+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Busy rede DHCP

    Pessoal gostaria de saber por que as vezes aparece em alguns clientes o nome Busy ao lado em ip > dhcp server > Leases e o cliente não pega IP. Trabalho com a mascara /30.

  2. #2

    Padrão

    é pq algum outro pc já pegou o ip ...

  3. #3

    Padrão

    Mas como pode outro cliente pegar o IP que eu determinei para um ?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Mas como pode outro cliente pegar o IP que eu determinei para um ?

    Amigo, já tive muito desses problemas aqui tb, acontecia a mesma coisa e ñ tive respostas, sei q o q causava isso era ip conflitantes, tb determino o ip para o cliente, mesmo assim acontecia, ultimamente ñ vejo acontecer mais isso, a ñ ser qdo começo a mexer nas configurações, tipo, pego um cliente mudo um ip, pego o outro e coloco no mesmo doq tava antes e assim vai....

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post

    Olá amigo, poderia me explicar o q esta regra faz exatamente? Fiquei em duvidas, grato!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá amigo, poderia me explicar o q esta regra faz exatamente? Fiquei em duvidas, grato!

    Tambem não entendi nada sobre essa regra, mas traduzindo no Bussola diz:

    Remove BUSY status DHCP Leases to solve malfunction of DHCP server - MikroTik Wiki
    Remover BUSY status DHCP Locações para resolver avaria do servidor DHCP - MikroTik Wiki


    not receiving the DHCP and sometimes I think it is related to the DHCP server that will be filled BUSY task of assigning IP addresses to ZERO (00:00:00:00:00:00) Mac address which will never go away until it expires and may stays there if there is a client keep requesting.
    we had to over come this by an script that had to be running as schedule every 1 minute to check dhcp leases and remove them. I hope in next version of Mikrotik it will be solved although we haven't ugpraded 3.0RCx yet

    Nós temos experimentado problema com o Windows Vista não recebem o DHCP e às vezes eu penso que está relacionado com o servidor DHCP que será preenchido BUSY tarefa de atribuir endereços IP a ZERO (00:00:00:00:00:00) MAC address que nunca vai sumir, até que expire maio e permanece lá se houver um cliente manter o solicite.

    tínhamos chegado a mais de um por esse script que tinham que ser executados como agendar a cada 1 minuto para verificar DHCP e removê-los. Espero que na próxima versão do Mikrotik ela será resolvida, embora não tenhamos ainda ugpraded 3.0RCx

    Se isso for algum bug na versão do Mk que estou usando 2.9.51 atualizo a versão hoje mesmo de madrugada, até porque já estou para fazer isso mesmo pois é uma dificuldade enorme acha um cliente no DHCP server > Leases ou no IP > ANDRESS a opção de procurar nessas versões mais recente é uma boa, Já não atualizei por falta de corangem de acorda de madrugada e ir até o escritório fazer isso.

  8. #8

    Padrão

    Infelizmente o WINDOWS VISTA causa esse problema de BUSY (Ocupado) no Servidor DHCP. Andei pesquisando, e isso não está sendo uma "dor de cabeça" exlusivamente do MikroTik, e sim em outros servidores Linux.

    Para contornar a situação, percebi que ao forçar o Server no MikroTik, está solucionando 95% desse problema. Para isso, acessem essa configuração de cada cliente que acontecer de dar BUSY:
    IP >> DHCP Server >> LEASES >> (abre a janela do IP/MAC do cliente e na aba "General" ativa em "Server:" o nome do seu servidor de DHCP ao invés de deixar all).

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lessa Ver Post
    Infelizmente o WINDOWS VISTA causa esse problema de BUSY (Ocupado) no Servidor DHCP. Andei pesquisando, e isso não está sendo uma "dor de cabeça" exlusivamente do MikroTik, e sim em outros servidores Linux.

    Para contornar a situação, percebi que ao forçar o Server no MikroTik, está solucionando 95% desse problema. Para isso, acessem essa configuração de cada cliente que acontecer de dar BUSY:
    IP >> DHCP Server >> LEASES >> (abre a janela do IP/MAC do cliente e na aba "General" ativa em "Server:" o nome do seu servidor de DHCP ao invés de deixar all).

    Bom eu sempre seto os meus clientes nessa modalidade e nunca tive problemas com isso naum ... e o meu DHCP eu ponho pra expirar em 30 min.