Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking (RESOLVIDO) Pago para quem me der uma solução

    Pessoal, continuo com dificuldades em resolver meu problema, coloquei escrens para vcs entenderem melhor meu problema.
    Tenho dois links ADSL (mas onde moro não chega ADSL por isso envio para mim por direcional) e quero que cada link saia por uma ether não quero misturar, quero apenas que cada um saia por uma ether. No esquema vcs verão que recebo meus dois links por uma placa wireless (G520) Antes que mandem eu colocar um ap pra receber eu aviso que já fiz isso e deu na mesma. Quero trabalhar com os links separados, consigo receber os dois numa boa, mas não consigo fazer o link 2 funcionar ou seja ser usado pela ether2 a ether2 continua buscando link na ether1. Postei meu esquema atual (esquema1 e mikrotik1) e o esquema que quero fazer funcionar (esquema2 mikrotik2) acho que falta alguma regra no firewall ou rota, não sei, por favor me ajudem. agradeço a todos.

    Já postei essa mesma dúvida neste post aqui:
    https://under-linux.org/forums/mikro...as-saidas.html

    Nenhuma das soluções funcionaram.

    estou disposto a pagar para resolver esse problema, desde que não custe os olhos da cara.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         esquema1.jpg
Visualizações:	243
Tamanho: 	29,9 KB
ID:      	2921   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik1.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	179,0 KB
ID:      	2922  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         esquema2.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	34,8 KB
ID:      	2923   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik2.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	201,4 KB
ID:      	2924  

    Última edição por SgtoMarlthon; 25-10-2008 às 02:04. Razão: Resolvido

  2. #2

    Padrão

    Amigo, até uns tempos atráz eu estava querendo fazer o mesmo aqui em casa, 2 links adsl.... uma pergunta. Vc já ouviu falar em balanceamento de carga? e por q vc quer usar os links independentes?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Pessoal, continuo com dificuldades em resolver meu problema, coloquei escrens para vcs entenderem melhor meu problema.
    Tenho dois links ADSL (mas onde moro não chega ADSL por isso envio para mim por direcional) e quero que cada link saia por uma ether não quero misturar, quero apenas que cada um saia por uma ether. No esquema vcs verão que recebo meus dois links por uma placa wireless (G520) Antes que mandem eu colocar um ap pra receber eu aviso que já fiz isso e deu na mesma. Quero trabalhar com os links separados, consigo receber os dois numa boa, mas não consigo fazer o link 2 funcionar ou seja ser usado pela ether2 a ether2 continua buscando link na ether1. Postei meu esquema atual (esquema1 e mikrotik1) e o esquema que quero fazer funcionar (esquema2 mikrotik2) acho que falta alguma regra no firewall ou rota, não sei, por favor me ajudem. agradeço a todos.

    Já postei essa mesma dúvida neste post aqui:
    https://under-linux.org/forums/mikro...as-saidas.html

    Nenhuma das soluções funcionaram.

    estou disposto a pagar para resolver esse problema, desde que não custe os olhos da cara.
    amigo no esquema 2 substitui o swith por um pc com mk
    faz o balanciamento dos links .
    e pronto .

  4. #4

    Padrão

    a d-link tem um equpamento q faz balanceamento de carga, naum me lembro o modelo, vc pode colocar no lugar do switch, e a rota default do mik para a internet, é o ip do (balanceador de carga)D-LINK. creio q funcione, um amigo meu q é vendedor me disse q sai bastante destes equipamentos.

  5. #5

    Padrão

    O aparelho é esse ai e quem já usou ele fala muito bem,estou pensando em colocar um aqui tbm,só estou esperando me ligarem o outro link adsl.

    Dados do produto D-Link DI-LB604

    O Roters D-Link DI-LB604 é excelente para quem quer mais velocidade e segurança podendo utilizar 2 Links diferentes para balanceamento ou backup.
    Uma das principais diferenças e vantagens do diante dos outros roteadores, são as 2 portas WAN. Com a capacidade de usar até 2 conexões à Internet, a disponibilidade total da largura de banda se duplica, e por isso fornece maior performance na eficiência da rede e produtividade dos usuários. As 2 portas WAN também fornecem uma ação rápida no momento de falha de uma das conexões. Caso uma delas pare de funcionar a outra assume o controle automaticamente, para garantir o funcionamento contínuo da rede.

  6. #6

    Padrão

    Bom dia....

    Cara pelo que eu entendi vc esta querendo fazer uma coisa e os caras estão querendo que vc faça outra....rsrs
    para funcionar oq vc quer e fácil basta vc fazer o seguinte.

    No swicht vc terá q configurar a porta 1 como trunk passando as Vlan's ABC, XYZ , na porta 2 vc cria a Vlan ABC e conecta o seu primeiro ADSL e na porta 3 vc cria a Vlan XYZ e conecta o segundo ADSL ..... apos feito isso bastava vc abrir essas Vlan's no Mk e decidir ql ira atender cada ETH ... não esqueça de deixar o rádio em Bridge.

    Acho q era isso q vc estava procurando.... qlq duvida poste aki....

    abraços

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Bom dia, vc deve esta usando a mascara /8 e os ips das eths estao no mesmo range. Para fazer o que vc quer, crie uma bridge no mk colocando a wan + eth1 + eth2. Altera um dos modens para trabalhar em range de ip diferente do outro. Na bridge coloque 2 ips , respectivos aos ranges escolhidos. Depois é so colocar as rotas respectivas.

  8. #8
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    A ideia deste forum é a ajuda mutua. Coloquei a solucao que acho ser a certa. Cada um vai lendo e melhorando as solucoes dos outros para no fim chegar a algum lugar. Mude o titulo dos seus pedidos de ajuda. Boa sorte.

  9. #9

    Padrão

    Esse é um dos motivos que não se tem receitas prontas aqui no forum. Cada caso é um caso e mesmo assim, existem várias formas de se encarar e resolver a questão.

    Pelo que eu entendi, o que ele quer é um balanceamento mas apenas direcionando cada range de ips para sair por um determinado link (adsl).

    Se for isso vá na caixa "Pesquisar" no canto superior esquerdo do forum e esqueva: "LOADBALANCE POR GRUPO",
    isso vai trazer diversas dicas.

    Algumas que encontrei:

    Tutoriais/Wireless/Load Balance Free - UnderLinux Wiki

    https://under-linux.org/forums/mikro...re-adsl-3.html

    Se não for isso, volte ao assunto.

    É claro que existem outras abordagens.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosm Ver Post
    Bom dia....

    Cara pelo que eu entendi vc esta querendo fazer uma coisa e os caras estão querendo que vc faça outra....rsrs
    para funcionar oq vc quer e fácil basta vc fazer o seguinte.

    No swicht vc terá q configurar a porta 1 como trunk passando as Vlan's ABC, XYZ , na porta 2 vc cria a Vlan ABC e conecta o seu primeiro ADSL e na porta 3 vc cria a Vlan XYZ e conecta o segundo ADSL ..... apos feito isso bastava vc abrir essas Vlan's no Mk e decidir ql ira atender cada ETH ... não esqueça de deixar o rádio em Bridge.

    Acho q era isso q vc estava procurando.... qlq duvida poste aki....

    abraços
    Pois é... eu postei as screens para que o pessoal me ajude dentro da minha realidade entende? uso a rede em /24 não tenho como mudare isso, já imaginou mudar a mascara em todos os clientes? Eu recebo meus dois links numa placa wireless G520 e quero colocar dois ips nela... outra coisa... não quero balanceamento... quero trabalhar com dois links separados só isso, não pensei que seria tão dificil, se for pra eu gastar dinheiro eu compraria outra G520 e botava pra receber separado, ou fazia outro MK. O switch que tenho é D-link, nem sabia que tem como configurar switch. Meu rádio que envia está em bridge. Não quero baçlencear pq o AP tem limite de clientes, e o do meu link antigo está no limite, quero que os novos entrem na noma OMNI e novo link só isso. Abraços a todos.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaeldebastiani Ver Post
    Amigo, até uns tempos atráz eu estava querendo fazer o mesmo aqui em casa, 2 links adsl.... uma pergunta. Vc já ouviu falar em balanceamento de carga? e por q vc quer usar os links independentes?
    por dois motivos, uso AP para transmitir, e AP tem limite de clientes, e pq já li sobre load balance, e pelo que vejo dá mais dor de cabeça do que solução.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Bom dia, vc deve esta usando a mascara /8 e os ips das eths estao no mesmo range. Para fazer o que vc quer, crie uma bridge no mk colocando a wan + eth1 + eth2. Altera um dos modens para trabalhar em range de ip diferente do outro. Na bridge coloque 2 ips , respectivos aos ranges escolhidos. Depois é so colocar as rotas respectivas.
    Estou usando /24 as ethers estão com ranges diferentes, e os modens também, acho que vcs não sacaram... Eu recebo o link dos dois modem em uma única placa wireless no MK e quero colocar dois ips nela, pra eu trabalhar. Não sou bom em MK, a ultima vez que fui fazer bridge, parou tudo aqui. tem como exemplificar?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Pois é... eu postei as screens para que o pessoal me ajude dentro da minha realidade entende? uso a rede em /24 não tenho como mudare isso, já imaginou mudar a mascara em todos os clientes? Eu recebo meus dois links numa placa wireless G520 e quero colocar dois ips nela... outra coisa... não quero balanceamento... quero trabalhar com dois links separados só isso, não pensei que seria tão dificil, se for pra eu gastar dinheiro eu compraria outra G520 e botava pra receber separado, ou fazia outro MK. O switch que tenho é D-link, nem sabia que tem como configurar switch. Meu rádio que envia está em bridge. Não quero baçlencear pq o AP tem limite de clientes, e o do meu link antigo está no limite, quero que os novos entrem na noma OMNI e novo link só isso. Abraços a todos.
    Na prática o que quer é uma espécie de balanceamento, porém com a divisão do tráfego efetuado com base nos ips/24.

    Os links que coloquei fazem isso. Vai ter que fazer marcação de pacotes por rede (/24) e depois direcionar cada um por um gateway.

    Já fiz algo parecido, usando dois modems adsl ligados a uma mesma porta Eth.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Estou usando /24 as ethers estão com ranges diferentes, e os modens também, acho que vcs não sacaram... Eu recebo o link dos dois modem em uma única placa wireless no MK e quero colocar dois ips nela, pra eu trabalhar. Não sou bom em MK, a ultima vez que fui fazer bridge, parou tudo aqui. tem como exemplificar?
    Nos links que coloquei tem exemplos, dá uma olhada.

  15. #15

    Padrão Solucão Simples

    A solução de seu problema é simples grande uso em belém um cliente trabalhando na mesma situação que vc veja se conseguiu se naum me diga o que ta faltando e tentaremos solucionar seu problema abraços e t+

  16. #16

    Padrão

    Gente pelo amor de Deus o cara simplesmente quer separar os dois links na saida, e não um load balance ... é simples demais ... basta marcar as duas rotas do adsl na entrada, criar dois ranges de ips distintos, e fazer o redirecionamento via Interface na saida !


    Amigo senão conseguir resolver o seu problema me add no msn que a gente negocia !

    [email protected]


    Abraços !

  17. #17

    Padrão Simples

    Bom David parece ser simples mesmo naum é basta apenas umas pequenas noções de rede a vossa amigo para solucionar seu problema o que eu fiz em um cliente na mesma situação que ele bom espero que ele consiga resolver seu problema se naum conseguir tbem me ponho a disposição a ajudar add ai [email protected] abraço

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Esse é um dos motivos que não se tem receitas prontas aqui no forum. Cada caso é um caso e mesmo assim, existem várias formas de se encarar e resolver a questão.

    Pelo que eu entendi, o que ele quer é um balanceamento mas apenas direcionando cada range de ips para sair por um determinado link (adsl).

    Se for isso vá na caixa "Pesquisar" no canto superior esquerdo do forum e esqueva: "LOADBALANCE POR GRUPO",
    isso vai trazer diversas dicas.

    Algumas que encontrei:

    Tutoriais/Wireless/Load Balance Free - UnderLinux Wiki

    https://under-linux.org/forums/mikro...re-adsl-3.html


    Se não for isso, volte ao assunto.

    É claro que existem outras abordagens.
    Olha, no caso dos seus exemplos, saõ dois ADSL saindo numa LAN e no meu caso quero Dois ADSL saindo um em cada LAN, num dos exemplos tenho que dividir uma faixa de IP em dois grupos e eu não quero isso, quero Ethers diferentes com faixas diferente.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Gente pelo amor de Deus o cara simplesmente quer separar os dois links na saida, e não um load balance ... é simples demais ... basta marcar as duas rotas do adsl na entrada, criar dois ranges de ips distintos, e fazer o redirecionamento via Interface na saida !


    Amigo senão conseguir resolver o seu problema me add no msn que a gente negocia !

    [email protected]


    Abraços !
    É isso mesmo oq eu quero, mas peço que vejam minhas acreens para entenderem como minha rede está montada, e se é possível eu usar apenas uma Wlan recebendo minhas ADSL e por dois IPS nessa Wlan. Mas no grosso modo é isso mesmo q vc falou oq eu quero. acho que é o mais simples de fazer, se for preciso coloco mais uma Wlan recebendo o sinal.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mircmouse Ver Post
    A solução de seu problema é simples grande uso em belém um cliente trabalhando na mesma situação que vc veja se conseguiu se naum me diga o que ta faltando e tentaremos solucionar seu problema abraços e t+
    Não consegui.... ta faltando tudo :-) Peço que leiam minhas screens para entenderem melhor minha situação.

    Eu uso hotspot. O interessante é que quando eu coloco a faixa de IP da minha Ether1 no meu link Modem1 fico sem net.
    Última edição por SgtoMarlthon; 25-10-2008 às 00:14.