+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP com WDS vale a pena?

    Li que um AP com o WDS ativado, cai a metade da quantidade de clientes simultâneos que ele aguenta, isso é verdade?
    Eu coloquei um link novo ADSL no meu Mk e esse link sai por um AP que esta fazendo WDS, não sei se é pq tive que fazer uma rota no MK para esse link ou se é pq ele está saindo num AP com o WDS, mas a latência em meus clientes está alta, a velocidade do link está normal, mas quando o cliente clique num link numa página ou digita um endereço, demora muito para que a página começe a abrir, mas quando faz um download a velocidade é normal, fiz esse WDS apenas por causa de um cliente que tem dois pcs, se hoje notei que quando esse cliente saiu da rede, a velocidade melhorou, será que é o WDS?

  2. #2

    Padrão

    Cara realmente esses radinhos quando usados com WDS perdem muito desempenho.
    Agora voçe pode fazer uma "adaptacao tecnica" com 2 radios, um como cliente, ligado via cros com um em modo AP.
    Pode aumentar o delay e o numero de clientes conectados.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por skymanrj Ver Post
    Cara realmente esses radinhos quando usados com WDS perdem muito desempenho.
    Agora voçe pode fazer uma "adaptacao tecnica" com 2 radios, um como cliente, ligado via cros com um em modo AP.
    Pode aumentar o delay e o numero de clientes conectados.
    Como eu falei, só fiz esse WDS por causa de um cliente, existe outro modo para esse cliente se conectar sem que eu tenha que fazer WDS? Ele tem 2 pcs, mas não é necessário que cada um tenha uma conta no MK, pode ser uma conta para os dois, mas como ficaria isso no MK? uso hotspot, que mac eu cadastraria? do AP ou da placa de rede do cliente? Que modo eu usaria no AP? Cliente ISP? Bridge? Muito obrigado a todas que estão tentando ajudar.

  4. #4

    Padrão

    Amigo skymanrj nao entendi veja bem eu tenho uns 10 wds dentro da cidade aqui pra atender meus cliente pois a cidade é muito montanhosa, ap (a) ligado na router fazendo dws com estes outros aps, eu perco desempenho com isto? e p que tenho que fazer?
    desde ja agradeço

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por skymanrj Ver Post
    Cara realmente esses radinhos quando usados com WDS perdem muito desempenho.
    Agora voçe pode fazer uma "adaptacao tecnica" com 2 radios, um como cliente, ligado via cros com um em modo AP.
    Pode aumentar o delay e o numero de clientes conectados.


    Pode-se usar também o cabo original que vem no ap, que no caso é direto, é o que uso aqui...

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Como eu falei, só fiz esse WDS por causa de um cliente, existe outro modo para esse cliente se conectar sem que eu tenha que fazer WDS? Ele tem 2 pcs, mas não é necessário que cada um tenha uma conta no MK, pode ser uma conta para os dois, mas como ficaria isso no MK? uso hotspot, que mac eu cadastraria? do AP ou da placa de rede do cliente? Que modo eu usaria no AP? Cliente ISP? Bridge? Muito obrigado a todas que estão tentando ajudar.
    sgtomarlthon,

    Bom dia. tudo está ligado ao processamento do equipamento. Quantos mais você ativar as ferramentas dentro do Access Point, mais processamento será necessário, e por consequente terá um perda significativa de gerenciamento. Um exemplo é o AP zinwell G220. Ótima potência, 250 mW em banda B, 32 de memória RAM, chipset 8186RTL para processamento, porém o equipamento deve comportar no máximo de 20 a 25 clientes simultâneos, podendo ainda causar perda de pacotes, dependendo também do seu throughput (O throughput pode ser traduzido como a taxa de transferência efetiva de um sistema). Tudo influência, agora vai depender do fluxo de tráfego de sua rede.

    Tenho ap´s trabalhando como AP+WDS sem problemas e sem perda de pacotes.


    atenciosamente,

  7. #7

    Padrão

    Corretíssimo!!!


    Uso aqui ap's zinwell (em bridge), só faço controle dos mac's no ap, e mais nada, chego a ter 30 simultâneos,perceba que estou falando dos ap's e não de toda a segurança da rede, quanto menos processamento no ap, mais eficiência do mesmo, então a melhor forma que encontrei foi em bridge, (sem fazer NAT), assim consigo espremer o danado até onde dá...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Um exemplo é o AP zinwell G220. Ótima potência, 250 mW em banda B, 32 de memória RAM, chipset 8186RTL para processamento, porém o equipamento deve comportar no máximo de 20 a 25 clientes simultâneos, podendo ainda causar perda de pacotes, dependendo também do seu throughput (O throughput pode ser traduzido como a taxa de transferência efetiva de um sistema).
    Uso Zinwell G220 e G120 e eu lí não lembro onde, que quando ativa o WDS essa quantidade que vc falou de 20 a 25 clientes cai pela metade ou seja 10 simultâneos. não faço nenhum controle nos meus APs, tudo é no MK, Agora eu tenho um AP GTS Super Acess Point Que no manual fala em 45 clientes wireless simultâneos, não sei se é verdade, mas ele funciona perfeito. Eu queria saber se tem outro modo de eu atender meu cliente que tem duas máquinas num AP G220 sem usar wds, como ficaria o login do hotspot? que mac eu cadastraria? como eu setava o AP?

    Obrigado.

  9. #9
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Uso Zinwell G220 e G120 e eu lí não lembro onde, que quando ativa o WDS essa quantidade que vc falou de 20 a 25 clientes cai pela metade ou seja 10 simultâneos. não faço nenhum controle nos meus APs, tudo é no MK, Agora eu tenho um AP GTS Super Acess Point Que no manual fala em 45 clientes wireless simultâneos, não sei se é verdade, mas ele funciona perfeito. Eu queria saber se tem outro modo de eu atender meu cliente que tem duas máquinas num AP G220 sem usar wds, como ficaria o login do hotspot? que mac eu cadastraria? como eu setava o AP?

    Obrigado.
    Basta apenas deixar o AP como cliente e não como WDS, configurar o LAN como sendo a rede interna dele (os dois computadores), e na WAN (sua rede, que contem o mikrotik). Podendo assim você liberar apenas um ip para as duas maquinas navegarem e você realizar o mascaramento da rede interna dele.


    atenciosamente,

  10. #10

    Padrão

    Bem a maioria das duvidas ja foi respondida pelo MDdantas, tudo esta ligado ao processamento e throughput do equipamento, se ele tem 11Mb real 5,5Mb vai ficar por conta do link POP-AP e os outros 5,5Mb vao ficar do AP-Clientes.
    Fora o processamento que sera dividido tambem.

    Porem o WDS é uma ótima ferramenta e funciona muito bem se dimencionada.
    Para distribuir a rede a 2 clientes em um mesmo AP é só configurar o AP como bridge+WDS ,adicionar o IP do AP na lista "IP Bindings" e criar duas contas no Hotspot, uma para cada cliente, ambos terao que se logar.

    Boa sorte.