as antenas tambem, só preciso de um radio que seja muito bom. que passe um link grande.


    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    cara eu colocaria o teramax mesmo.. o MK as vezes eh foda veio... seria mais estavel o teramax ou ate mesmo 2 ap2000... vo v se acho aqui um tutorial do IKARUS.. pra mudar o mk daqui.. o ruim eh que eu vou perder o sistema administrativo ...

  3. #3

    Padrão

    Meu amigo,

    com antenas de 33DBi você consegue fácil com qualquer rádio nessa distância de 13KM. Use duas RB133 ou RB433, dois cartões EMP-8602 ou R52H. São soluções econômicas, práticas e poderá conseguir uns 36Mbps tranquilamente. Não precisa gastar muito com Rádios Teramax, Proxim, etc. Tem a opção de usar dois rádios relativamente baratos OVISLINK WLA-5000AP.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Meu amigo,

    com antenas de 33DBi você consegue fácil com qualquer rádio nessa distância de 13KM. Use duas RB133 ou RB433, dois cartões EMP-8602 ou R52H. São soluções econômicas, práticas e poderá conseguir uns 36Mbps tranquilamente. Não precisa gastar muito com Rádios Teramax, Proxim, etc. Tem a opção de usar dois rádios relativamente baratos OVISLINK WLA-5000AP.

    Olá amigo,

    Meu problema é a qualidade do link, para esse link, o cliente nao quer problemas, nem que tenha que gastar mais, preciso de um radio muito bom mesmo.

    pensei em fazer com mikrotik nstreme,

    com mikrotik normal, uma antena só qual a banda que voces acreditam que eu consiga ?

    e com dois cartoes e duas antenas em cada RB , qual a banda alcançada ?

    E quanto ao TERAMAX, o que voces tem a dizer ?, pois ja tive experiencias ruins com terabeam CPE, o teramax é diferente né ?

    Veleu galera.

  5. #5

    Padrão

    Bem,

    dependerá da verba disponível. Use duas RB433 com cartão XR5 para alta performance; ou duas RB133 mais dois EMP8602 para mediano. Temos estes equipamentos à venda.

  6. #6

    Padrão

    eu nem li o tópico, mas pela vasta experência que eu tenho to correndo de qualquer rádio teramax/long range !

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    eu nem li o tópico, mas pela vasta experência que eu tenho to correndo de qualquer rádio teramax/long range !

    Entao amigo Admskil,

    Já tive problemas com Terabeam CPE, com teramax long range eu nunca trabalhei, pelo jeito vc nao recomenda né?

    O cartao XR5 nao é homologado né ?

    acho que vou montar com duas RB 433AH mesmo. Tenho dois tipos de cartoes aqui, R52-350 e EMP-8602 Plus-s

    Em modo normal quanto de trafego conseguirei alcançar ?
    Em NSTREME?

    Lembrando que vou usar antenas hyperlink de 33Dbi de um lado e 29 Dbi do outro, pra nao ter problema mesmo.


    Valeu Amigos.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    Lembrando que vou usar antenas hyperlink de 33Dbi de um lado e 29 Dbi do outro, pra nao ter problema mesmo.
    Valeu Amigos.
    Seria bom usar antenas iguais em ambas as pontas...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Seria bom usar antenas iguais em ambas as pontas...

    amigo, vc ja viu o tamanho da antena de 33Dbi ? rs rs

    Em um lado nao tenho estrutura fisica para colocar duas dessas.

    ou eu monto com 1 de 33Dbi ou (2 de 29Dbi com nstreme).

    Valeu.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    amigo, vc ja viu o tamanho da antena de 33Dbi ? rs rs

    Em um lado nao tenho estrutura fisica para colocar duas dessas.

    ou eu monto com 1 de 33Dbi ou (2 de 29Dbi com nstreme).

    Valeu.
    Será que é necessário antena de 33db pra fechar 13km? Eu acho que não, ultilize uma calculadora pra dimencionar seu projeto, mas com antena de 27db vc fecha este enlace com bom link.
    Tenho 10Km aqui com antena de 27db hyperlink passando 36megas...

    E ela é bem pequena, cabe em qualquer torre...
    Última edição por netosdr; 21-10-2008 às 15:46.

  11. #11

    Padrão

    é pensando por esse lado,

    acho que vou colocar 2 antenas de 29Dbi mesmo


    Valeu pela ajuda amigos,

  12. #12

    Padrão

    Amigo indico Rb 433Ah, pois creio que vai dar mais qualidade nesse enalce, e outra coisa, Teramax saiu de linha não indico comprar um equipamento assim.

  13. #13

    Padrão

    Prezado,

    como eu "disse" antes: use duas RB433 (preferência RB433AH) e dois cartões Ubiquiti XR5. Com essas duas antenas de 29dBi vai fechar muito bem o enlace com excelente qualidade.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado,

    como eu "disse" antes: use duas RB433 (preferência RB433AH) e dois cartões Ubiquiti XR5. Com essas duas antenas de 29dBi vai fechar muito bem o enlace com excelente qualidade.

    OK me convenceram, rs rs

    Vou usar RB 433AH e antenas 29Dbi

    Se eu fizer nstreme eu ganho troughput ? ou seja dobrará a capacidade do link ?

    Valeu.