+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conflito de IP na rede

    Bom dia, estou com um problema de conflito de IP na rede, do nada aparece a mensagem e os clientes começam a ligar falando que a internet não funciona... tem como eu saber pelo Mikrotik se tem algum IP invasor, conflitando minha rede wireless?
    Obs.: Não amarro o IP ao mac..

  2. #2

    Padrão

    geralmente é por mac e nao por ip que vc irá descobrir,

    1 - Voce tem algum access point Edimax na rede ? se tiver verifique os mesmos,
    2 - Com uma maquina windows mesmo, voce verá uma mensagem. " Existe um conflito de ip na rede".
    3 - Entre em Painel de controle >> Ferramentas Administrativas >> Visualizar Eventos >> Sistema.

    Nesse item terá uma mensagem:

    O sistema detectou um conflito de endereço entre o endereço IP x.x.x.x e o sistema
    que possui o endereço de hardware de rede 00:00:00:00:00:00. Como resultado desse conflito,
    as operações de rede nesse sistema podem ser interrompidas.

    Note que se vc for nos clientes, o ip irá mudar, porém o MAC será sempre o mesmo. Ou seja o MAC estará gerando conflito com todas as classes de ips conectadas no mesmo meio físico.

    Att.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    geralmente é por mac e nao por ip que vc irá descobrir,

    1 - Voce tem algum access point Edimax na rede ? se tiver verifique os mesmos,
    2 - Com uma maquina windows mesmo, voce verá uma mensagem. " Existe um conflito de ip na rede".
    3 - Entre em Painel de controle >> Ferramentas Administrativas >> Visualizar Eventos >> Sistema.

    Nesse item terá uma mensagem:

    O sistema detectou um conflito de endereço entre o endereço IP x.x.x.x e o sistema
    que possui o endereço de hardware de rede 00:00:00:00:00:00. Como resultado desse conflito,
    as operações de rede nesse sistema podem ser interrompidas.

    Note que se vc for nos clientes, o ip irá mudar, porém o MAC será sempre o mesmo. Ou seja o MAC estará gerando conflito com todas as classes de ips conectadas no mesmo meio físico.




    Att.
    Reparei isso agora. E Vi que o MAc é q está conflitando tudo, parece q ele ta usando vários Ips, e outra coisinha, na janela ARP no mikrotik esse mac fica mudando do nada de um determinado endereço IP

  4. #4

    Padrão

    você usa DHCP?

    na interface wlan coloque o arp como reply-only

  5. #5

    Padrão

    amigo, alguem ta sacaneando vc... dando looping na rede. Isso é feito ligando duas pontas de um cabo de rede no mesmo switch ou ap.... Pelo MAC vc consegue ver de onde esta vindo o conflito, isso se vc tiver o controle dos macs da sua rede.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    amigo, alguem ta sacaneando vc... dando looping na rede. Isso é feito ligando duas pontas de um cabo de rede no mesmo switch ou ap.... Pelo MAC vc consegue ver de onde esta vindo o conflito, isso se vc tiver o controle dos macs da sua rede.

    Ja identifiquei o FDP q estava ligado num repetidor meu e desativei o repetidor para testes e parou de dar conflito na rede, agora to amarrando todos os clientes pra depois liberar esse repetidor.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    você usa DHCP?

    na interface wlan coloque o arp como reply-only

    Não Uso fixo e agora to amarrando a galera.

  8. #8

    Padrão

    Tem como criar uma regra no firewall para bloquear o Ip que está conflitando a rede, sendo que só irá acessar os Ip's amarrados com o mac no mikrotik, ou algo parecido com isso???

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    amigo, alguem ta sacaneando vc... dando looping na rede. Isso é feito ligando duas pontas de um cabo de rede no mesmo switch ou ap.... Pelo MAC vc consegue ver de onde esta vindo o conflito, isso se vc tiver o controle dos macs da sua rede.
    Onde eu consigo visualizar isso?? Minha rede ta com IP X MAC amarrados.