+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com roteamento...

    Minha rede tem um mikrotik principal que recebe um link dedicado, e agora estou implementando routerboard com mikrotik 3,14 nas torres.
    Porém quero fazer um roteamento (acho q se chama de roteamento estático) que no causo o meu gateway irá ser os mikrotiks do pop, porem o nat será feito somente no mikrotik principal.
    Mesmo sendo o gateway nas torres, o ip do cliente chega ate o mikrotik principal.
    Alguem tem alguma dica de como c fazer este roteamento dos pops???

  2. #2

    Padrão

    Use as routerboards como bridge.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Use as routerboards como bridge.
    Obrigado por responder ao meu tópico.
    Acompanho o forum do under-linux, ja li e aproveitei vários tópico seus...Desde já agardeco...
    Vamos ver c consegue me dar umas dicas nesse assunto...
    No causo,já fiz uma bridge para a wireless e a lan da routerboard até ai blza. c faço nat navego blza.
    Porém quero fazer roteamento ativo(acho que eh isto né??) para que a router seje gateway do cliente,(fazer controle de banda e outros no próprio pop) mas que o nat da rede seje o MK principal, e nao nas torres. Assim chegando o ip de cada cliente no MK principal, tendo um melhor gerenciamento no geral...
    Teria alguma dica de como faze este roteamento???
    Obrigado...

  4. #4

    Padrão

    Seria melhor você deixar as rb apenas como bridge e não fazer nenhum roteamento e controle de banda e tals nela, apenas no mikrotik principal.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Seria melhor você deixar as rb apenas como bridge e não fazer nenhum roteamento e controle de banda e tals nela, apenas no mikrotik principal.
    Atualmente minha estrutura está assim. Mas da muita dor de cabeça. Gargalo e outros problemas.
    Alguem teria dicas de roteamento???

  6. #6

    Padrão

    O ideal é fazer autenticação em cada torre para evitar justamente uma possível lentidão na rede. Sempre faço assim e evito dores de cabeça, pois qualquer problema na bridge a navegação de todos pára.

  7. #7

    Padrão

    Aqui tambem é assim.
    Use bridge e ainda WDS so para deixar melhor, rs.
    Existem varios documentos aqui mesmo no under sobre wds.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por parlare Ver Post
    Atualmente minha estrutura está assim. Mas da muita dor de cabeça. Gargalo e outros problemas.
    Alguem teria dicas de roteamento???

    Ao invés de roteamento use VLAN, crie vlans na sua rede , sendo assim os clientes só tem acesso aos ips das vlans.

    Att.

  9. #9

    Padrão

    Vamo la galera.....Ninguém até agora me deu dicas, exemplos de roteamento estático. Os outros metados mencionados neste tópico tenho conhecimento, mas não são minha solução. Quero mesmo solução em roteamento estático..
    Alguém???????????????
    Grato