+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OpenSUSE ou Slackware

    Fala rapeize!

    Sei que esse deve ser mais um entre tantos tópicos com a mesma pergunta: qual distro usar? Bem, resolvi postar aqui, pois realmente tô na dúvida. Usei o OpenSUSE durante pouquíssimo tempo, e o Slack tb. Gosto dos dois em virtude do KDE (tudo bem que outras distros tb têm) e acabei escolhendo por serem distros mais "sólidas", pelo menos na minha humilde opinião de Linux Newbie.
    Enfim, baixei o OpenSUSE 11 e instalei em um PC do trabalho, mas ainda gostaria de uma opinião, a respeito de substituí-lo ou não pelo Slackware. Pelo que li em fóruns, com o Slack eu tenho que fazer mais coisas "no braço", enquanto no OpenSUSE isso seria mais automatizado. Tô sem PC em casa, e queria fuçar mais em Linux, pra adquirir um pouco mais de conhecimento.
    Pra recomendação de vcs, gostaria de me situar em qual tipo de usuário Windows eu sou. Pra manutenção, me considero avançado, pois geralmente não tenho problemas em resolver as telas azuis, o que geralmente é pau de hardware, que é meu forte. Com relação ao pacote Office, sou bem cru. Redijo textos, coloco em negrito, itálico, etc. Em resumo, meu negócio é hardware mesmo.
    Meu maior problema com o Linux, tem sido com os diretórios. Pra mim, ainda é mto confuso encontrar uma analogia para "Arquivos de programas", "Documents and Settings" ou até "Windows". Se der um pau, eu não sei onde procurar. Pra isso existem os fóruns, como aqui, mas nem sempre temos acesso à internet. Em resumo, gostaria da opinião de vcs com relação a essas duas distros. Se puderem analisar esses quesitos, agradeço:

    - Facilidade/dificuldade de instalação
    - KDE
    - Atualização
    - Suporte em comunidades
    - Aprendizado em console (sei configurar uma rede pelo console, mas não sei pelo X)
    - Resolução de problemas (caso hajam)

    Bem, conto com vcs, e desde já agradeço!!!
    Grande abraço!

  2. #2

    Padrão

    Uso os dois... Geralmente Slackware para serviços relacionados a segurança (firewall e até emails) e Suse para servidor de arquivos e principalmente para Desktops.

    Não aconselho usar o Slackware para desktops (pelo menos para novos usuários), pela quebradeira na configuração.

    Até...


  3. #3

    Padrão

    Meu caro,

    para usuários instale Ubuntu ou Kurumim. Para servidor o Slacware, como você mesmo descreveu, é meio complexo. Os mais indicados são Mandrake, Debian ou Red Hat.

  4. #4

    Padrão

    Usei o Ubuntu algumas vezes, inclusive na faculdade onde trabalho, as distros são Ubuntu. Só que tenho aversão ao Gnome. O Kubuntu seria uma boa pedida? Há tanto suporte a ele quanto ao Ubuntu?

  5. #5

    Padrão

    Lembre-se: Linux é Linux independente de dstribuição... O que vai mudar é mesmo a interface para usuários!!

    Obs.: Cada um tem sua dificuldade (mesmo supostos administradores).

    Att,


  6. #6
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão

    Se voce quer adquirir novos conhecimentos, passar por apuros e melhorar sua relacao em um nivel mais tecnico, eu com certeza diria pra voce instalar o Slackware.

    Distros para usuarios sao como o nome diz, voce starta o CD e ela faz tudo (ou quase), e voce acaba nao encontrando dificuldades e obstaculos que vao lhe fazer melhorar incrivelmente o entendimento do sistema.

    Em minha opiniao, as duas distribuicoes indicadas pra esse cenario (mais estaveis, etc) sao Slackware e Debian.
    O Debian tem o apt-get, que e' uma ferramenta que automatiza o processo de instalacao, upgrade/date e desinstalacao de pacotes, tornando o seu trabalho mais facil, o que nesse caso nao e' o que voce quer.

    Entao, eu indico o Slackware.
    Agora, eu sou suspeito pra falar, uso o Slackware desde 98 e te garanto que foi gracas a ele que aprendi muito do que eu sei hoje.
    Última edição por Fernando; 22-10-2008 às 11:33.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por psy Ver Post
    Se voce quer adquirir novos conhecimentos, passar por apuros e melhorar sua relacao em um nivel mais tecnico, eu com certeza diria pra voce instalar o Slackware.

    Distros para usuarios sao como o nome diz, voce starta o CD e ela faz tudo (ou quase), e voce acaba nao encontrando dificuldades e obstaculos que vao lhe fazer melhorar incrivelmente o entendimento do sistema.

    Em minha opiniao, as duas distribuicoes indicadas pra esse cenario (mais estaveis, etc) sao Slackware e Debian.
    O Debian tem o apt-get, que e' uma ferramente que automatiza o processo de instalacao, upgrade/date e desinstalacao de pacotes, tortando o seu trabalho mais facil, o que nesse caso nao e' o que voce quer.

    Entao, eu indico o Slackware.
    Agora, eu sou suspeito pra falar, uso o Slackware desde 98 e te garanto que foi gracas a ele que aprendi muito do que eu sei hoje.

    Perfeita a colocação!!!!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mtec Ver Post
    Lembre-se: Linux é Linux independente de dstribuição... O que vai mudar é mesmo a interface para usuários!!

    Obs.: Cada um tem sua dificuldade (mesmo supostos administradores).

    Att,


    Entendi meu caro. Sei muito bem disso, pois tive meu primeiro contato com Linux nem me lembro quando. Sei que foi na FENASOFT, quando comprei o Conectiva 4.0. Me lembro que era uma caixa preta, com 2 livros bem interessantes, e acho que umas 3 mídias. Daí pra frente, não fiquei mais presente na vida do pingüim, pois passei a trabalhar mais com hardware e redes sem fio, o que me deixava sem tempo pra estudar.
    Mas mesmo assim, não respondeu minha pergunta: Kubutuntu é uma boa pedida? Há suporte aceitável, como OpenSUSE / Slack / Ubuntu?

    Att,

    Barros.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por psy Ver Post
    Se voce quer adquirir novos conhecimentos, passar por apuros e melhorar sua relacao em um nivel mais tecnico, eu com certeza diria pra voce instalar o Slackware.

    Distros para usuarios sao como o nome diz, voce starta o CD e ela faz tudo (ou quase), e voce acaba nao encontrando dificuldades e obstaculos que vao lhe fazer melhorar incrivelmente o entendimento do sistema.

    Em minha opiniao, as duas distribuicoes indicadas pra esse cenario (mais estaveis, etc) sao Slackware e Debian.
    O Debian tem o apt-get, que e' uma ferramenta que automatiza o processo de instalacao, upgrade/date e desinstalacao de pacotes, tornando o seu trabalho mais facil, o que nesse caso nao e' o que voce quer.

    Entao, eu indico o Slackware.
    Agora, eu sou suspeito pra falar, uso o Slackware desde 98 e te garanto que foi gracas a ele que aprendi muito do que eu sei hoje.
    Você chegou no ponto em que eu queria. Preciso aprender mais, bem mais do que startar um CD e sair usando, como o Kurumin. Mas tb não quero passar grandes apertos, e nem conseguir usar o Linux, pois estaria vivendo em fóruns. Esse conhecimento já se tornou necessidade, pois daqui uns 2 anos no máximo, pretendo trabalhar com software embarcado, mais especificamente, Linux embarcado, para equipamentos de redes sem fio.
    Mesmo que isso não ocorra, sairei desse "Catolicismo Imposto" que é o Windows pra mim hoje. Necessito de "outras religiões", já que meu negócio é jogo mesmo, posso deixar o software Micro$oft somente para esse destino, e usar algo mais robusto, customizável e que faça minha massa cinzenta funcionar mais.
    Acho que o o Windows nos torna burros. Me lembro que até qndo usávamos mais o DOS, tínhamos mais noção de como funcionava. Hj é tudo pronto, e ninguém quer saber como funciona, mas somente se funciona, e nada mais.
    Desse grupo, eu tô fora.

    Valeu pela dica. Por precaução, estou baixando um ISO do Slackware 12 e outra do OpenSUSE 11. Caso o Slack se mostre muito agressivo pra mim, usarei camaleão um pouco.

    Vi muitos citarem o Debian aqui. Numa escala, ele estaria mais próximo ao Slackware, ou o OpenSUSE? Posso usar o KDE nele? (Sei que posso usar em qualquer um, mas já seria nativo pra essa distro?)

    Mais uma vez, obrigado.

    Barros / AN1MAL

  10. #10
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão

    O Debian e o Slackware fazem parte mais ou menos do mesmo nivel tecnico, exceto pelo fato do Debian possuir o apt-get, que te facilita a vida em amplos aspectos.

    Sim, pode usar o KDE normalmente.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AN1MAL Ver Post
    Entendi meu caro. Sei muito bem disso, pois tive meu primeiro contato com Linux nem me lembro quando. Sei que foi na FENASOFT, quando comprei o Conectiva 4.0. Me lembro que era uma caixa preta, com 2 livros bem interessantes, e acho que umas 3 mídias. Daí pra frente, não fiquei mais presente na vida do pingüim, pois passei a trabalhar mais com hardware e redes sem fio, o que me deixava sem tempo pra estudar.
    Mas mesmo assim, não respondeu minha pergunta: Kubutuntu é uma boa pedida? Há suporte aceitável, como OpenSUSE / Slack / Ubuntu?

    Att,

    Barros.
    Sim... atende. De qualquer forma, Linux é Linux. A distro, vai do usuário se adaptar (esta é a melhor). Aconselho a testar todas quanto puder. Depois escolha a que mais atende.

    Um abraço.
    Última edição por mtec; 22-10-2008 às 11:59.