+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy gateway e proxy

    Alguem aqui sabe como eu faço pra montar uma rede aonde cada maquina tenha gateway e proxy diferente para que nao aconteça que algum engraçadinho coloque o ip do gateway na maquina dele e causa que a rede pare devido ao ip duplicado????

  2. #2

    Padrão

    pra isso voce tem que ter um switch que faça vlan, aí voce vai criar uma vlan pra cada porta do switch e 1 porta que participa de todas as vlans.

    por exemplo em um switch de 24 portas voce vai criar 23 vlans (1 para cada porta) e uma das portas vai participar das 23 vlans (que vai ser o seu roteador), ae voca vai ter que colocar 23 ips no seu router que vai fazer o roteamento de cada vlan...

    deu pra endender? hehehe nao sei se fui claro

    qualquer coisa fala aí.

  3. #3

    Padrão

    Bom pra falar a verdade nao entendi nada.. o que acontece e o seguinte tenho uma rede com 200 cliente sendo que tem uns idiotas que esta utilizando o gateway como ip dele causando a queda de conexão.. gostaria de saber como faço pra cada maquina ter um gateway diferente para caso o cara colocar o ip do gateway na maquina dele não trave a net...

  4. #4

    Padrão

    ok. vamos começar pelo basico. voce sabe o que é vlan?

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    isso mesmo.
    voce tem algum switch aí com suporte a vlan? vamos imaginar que voce tem um switch 24 portas com suporte a vlan.
    voce vai criar 23 vlans (vlan 1 até vlan 23) e na porta 24 onde vai ficar conectada sua maquina Linux voce vai configurar como trunk (interface que passa mais de uma vlan).

    na sua maquina Linux voce vai usar o comando vconfig para criar as vlans.
    em cada vlan voce vai adicionar o ip que vai ser gateway dos seus clientes.
    ex:
    vlan 1 vai ter ip 192.168.1.1
    vlan 2 vai ter ip 192.168.2.1

    os clientes vao ter ip 192.168.1.2, 192.168.2.2 e assim vai...

    bom, acho que expliquei melhor.
    para voce ir mais a fundo vai no google e coloca linux + vlan =)

    o primeiro resultado vai ser esse: Linux: Criando Redes Locais Virtuais (VLANs) com Linux [Artigo]

    le tudo que voce vai entender melhor

    espero que ajude.