Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Repetidora com Energia Solar

    Ola,

    Estou prestando serviços para duas empresas que ficam no pé de um vale onde só tem internet discada, estou montando um repetidora que ficara no alto do morro, recebendo um dedicado de 1m.

    Da central do Provedor tenho 7 km com visada e do alto do morro ate a qual quer uma das empresas da menos de 1 km .

    Bom estou pensando no seguinte:

    2 x AP SENÃO CB3 para fazer a repetidora com duas antenas direcionais parabólicas da zirok .

    receber novamente em uma das empresas e repetir para a outra com outro Senão.

    ou

    RB133 com 3 Mini PCI Senão Emp-8602 (bom que daria para trabalhar com 5.8 mais não sei se seria necessario a essa distancia.)




    Porem Porem tenho algumas duvidas quanto o painel solar não sei se seria melhor economizar o maximo de energia na torre repetindo apenas para uma empresa e usar a energia eletrica para retransmitir pra outra, pensando bem gastaria menos com placas solares e bateria que pagaria o preço de um outro AP.


    Depois coloco os paineis que to pensando em usar abs





    Desde ja agradeço pela ajuda.


    Atenciosamente



    Luis











  2. #2

    Cool

    Estou com um problema similar, numa distância de 9km e alimentar uma RB433 com 3 cartões de 600mW.
    Nem faço idéia de valores nem do que usar, por isso estou com tudo pronto pra montar e PARADO neste obstaculo.
    A empresa de energia da região de lá não está querendo ligar porque da rede até a torre são 150mt e eu levaria a energia num cabo de alumínio duplex de 10mm.
    Fiz de tudo pra eles ligarem,a té q desisti.
    Se alguem souber valores e o q eu usar, aproveitando a carona do colega acima.

  3. #3

    Padrão

    A melhor maneira de fazer isso é com radios que nao consumam muita energia, como os Zinwell z120 ou 220.

    Radios Senao gastam muito, e RB são beberroes por natureza, essas celulas de energia nao ficarao boas dado o consumo.

  4. #4

    Padrão

    Prezados,

    independentemente da distância ponto a ponto em frequências não licenciadas deve ser feito em 5.8GHz. 2.4GHz pode deixar a conexão instável e banda estreita. Para conseguir uma banda maior (acima de 8Mbps) use 5.8GHz. 2.4GHz dependendo do equipamento e da distância não passa 1 MBps cheio. Quanto ao equipamento tenho para venda desde soluções econômicas até soluções que exijam um alto investimento.
    Última edição por MarceloGOIAS; 29-12-2008 às 10:57.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Estou com um problema similar, numa distância de 9km e alimentar uma RB433 com 3 cartões de 600mW.
    Nem faço idéia de valores nem do que usar, por isso estou com tudo pronto pra montar e PARADO neste obstaculo.
    A empresa de energia da região de lá não está querendo ligar porque da rede até a torre são 150mt e eu levaria a energia num cabo de alumínio duplex de 10mm.
    Fiz de tudo pra eles ligarem,a té q desisti.
    Se alguem souber valores e o q eu usar, aproveitando a carona do colega acima.

    Bom amigos, tenho 4 pontos com energia solar, um usando um rb 532 + 564 com 5 cartões de 400 mw, um deste cartões ate fazendo um link de 36 km de distancia, no segundo ponto tenho uma rb133 com 2 cartões de 400mw, o terceiro ponto e uma outra rb532+ 564 com 3 cartões de 400 mw, no quarto ponto uso uma rb133 com 2 cartões de 400 mw. No primeiro ponto usei um painel da solar brasil que é o modelo k-130 e uma bateria de caminhão de 130 ah, no segundo e terceiro ponto e um painel solar da brasil solar k-85 com 2 bateria de carro de 60 ah cada uma, já no quarto ponto é uma usei um painel da solar brasil k-65 com uma bateria de carro de 60 ah. Neste pontos que eu passei todos tambem tem um controlador de carga para cada painel. Funciona 100%, teve uma torre minha que ficou com um uptime de 7 meses sendo reiniciada somente para manunteção, tirando isto o sistema e super confiavel e seguro.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Minasnet Ver Post
    Bom amigos, tenho 4 pontos com energia solar, um usando um rb 532 + 564 com 5 cartões de 400 mw, um deste cartões ate fazendo um link de 36 km de distancia, no segundo ponto tenho uma rb133 com 2 cartões de 400mw, o terceiro ponto e uma outra rb532+ 564 com 3 cartões de 400 mw, no quarto ponto uso uma rb133 com 2 cartões de 400 mw. No primeiro ponto usei um painel da solar brasil que é o modelo k-130 e uma bateria de caminhão de 130 ah, no segundo e terceiro ponto e um painel solar da brasil solar k-85 com 2 bateria de carro de 60 ah cada uma, já no quarto ponto é uma usei um painel da solar brasil k-65 com uma bateria de carro de 60 ah. Neste pontos que eu passei todos tambem tem um controlador de carga para cada painel. Funciona 100%, teve uma torre minha que ficou com um uptime de 7 meses sendo reiniciada somente para manunteção, tirando isto o sistema e super confiavel e seguro.
    Procurei por site da Brasil Solar e não achei. Só achei o telefone.
    Eu queria saber mais sobre as especificações dos painéis.
    Vi que você usar vários paineis com características diferentes.
    Agora que você já testou vários, existe muita diferença entre eles?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Procurei por site da Brasil Solar e não achei. Só achei o telefone.
    Eu queria saber mais sobre as especificações dos painéis.
    Vi que você usar vários paineis com características diferentes.
    Agora que você já testou vários, existe muita diferença entre eles?
    Bom amigo pra ser sincero quando fiz o primeiro ponto com painel solar, como não tinhamos muita informações superdimencioamos o projeto, por este motivo utilizamos o k-130, mais dependendo o que vc for fazer o k-65 ta conta do recado sem problemas. segue abaixo o link do site deles onde vc pode ver os dados exato

    .: Solar Brasil :. vai em produtos.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Minasnet Ver Post
    Bom amigo pra ser sincero quando fiz o primeiro ponto com painel solar, como não tinhamos muita informações superdimencioamos o projeto, por este motivo utilizamos o k-130, mais dependendo o que vc for fazer o k-65 ta conta do recado sem problemas. segue abaixo o link do site deles onde vc pode ver os dados exato

    .: Solar Brasil :. vai em produtos.
    O meu é 1 RB600A com 4 cartões de 600mW (2 para links ponto a ponto e 2 para distribuição local)
    Será q vou precisar de que?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    O meu é 1 RB600A com 4 cartões de 600mW (2 para links ponto a ponto e 2 para distribuição local)
    Será q vou precisar de que?

    Bom amigo, basicamente vc irá preisar de um painel solar k-85, um controlador de carga de 12 amperes, bateria recomendo vc usar 2 de 65 ah, pois dependendo do lugar está de caminhão de 130 ou 150 ah fica muito pesada para carregar, somente em um dos meus pontos que eu usei dela, mais foi muito trabalho para subir ela até a torre. Mais antes de tudo confirma qual e o consumo desta rb600 + os 4 cartões, para então vc fazer uma conta simples consumo X qtde horas quer irá ficar ligado, lembrado que o painel tem que carregar a bateria e tambem alimentar os equipamentos para que a noite a bateria tenha carga suficiente para fazer o papel do painel.

    Espero por ter lhe ajudado qualquer coisa me add no msn.
    [email protected]

  10. #10

    Padrão

    Meninos


    Usem seus AP´s, PC, Nono ou RB, monte tudo compre tres placas solar de mas de 80 W, ligue nessas placas um inversor de corrente de 12 V para 110 V, ligue nele tres baterias em paralelo as baterias podem ser 150 Ah.


    Ja fiz isso e não dava pau...

    Qualquer coisa estarei a disposição.


    Wellington

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wgalvao Ver Post
    Meninos


    Usem seus AP´s, PC, Nono ou RB, monte tudo compre tres placas solar de mas de 80 W, ligue nessas placas um inversor de corrente de 12 V para 110 V, ligue nele tres baterias em paralelo as baterias podem ser 150 Ah.


    Ja fiz isso e não dava pau...

    Qualquer coisa estarei a disposição.


    Wellington
    Amigo vc vai inverter para 110v para depois inverter para 12v, acho que isto seria bobagem, mais cada um sabe o que é melhor para cada caso.

  12. #12

    Padrão

    Nao compensa utilizar PC AP com painel solar. Justo pelo fato que a placa mae nao consome só 12v...
    Seria um desperdício de dinheiro colocar inversor e fonte, e tudo isso para fazer uma repetidora, *só se* precisasse realmente de processamento e memória nessa repetidora...

  13. #13

    Padrão Energia Solar

    Bom dia Amigo

    Ai vai os links:.: Solar Brasil :.

    .: Solar Brasil :.

    Ligue na Solar Brasil e fale com o sr Luiz e relate sua necessidade e ele te monta um projeto.
    Temos varios pontos de repetiçao com Energia Solar.
    O mais usado é o painel Kc 85-25 amp dia ai é so calcular o seu consumo diario,quanto mais reserva(bateria) melhor.

    Caso precise de mais Informaçoes entre em contato.


    www.tcftelecom.com.br

  14. #14

    Padrão

    Amigo..... Quem disse que não vele investir em sistema solar para ligar PCs e outros equipamentos? Se você tiver que colocar um repetidor em um morro a 55 km da cidade de onde você vai tirar energia? Pode fazer com sistema solar, pois eu ja fiz e deu muito certo.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wgalvao Ver Post
    Amigo..... Quem disse que não vele investir em sistema solar para ligar PCs e outros equipamentos? Se você tiver que colocar um repetidor em um morro a 55 km da cidade de onde você vai tirar energia? Pode fazer com sistema solar, pois eu ja fiz e deu muito certo.
    Nao disse todos os equipamentos, mas PC realmente nao vale pq se gastaria uma fortuna pra comprar o painel e inversor.
    Uma routerboard nao consomiria tanto quanto uma fonte atx.
    Por isso, utilizar pc ap com painel fotovoltaico somente em extrema necessidade...

  16. #16

    Padrão

    vlw pelas dicas .... no site do salar brasil tem um documento bem legal falando sobre energia solar...

    agora pra um link de 1m dedicado com 5.8ghtz que possivelmente usemos pra voip para uma pequena empresa e uma media ( sendo a media onde os Representantes acessem ou VIA VPN ou via WEBSERVICE para cadastrar pedidos e clientes e
    verificarem a situação dos pedidos.

    Seria Ideal USAR Routher BOARDS ou um AP convencional.

    e no caso a Bridge retramitir o sinal para cada empresa separadamente ? ou transmitir para a media e depois para a pequena ?

    att

    ABS

  17. #17

  18. #18

    Padrão

    Amigo,

    se precisar de equipamento completo para energia solar entre em contato comigo. Montaremos até uma mini usina se for preciso com operacionalidade para 3 dias ou mais sem sol.

  19. #19

    Padrão

    Amigo eu trabalho com comunicação ha muito tempo, inclusive tenho um link operando muito bem. me adicione no msn que conversaremos suas perguntas ficaram vagas....


    [email protected]


    Um abraço

    Wellington

  20. #20

    Padrão

    Vai aí um projeto para você: Para se ter um sistema confiável e durável, utilize dois módulos de 50 Watts pico da Kiocera ligados em série, uma bateria estacionária de 105 AH, de preferência DELPHI2000, E 01 controlador de carca morningstar Sunsever 10. Despreze as fontes dos SENAO e adapte os conectores para utilizar a própria saída do controlador, não terá dor de cabeças tão cedo. Se desejar mais detalhes, entre em contato [email protected]