Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sera 24 dbi essa antena mesmo ?

    MercadoLivre: Antena Omni Orig.ARWEP 24Dbi Wireless Frete Grátis e Pigtail - R$ 279.99

    Galera, to afim dessa antena, sera que compensa pega ela ou uma hyperlink de menor dbi, to com uma generica 12 dbi com um wl-5460 400mw, se eu troca a antena por uma melhor sera que conseguirei aumentar o campo de cobertura?, sera q as hyperlinks são as melhores mesmo?.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Com certeza vc tem um aumento do alcance do sinal, uma antena de 12dbi tem um alcance de cerca de 10km e uma de 24dbi de aproximadamente 18km, mas precisa ver se compensa aumentar a area de alcance.. 24 dbi somente encontrei antenas de grelha :P
    Última edição por oitavo_anjo; 24-10-2008 às 11:07.

  4. #4
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    eu duvido.
    2

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatocracker Ver Post
    MercadoLivre: Antena Omni Orig.ARWEP 24Dbi Wireless Frete Grátis e Pigtail - R$ 279.99

    Galera, to afim dessa antena, sera que compensa pega ela ou uma hyperlink de menor dbi, to com uma generica 12 dbi com um wl-5460 400mw, se eu troca a antena por uma melhor sera que conseguirei aumentar o campo de cobertura?, sera q as hyperlinks são as melhores mesmo?.
    Só uma questão para pensarmos. Porque será que não existe omini homologada, acima de 15dbi?

    Porque não dão este rendimento ou então porque irão causar muitos problemas para todo o espectro
    Acho 15 já demais para omini.

  6. #6

    Padrão

    alem do detalhe da homologação, surgiu a duvida da existencia de antena omni de 24dbi, fiz uma pesquisa nas lojas q conheço e n encontrei nenhuma..

  7. #7

    Padrão

    he como diz um amigo meu
    falar até papagaio fala
    quero ver na pratica se da mesmo os 24dbi essa Omni .
    ^^

  8. #8

    Padrão

    isso tá mais pra propaganda enganosa.

  9. #9

    Padrão

    essa antena não é maior que uma de 15dBi, se fosse de 24dBi imagina o tamanho que seria.

  10. #10

    Padrão

    O que acontece com minha antena de 12 db quando eu mando 400mw nela (26db), melhora o sinal, piora o sinal? eu n deveria setar 12 db no ap tb ? quero alcance de 2k com visada em 90% livre.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatocracker Ver Post
    O que acontece com minha antena de 12 db quando eu mando 400mw nela (26db), melhora o sinal, piora o sinal? eu n deveria setar 12 db no ap tb ? quero alcance de 2k com visada em 90% livre.
    Esta especificação na antena não tem nada a ver com a potencia do rádio. Na antena refere-se a ganho de irradiação.

    Mas quanto mais baixo a potencia setada, melhor a qualidade do sinal. Eu tenho 1200 metros com 32mw, mas já setei em 16mw e ficou bom igual. Se levo pra 400mw fica uma droga, as vezes usuário não consegue nem pegar o ip, por causa do ruido. Recebe o sinal mais forte sim, mas sem qualidade não adianta nada. Então é só baixar e conecta na hora.

  12. #12

    Padrão

    Amigo,

    Eu concordo com o pessoal que acredita que ela não da 24dbi.

    Mesmo que ela tenha esse ganho, não é vantagem nenhuma utiliza-la, visto que você apenas vai detonar o spectro.

    Vamos observar apenas uma coisa, uma rb com um ótimo cartão só aquenta 50 conectados.. agora imagina de que adianta ter um alcance de 20km e poder manter só 50 clientes?????


    Com certeza o mais indicado é você montar outro pop, vai gastar mais um pouco mas vai ficar uma coisa melhor. bem melhor.

    Não vai melhorar nada você colocar uma omni de 24dBI e um cartão de 600mw.

    Qual é o seu interesse com a omni de tamanho ganho??? talvez o pessoal possa te ajudar de outras formas.

    Abraço.

  13. #13

    Padrão

    minha maior duvida é si eu setar 200 mw e tiver muita gente transmitindo na area n vai me prejudicar ?

    Vou tentar fazer um resumo do meu plano.

    500 metors 800 metros
    |------------------------------------------]--|----------------------------------------]
    omni 15db + ovis 200mw grade 24db-omni 12 db + ovis 200mw grade 24db

    Os links são altos o suficiente pra ter boa visada.

    * Posso usar uma antena de 12 db ao inves de 15 com o radio setado a 200 mw?
    * Se a minha estutura funcionar com os radios a 100mw mesmo com varias concorrentes ao lado ficara bom ?
    * o meu primeiro radio ta como router+ap, ou seja, o cabo sai do modem e ja sobe na torre, la ele roteia o sinal e ja distribui, esses ap ovislink aguenta o tranco, ta tudo numa caixa bem acondicionado e bem ventilado, desmontei os aps, so ta o PCB com siscipadores de calor em sima no chip rtl e do wireless. (esquentavam bem em ).
    * No caso dessa primera antena de 15 db n comprei ainda, tava querendo um hyperlink mas to meio quebrado, se eu comprar uma marca mais barata sera que resolve meu problema, quero um raio de 1km pelo menos de bom alcançe.

    Como pergunto em, kkk tomara que ajude outras pessoas tb.

  14. #14

    Padrão

    Renato,

    Vamos por partes:
    Responda essas perguntas para que possamos ter uma ideia melhor do seu cenario.

    Qual o raio que você quer alcançar com essa estrutura?
    Como é sua cidade? plana? acidentada?
    Quais equipamentos você já tem? marca e modelo.
    Você já tem clientes? quantos? a que distancia? qual é o mais longe?
    Qual a altura da torre? há outras torres perto?
    Como é seu spectro? muitas redes concorrentes?

    Você pode sim usar o radio setado em 200mw ate mais. mas isso deve ser testado, normalmente quanto maior a potencia menor a qualidade. teste com seu cliente mais longe, sete em 200mw, veja como está a qualidade e vá baixando ate consequir a melhor qualidade com a menor potencia.


    Você está pensando em usar duas omnis? uma de 15 e uma de 12? na mesma torre? qual a finalidade?
    As grades são para ptp?

    Abraço

  15. #15

    Padrão

    Kralho, sua pergunta é mais complicaca que a minha kkkkkkkkkkkkk

    Qual o raio que você quer alcançar com essa estrutura?
    R - Como dito, 1km pra cada omni.
    Como é sua cidade? plana? acidentada?
    R - 95% plana.
    Quais equipamentos você já tem? marca e modelo.
    R - Uso ovislink wl-5460 somente, grades aquarius, 1 omni aquario e a omni que falta n sei qual comprar.
    Você já tem clientes? quantos? a que distancia? qual é o mais longe?
    R - SIm, 16, o mais longe ta a 900metros. o resto é tudo ao redor da antena.
    Qual a altura da torre? há outras torres perto?
    R - a minha primeira torre q to montando vai ter 12 metros, a segunda ja montada tem 16 metros e a grade fica em sima de um predio de 4 andares. perto tem 1 torre, tem outras torres mas ficam mais longe, pelo que ouvi dize o infeliz dessa torre que fica perto tava usando um mega aparelho pra fude todo mundo.
    Como é seu spectro? muitas redes concorrentes?
    R - Tem varias omnis por aqui, sempre monitoro pra fica longe dos canais poluidos.

    Você está pensando em usar duas omnis? uma de 15 e uma de 12? na mesma torre? qual a finalidade?
    As grades são para ptp?
    R - 2 omni mas 1 em cada torre, ja tenho uma de 12 a outra que é a primeira do desenho n sei se compro de 12 ou 15, como dito, quero um alcance de 1km com cada uma, mas q funcione perfeito, da primeira omni quero atender alguns clientes, a segunda torre pega o sinal da primeira omni e redistribui na area da segunda torre e a ultima grade pega o sinal da segunda omni.

    (net vem daqui) omni ----- grade .(aqui recebo e manda pra clientes pela omni) . omni ----- grade(cliente - predio)

  16. #16

    Padrão

    Renato,

    Agora sim entendi.

    São suas torres, beleza.

    Se você quer alcance de apenas 2 km e sua cidade e plana, usa a de 12 dbi mesmo marca boa, faz um pesquisa aqui no foum para saber qual a melhor omni creio que seja hyperlink, mas da uma pesquisada.

    Pra um alcance bom a ate 2km não tem necessidade de setar o ap para 200mw, acho que uns 100 ta de bom tamanho, voce tem que testar como disse acima, porque se seu spectro já ta poluido e você colocar mais potencia ainda, vai poluir mais e gerar mais ruido prejudicando os outros e voce mesmo.

    Para dimensionar bem o alcançe da omni veja nas especificações dela o lobulo vertical dela pra voce calcular a altura ideial pra alcancar os 1km. creio que os 12m estejam otimos.


    No mais qualquer duvida estamos ai.

  17. #17

    Padrão

    Nesta distância você pode deixar com a menor potencia.
    Eu tenho aqui 1200 metros e com 16 ou 32mW vai do mesmo jeito.
    Começa com 100 e vai baixando e testando.

    Só que não tenho omini. Elas são mais sensíveis a gerar e captar ruídos.

    Deixei com as piores antenas ( no conceito de muitos). Aquário 12 DBi , aquelas panelinhas e tem antena já com mais de ano e nunca deu problema. Deixei com polarização horizontal. E custa 50,00 cada. Só que aí vai gastar mais com mais rádios.

    Coloquei 2 paineis de 14 dbi e o sinal ficou até menor. Não achei explicação para isso, mas voltei para as panelinhas.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nesta distância você pode deixar com a menor potencia.

    Deixei com as piores antenas ( no conceito de muitos). Aquário 12 DBi , aquelas panelinhas e tem antena já com mais de ano e nunca deu problema. Deixei com polarização horizontal. E custa 50,00 cada. Só que aí vai gastar mais com mais rádios.

    Coloquei 2 paineis de 14 dbi e o sinal ficou até menor. Não achei explicação para isso, mas voltei para as panelinhas.
    Você usa panelinhas da aquario como paineis?
    Quantas você usa? 6 mesmo, como fica a cobertura? e facil o alinhamento dos clientes??

    Grato,

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Você usa panelinhas da aquario como paineis?
    Quantas você usa? 6 mesmo, como fica a cobertura? e facil o alinhamento dos clientes??

    Grato,
    O que mais me doeu foi que com o custo de dois paineis da Oiw eu podia comprar 20 panelinhas.
    Sim, com 6 voce fecha os 360º. E ainda por cima não satura os rádios com muitos usuários.

    O alinhamento é fácil. E se usar panelinha no usuário ai então fica mais fácil. Só não sei como ficaria com 100, 200 usuários, todo mundo apontando panelinha para a base, já que ela é uma antena de 60º. Pode ser até que cause mais problemas.

  20. #20

    Padrão

    1929,

    Qual a altura dessa panelinhas suas? estive olhando e me preucupei com o angulo vertical dela. qual a altura que elas estao, e qual a distancia do seu cliente mais longe?

    Desculpe pentelhar tanto é que pesquisei o forum inteiro sobre isso e nao achei quase nada.

    Abraço