+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão modem D-link->MIKROTIK->EDIMAX BR-6204Wg não consigo juntar essa combinação

    tenho um modem d-link 500b 10.1.1.0/24
    um server MK 192.168.1.0/24
    e um ap edimax BR-6204Wg

    estou querendo por este ap para receber os clientes e o Mk para fazer nat/dhcp/proxy/dns/controle de banda e de forma que os clientes tem que logar antes de iniciar a navegação.
    Uso o kurumin e faço tudo isso menos a pagina de login para clientes, a um mês atrás achava que MIKROTIK era sinônimo de windows mas descobri instalando este server na curiosidade que se trata de um mestiço linux se assim posso dizer se estiver falando besteira por favor me corrijam, mas gostei da leveza do O/S e quero poder testa-lo mas tenho muita dificuldade quanto a sua utilização tem momentos que não sei mais o que fazer e por onde seguir, já utilizei informações do tutorial do nosso amigo CATVBRASIL que é uma preciosidade e muitos manuais que consegui pela net mas como em outros foruns não da tanto enfase a este assunto me cadastrei aqui pra pedir ajuda pois vi a galera muito motivada com este O/S tambem.
    Tenho uma rede wireless simples, é mais um hobby que negocio pois gosto de desafios e pra mim rede é um mundo de novos desafios, nessa rede implementei um servidor linux kurumin e agora quero implementar o MK para aprender utiliza-lo e a pergunta é a seguinte:
    Quando configuro o sistema uso um cabo cross, apos configurar o dhcp-server ele seta um ip para a ether2 (interface dos clientes) mas quando conecto um cabo de rede comun ou mesmo um cross na wlan do ap não consigo acessar a net com ele o que fazer e como fazer?
    como configuro o ap em bridgi? ou modo ap? tenho que usar tal cabo cross no ap tambem ou so para configurar? porque se usa cabo cross no MK é por causa do winbox?
    ja resetei as configurações do MK e do ap varias vezes tentando outras opções mas nada!
    alguem tem um passo a passo para começar uma instalação? existe uma ordem para configuração ou não tem problema depois de configurar os ips das interfaces posso criar um nat antes do dns ou configurar um proxy antes do dhcp?
    como funciona as prioridades do MK? pois no debian/slak/suse e demais linux tem uma ordem se não da problemas em outras configurações.
    se alguem tiver disponibilidade de me passar estas informações eu agradeço

  2. #2

    Thumbs up

    amigo de todos os tutorias q li quando comecei esses foram os que mais ajudaram, segue esses tudo a risca e coloca esse radio como ap bridge . haaaa pra acesar o winbox pela ether tem q ser cabo cross, espero q ajude .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Hotspot-Mikrotik.pdf  
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por carlinhotocabrabo; 20-10-2008 às 22:24.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por underwanderson Ver Post
    tenho um modem d-link 500b 10.1.1.0/24
    um server MK 192.168.1.0/24
    e um ap edimax BR-6204Wg

    estou querendo por este ap para receber os clientes e o Mk para fazer nat/dhcp/proxy/dns/controle de banda e de forma que os clientes tem que logar antes de iniciar a navegação.
    Uso o kurumin e faço tudo isso menos a pagina de login para clientes, a um mês atrás achava que MIKROTIK era sinônimo de windows mas descobri instalando este server na curiosidade que se trata de um mestiço linux se assim posso dizer se estiver falando besteira por favor me corrijam, mas gostei da leveza do O/S e quero poder testa-lo mas tenho muita dificuldade quanto a sua utilização tem momentos que não sei mais o que fazer e por onde seguir, já utilizei informações do tutorial do nosso amigo CATVBRASIL que é uma preciosidade e muitos manuais que consegui pela net mas como em outros foruns não da tanto enfase a este assunto me cadastrei aqui pra pedir ajuda pois vi a galera muito motivada com este O/S tambem.
    Tenho uma rede wireless simples, é mais um hobby que negocio pois gosto de desafios e pra mim rede é um mundo de novos desafios, nessa rede implementei um servidor linux kurumin e agora quero implementar o MK para aprender utiliza-lo e a pergunta é a seguinte:
    Quando configuro o sistema uso um cabo cross, apos configurar o dhcp-server ele seta um ip para a ether2 (interface dos clientes) mas quando conecto um cabo de rede comun ou mesmo um cross na wlan do ap não consigo acessar a net com ele o que fazer e como fazer?
    como configuro o ap em bridgi? ou modo ap? tenho que usar tal cabo cross no ap tambem ou so para configurar? porque se usa cabo cross no MK é por causa do winbox?
    ja resetei as configurações do MK e do ap varias vezes tentando outras opções mas nada!
    alguem tem um passo a passo para começar uma instalação? existe uma ordem para configuração ou não tem problema depois de configurar os ips das interfaces posso criar um nat antes do dns ou configurar um proxy antes do dhcp?
    como funciona as prioridades do MK? pois no debian/slak/suse e demais linux tem uma ordem se não da problemas em outras configurações.
    se alguem tiver disponibilidade de me passar estas informações eu agradeço
    Oi amigo, preciso esclarer algumas coisas que ficaram confusas ou obscuras (para meu total entendimento) para tentar ajudar-lo

    1 - Voce tem um link adsl com um modem D-link (entendido), pergunto: O modem esta em bridge ou roteado?

    2 - Voce usa o Kutimin atualmente e quer substituir por Mikrotik para controlar a rede (down, up, p2p...)?

    3 - Você esta com a versão 2.9.27 do mikrotik?

    4 - Qual a configuração da maquina que usará para o server Mikrotik? (Detalhada: hd, memoria, processador placa mãe, placa de rede, placa wireless...)

    5 - A estrutura que irá utilizar é: adsl +> mk +> ap edimax (com antena omni) e seus clientes com antenas direcionais?

    Responda essas perguntas que vai ver como ficara facil de deixar tudo rodando ai.

    Fica tranquilo, vai dar tudo certissimo, pode crer...

    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    Amigo,

    para começar deixa o AP em bridge. No Mikrotik cria uma bridge e configure o seu AP em bridge para acessar a internet pela bridge que você criou no MK. São configurações relativamente simples. Você precisará cadastrar os MAC's de todos os clientes que forem conectar a internet pelo AP. Ative o DHCP server ou crie um servidor PPPoE ou Hotspot como forma de acesso de seus clientes.

  5. #5

    Padrão

    Desculpe a demora para agradecer a ajuda de você, pois não estava tendo tempo para escrever e sim para ler e aprender com vocês mas mesmo assim muito obrigado pela cooperação de todos do forum, o mk ja esta bombando graças a ajuda de todos.
    Sou fansaço do linux debian, kurumin debian ou seja sou fã do linux dos comandos dos terminais tudo no linux em geral mas pra o serviço rapido o mk esta sendo muito bom.
    Obrigado mais uma vez a todos

  6. #6

    Padrão

    Ola Pessoal, pegando embalo no topico do amigo, queria uma ajudinha basica:
    Atualmente na empresa tenho:

    Modem D-link500T(bridge)---=>AP. Ovislink---=> rj45 Switch para rede local / rgc58 Wireless com Omni.
    tenho 10 computadores na rede local e 15 computadores usando wireless.

    Queria saber se existe a possibilidade do Ap ficar no lugar da MiniPCI da seguinte maneira sem usar minipci...
    Modem D-link500T---=>RB433---=>Ovislink / Switch

    deixar a routerboard para processar e o ovislink apenas para emitir o sinal..

    eu consegui fazer a cabeca do chefe pra liberar $$ pra comprar a Rb433.. e em julho ele vai liberar mais pra comprar a minipci e um servidor pra fazer o cache full, ja que temos o velox de 1mb.

    enfim, tenho que me virar com o que tenho.. sera que da certo? alguem tem sugestoes melhores?
    Última edição por cl4udio; 07-01-2009 às 00:52.

  7. #7

    Padrão coloca um PCAP

    Citação Postado originalmente por cl4udio Ver Post
    Ola Pessoal, pegando embalo no topico do amigo, queria uma ajudinha basica:
    Atualmente na empresa tenho:

    Modem D-link500T(bridge)---=>AP. Ovislink---=> rj45 Switch para rede local / rgc58 Wireless com Omni.
    tenho 10 computadores na rede local e 15 computadores usando wireless.

    Queria saber se existe a possibilidade do Ap ficar no lugar da MiniPCI da seguinte maneira sem usar minipci...
    Modem D-link500T---=>RB433---=>Ovislink / Switch

    deixar a routerboard para processar e o ovislink apenas para emitir o sinal..

    eu consegui fazer a cabeca do chefe pra liberar $$ pra comprar a Rb433.. e em julho ele vai liberar mais pra comprar a minipci e um servidor pra fazer o cache full, ja que temos o velox de 1mb.

    enfim, tenho que me virar com o que tenho.. sera que da certo? alguem tem sugestoes melhores?
    ala amigo bom dia ..dexa a RB433 de lado e monta um PC AP fica otimo e vc ainda controla banda por cliente fax o proxy e chache full , faz um nat exerta e controla tudo de fora casa esteja fora da empresa. espero ter ajudado na ideia.