Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hyperlink x oiw x emctest

    Bom dia a todos,

    Estou cotando alguns paineis setoriais 90 para instalar em meu provedor, pela especificação tecnica das antenas, todas as três são muito boas e o melhor homologadas.

    Então gostaria de saber a opinião dos amigos pela experiência, qua a melhor das três.

    Abaixo segue o link das antenas.

    Paineis Setoriais
    .:: OIW - Telecom Solutions ::.
    .:: OIW - Telecom Solutions ::.

  2. #2

    Padrão

    E daí Rodrigo, como vai.

    Eu tive uma experiencia ruim com a OIW. Comprei dois paineis 14 dbi 90º Pol Vertical.
    O que me informaram é que era a mesma Hyperlink. Realmente, deve ser, pois o acabamento, a embalagem, tudo indicava um excelente produto. Me disseram que compram da Hyperlink e colocam a marca deles. Eles não escondem este fato.

    Só que no meu caso, não deu melhora do sinal, pelo contrário, diminuiu. Eu usei estes dois paineis para distribuir e fazer também um WDS com o outro painel. Pelo que se relata de Hyperlink, eu já imaginava um canhão, visto a distância ser de 1200 metros.

    Resultado: voltei para minha Aquário 12 Dbi modelo "panelinha". Deixei uma destas na base e no outro ponto distante coloquei uma PTX-18 (15 dbi) da Pluton. O sinal da 10% mais com estas anteninhas. Se tirar a Pluton e colocar outra Aquário, o resultado é semelhante.

    Fiquei decepcionado com a OIW. Coisa de minha cabeça, mas acho que a Hyperlink deve enviar para eles 2ª linha, depois de fazer uma seleção de qualildade.

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Bom dia a todos,

    Estou cotando alguns paineis setoriais 90 para instalar em meu provedor, pela especificação tecnica das antenas, todas as três são muito boas e o melhor homologadas.

    Então gostaria de saber a opinião dos amigos pela experiência, qua a melhor das três.

    Abaixo segue o link das antenas.

    Paineis Setoriais
    .:: OIW - Telecom Solutions ::.
    .:: OIW - Telecom Solutions ::.

  3. #3

    Padrão

    estou aumentando minha torre para 26m, se eu colocar 4 paineis da emctest de 90 graus, eu conseguirei cobrir logo abaixo da antena ...
    Sendo que na especificação da mesma fala na abertura do lobulo de 20 graus na vertical. E da hyperlink somente 10 Graus.

    Ambas de 14 Dbi.

  4. #4

    Padrão

    kra eu comprei oiw nao gostei
    atualmente soh hyperlink mesmo

  5. #5

    Padrão

    Vou fazer o pedido na terça de paineis da EMC, tem um preço muito bom.

    Vamos ver o que dá.

  6. #6

    Padrão

    Rodrigo,

    Segue alguns testes que fiz com um modelo de painel mais antigo da OIW, não é este modelo Hyperlink, é um antigo que a OIW vendia de 14dbi (90°/30°) e antenas da Aquario, tanto a 12dbi 60°/60º (panelinha) quanto a setorial de 90º/30°.

    Comparando as Aquario com os OIW, tanto a 60° quanto a 90° da aquario melhoraram o sinal em pelo menos 3db em cada cliente, ou seja, proporcionou o dobro de potencia que os paineis antigos. Para clientes acerca de 90°, o painel de 90° realmente proporcionou um ganho melhor que o de 60°, no entanto a diferença media foi de cerca de 2db, ainda assim melhor que o sinal com os paineis antigos.

    Achei interessante o painel de 60° por ser 60/60 ou seja, até clientes logo abaixo do POP conseguem um bom sinal, existe a possibilidade de se trabalhar em outra polarizacao e fora a questao de valores que você compra 4 de 60° pelo preco de 1 de 90° :P hehehe

    Espero ter colaborado.

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  7. #7

    Padrão

    Mais um que fechou comigo.

    Eu até aposentei painel OIW de 14 e fiquei com panelinha de 12.
    Quanto ao ângulo vertical, é verdade mesmo, logo abaixo da torre tenho sinal cheio. coisa que não dava com OIW.
    Só nunca teste para distâncias maiores que 1.5 km para ver se o painel seria superior. Mas abaixo disso panelinha é show.

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Rodrigo,

    Segue alguns testes que fiz com um modelo de painel mais antigo da OIW, não é este modelo Hyperlink, é um antigo que a OIW vendia de 14dbi (90°/30°) e antenas da Aquario, tanto a 12dbi 60°/60º (panelinha) quanto a setorial de 90º/30°.

    Comparando as Aquario com os OIW, tanto a 60° quanto a 90° da aquario melhoraram o sinal em pelo menos 3db em cada cliente, ou seja, proporcionou o dobro de potencia que os paineis antigos. Para clientes acerca de 90°, o painel de 90° realmente proporcionou um ganho melhor que o de 60°, no entanto a diferença media foi de cerca de 2db, ainda assim melhor que o sinal com os paineis antigos.

    Achei interessante o painel de 60° por ser 60/60 ou seja, até clientes logo abaixo do POP conseguem um bom sinal, existe a possibilidade de se trabalhar em outra polarizacao e fora a questao de valores que você compra 4 de 60° pelo preco de 1 de 90° :P hehehe

    Espero ter colaborado.

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  8. #8

    Padrão

    Lendo a especifiação tec dos paineis EMC, ví que o angulo de abertura na vertical é bem superior aos das outras antenas,por ex hyperlink e OiW, mas na especificação está tudo muito bom, queria opinição de alguem que já trabalha com essas antenas.

    No meu caso aqui eu não vou precisar atender grandes distancias, mas sim as proximidades, por isso a abertura vertical é tão importante.

    Valeu a contribuição dos colegas.

    T +

  9. #9

    Padrão

    Rodrigo,

    Não fiz testes ainda com o painel da EMCtest, estou com um aqui de 15dbi (90°/30°) e assim que testa-lo estarei postando os resultados...

    Bom, vou lhe expor como está minha situação hoje, trabalho da seguinte forma: 2 paineis 12dbi 60°/60° Aquario na Base/POP c/ APs Edimax 7209 (APRouter) para atender cerca de 180° (hehe, isso mesmo, 2 de 60° para atender 180°) e nos clientes AP Edimax 7209 (APRouter)+Grade 25dbi Aquario, tenho cliente desde 100m de distancia do POP e os mais distantes a 1400m, forneço velocidades de 300K a 2 Mega e dificilmente tenho alguma reclamação ou problema nos clientes.

    Recomendaria para você as "panelinhas" da Aquario 60°/60°, você ainda pode trabalhar na polarizacao horizontal e fugir de interferencias, atender clientes BEM próximos sem problemas e como já citei, o custo delas é muito bom, em torno de uns R$ 60,00.

    De qualquer forma, com este valor vale a pena comprar ao menos uma e fazer uns testes na sua situação...

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  10. #10

    Padrão

    Valeu pela força, mas no meu caso tem que casar "antena x homologação". São muitas antenas boas, mas se não tem homologação pra mim não serve.

    Mesmo assim eu agradeço sua contribuição.

    um grande abraço t +

  11. #11

    Padrão

    E como é fácil trocar a polarização delas. No modelo antigo tinha que improvisar. Agora, é só inverter 1 parafuso dos dois que fixa o suporte. Já vem até o furo para ele.

  12. #12

    Padrão

    Rodrigo,

    Acho que não fui claro quanto a homologação, esta panelina da Aquario de 12dbi 60/60 além de ter um valor bem interessante é sim Homologada ok?

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  13. #13

    Padrão

    E ai testou o painel setorial de 15 dbi da EMC? Estou para comprar 4 pra fazer um angulo de 360º mas to meio na duvida ainda

  14. #14

    Padrão

    Comprei 4 paineis desses, mas a distância maxima que utilizo aqui é 1 a 1,5 Km.
    Bom sinal, gostei pois logo abaixo da torre tem um bom nivel de sinal. O angulo de abertura é muito bom para pequenas distâncias.

  15. #15

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E daí Rodrigo, como vai.

    Eu tive uma experiencia ruim com a OIW. Comprei dois paineis 14 dbi 90º Pol Vertical.
    O que me informaram é que era a mesma Hyperlink. Realmente, deve ser, pois o acabamento, a embalagem, tudo indicava um excelente produto. Me disseram que compram da Hyperlink e colocam a marca deles. Eles não escondem este fato.

    Só que no meu caso, não deu melhora do sinal, pelo contrário, diminuiu. Eu usei estes dois paineis para distribuir e fazer também um WDS com o outro painel. Pelo que se relata de Hyperlink, eu já imaginava um canhão, visto a distância ser de 1200 metros.

    Resultado: voltei para minha Aquário 12 Dbi modelo "panelinha". Deixei uma destas na base e no outro ponto distante coloquei uma PTX-18 (15 dbi) da Pluton. O sinal da 10% mais com estas anteninhas. Se tirar a Pluton e colocar outra Aquário, o resultado é semelhante.

    Fiquei decepcionado com a OIW. Coisa de minha cabeça, mas acho que a Hyperlink deve enviar para eles 2ª linha, depois de fazer uma seleção de qualildade.

    CUIDADO COM ANTENAS HYPERTEC, NÃO CONFUNDIR COM HYPERLINK,,,ATENÇÃO: COMPREI uma de 21 dbi e é um lixo!!! minha aquario de 12 dbi é bem melhor!!!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chtech Ver Post
    CUIDADO COM ANTENAS HYPERTEC, NÃO CONFUNDIR COM HYPERLINK,,,ATENÇÃO: COMPREI uma de 21 dbi e é um lixo!!! minha aquario de 12 dbi é bem melhor!!!
    Mas a minha não era hypertec, mas OIW que segundo a prórpia OIW me disse é feita pelos mesmos fabricantes que fazem para a hyperlink.
    Para muitos funcionou, mas para mim não.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Rodrigo,

    Não fiz testes ainda com o painel da EMCtest, estou com um aqui de 15dbi (90°/30°) e assim que testa-lo estarei postando os resultados...

    Bom, vou lhe expor como está minha situação hoje, trabalho da seguinte forma: 2 paineis 12dbi 60°/60° Aquario na Base/POP c/ APs Edimax 7209 (APRouter) para atender cerca de 180° (hehe, isso mesmo, 2 de 60° para atender 180°) e nos clientes AP Edimax 7209 (APRouter)+Grade 25dbi Aquario, tenho cliente desde 100m de distancia do POP e os mais distantes a 1400m, forneço velocidades de 300K a 2 Mega e dificilmente tenho alguma reclamação ou problema nos clientes.

    Recomendaria para você as "panelinhas" da Aquario 60°/60°, você ainda pode trabalhar na polarizacao horizontal e fugir de interferencias, atender clientes BEM próximos sem problemas e como já citei, o custo delas é muito bom, em torno de uns R$ 60,00.

    De qualquer forma, com este valor vale a pena comprar ao menos uma e fazer uns testes na sua situação...

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna
    Marcelo, qual a distancia entre suas panelinhas no POP?
    Voce disse que quase não tem reclamação nos clientes, então pergunto e sobre as reclamações é por que motivo?

    Estou com interesse em por 4 dessas panelinhas num pc-ap com 4 placas pci D-Link DWL-G510, o que me diz?

    Abraço.

  19. #19

    Padrão

    Olá

    Uso EMCTest em 100% da minha estrutura totalizando 36 paineis setoriais sendo 12 de 20db e o restante de 17db, sem falar nos paineis para ponto-a-ponto onde uso mais 4 de 21db, sao equipamento de execelente qualidade ja estou a 1 ano e meio no mercado e ainda nao tive (e espero nao ter) necessidade de mudanças, sao equipamentos todo em inox com muita pesonalização para fixação

    Abraços

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Marcelo, qual a distancia entre suas panelinhas no POP?
    Voce disse que quase não tem reclamação nos clientes, então pergunto e sobre as reclamações é por que motivo?

    Estou com interesse em por 4 dessas panelinhas num pc-ap com 4 placas pci D-Link DWL-G510, o que me diz?

    Abraço.
    Olá gladstony!

    Em média a distâcia entre uma antena e a outra é de cerca de 1m. Os clientes mais longes estão distantes cerca de 1,5Km, agora estou fazendo alguns testes com a antena de grade da aquario modelo novo de 19dbi ao inves da de 25dbi, até então tudo certo.

    Quanto a problemas, em sua grande maioria é problema no pc do cliente pois os unicos problemas mesmo que tive foi fonte do rádio do cliente queimar, alguma descarga eletrica queimar uma das portas de rede do rádio cliente. Mas são raros...

    Quanto as placas DWL-G510 eu nunca utilizei mas o pessoal costuma falar muito bem delas.

    Um Abraço,
    Marcelo Piaz Vianna