+ Responder ao Tópico



  1. #1
    salckware11
    Visitante

    Padrão Duvidas em relação a RBs !!!!!

    Tenho um provedor montado com duas omnis e dois APs GTS cada um AP tenho 30 clientes e um servidor cache web, mas a procura ta sendo grande e to querendo tirar essas omnis e esses APs e colocar 4 setorias e RBs, mas agora que comçea os problemas, eu quero levar da minha loja para a minha casa que e um dos pontos mais altos da minha cidade, vejo tudo, tudo mesmo, mas o link da embratel que eu possuo so chega ate minha loja, entao eu vou levalo para minha casa por Antenas.

    materias que vou usar veja se são bons, quero chegar a uns 300 clientes.

    No ponto a ponto vou usar duas RBs Routerboard 411AH Com Licença Mikrotik Level 4. "5,8 Ghz" e duas antenas
    Antena Zirok Disco 5,8 Ghz 24 Dbi e dois cartões Mini-Pci A/B/G 600Mw EnGenius-Senao.


    E na torre vou usar uma
    Routerboard 600A Com Licença Mikrotik Level 4. 2,4Ghz e quatro cartoes
    Mini-Pci A/B/G 600Mw EnGenius-Senao e 4 antenas Painel Setorial OIW 17 Dbi 90°.


    Essas configurações que eu citei aqui são boas? eu vou ter um desempenho bom quando 200 clientes estiverem on line ?

    Minha outra duvida é nunca mechi em MK e RB e em MK certo ? tem algum tuto explicando como por as RBs em modo AP modo cliente modo bridge ?

    Eu quero que o meu servidor fique na minha loja, e possivel por as 3 RBs em Bridge ate chegar ao servidor ??

    As antenas setorias tem medida certa de distancia uma da outra ? qual seria ?

    Quem poder uma luz agradeço muito, obrigado !


    Routerboard 600A Com Licença Mikrotik Level 4. 2,4
    Routerboard 600A Com Licença Mikrotik Level 4. 2,4
    Routerboard 600A Com Licença Mikrotik Level 4. 2,4

  2. #2
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    Mais uma coisa que eu tava olhando aqui, as RBS eu configuro pelo Winbox??

  3. #3

    Padrão

    Olá,

    Como vc esta começando, vaou lhe deixar aqui umas dicas: Essas antenas de 17dbi são realmente necessárias? Muitas vezes ( na maioria) uma antena de menor ganho lhe atende com muito mais qualidade, principalmente se a distancia entre cliente => antena for pequena, antenas de maiores ganhos geram maiores ruidos e com isso "poluem" o spectro. Lembre-se maior potencia nem sempre ( quase nunca) é sinal de melhor qualidade.

    Sugiro que vc de uma bnoa pesquisada, aqui no forum mesmo tem muita coisa interessante sobre configuraçõa de equipamentos wireless.

    Um bom inicio: https://under-linux.org/forums/wirel...-wireless.html
    e aqui tb: Busca | Under-Linux.Org

    Boa sorte

  4. #4
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    Por que a distancia ds clientes fica mas ou menos a 1 km, essas de 17 DBI e mt coisa ?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salckware11 Ver Post
    Por que a distancia ds clientes fica mas ou menos a 1 km, essas de 17 DBI e mt coisa ?
    É porque quanto maior o ganho da antena, o ângulo de irradiação vertical fica menor, dificultando a conexão para os clientes mais próximos.
    Na verdade a antena não aumenta em nada a potencia de irradiação. Ela simplesmente compacta a irradiação como se fosse um feixe luminoso, por comparação. Vai concentrar toda a potencia que recebe numa determinada direção no caso das setoriais.
    No caso das omini, ela vai compactar somente no sentido vertical e no horizontal vai continuar espalhando em toda a volta.
    Assim, uma de 17 tem um feixe mais compacto que uma de 12. Na de 12 como a compactação é menor, o angulo de abertura vertical é maior, alcançando melhor os de perto.

  6. #6
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    Mais a estimativa de cleintes e aproximadamente uns 300 clientes, sendo tanto perto quanto longe, mas a maior duvida, tem como eu por as 3 RBs em bridge ? das setorias chegar ate o servidor na minha loja?

  7. #7

    Padrão

    Tem sim amigo,


    E só configurar o mk que tem instalado na Rb para Ficar em bridge, assim ele não vai tratar o trafego vai repassar para seu servidor.

    Sobre a quantidade de clientes, a media de clientes online é 30, mais que isso da problema.

    Entao se você usar 4 setoriais 120 clientes online.

    Sobre a quantidade de clientes online você vai ter que fazer uma media, e vender pela media. tipo você tem que identificar o perfil dos seus clientes, saber quem fica online o dia todo e quem não e trabalhar encima disso para ter o maximo de clientes por torre.

    No mais e isso mesmo.


    Abraço

  8. #8
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    só 30 clientes ? entao e mas vantagem eu usar aps GTS ou ovislink, que gastar 900 reais na RB e 180 reais em cada cartão ??

  9. #9
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    eu vi em um site aqui não se é correto citar aqui mas vou postar aqui "www.sat5.com.br" e informa na legenda kit provedor setorial p/360 clientes, e usa 3 APs edimax, ele aguenta isso tudo ?? e o valor desse kit sai bem mas em cont !!

  10. #10

    Padrão

    Amigo,

    Pode pesquisar o dia todo aqui no forum a media com qualidade e 30 cliente online por cartão, agora se que um lixo pode colocar uns 50 ate mais....

    pesquise, se quer gastar pouco e ter um merd...a de provedor use radios omni. vai ter uma merd...a de provedor com 500 clientes te ligando o tempo todo......

  11. #11

    Padrão

    Amigo, primeimente vamos começar pelo P2P, Voce pode usar a RB411 normal, que j vai te atender muito bem, e trocar as antenas por umas de 22dbi da Hyperlink, que tem muito mais qualidade.
    Rb 600 com 4 cartões, pense em utilizar na destribuição, Duas Rbs, como Rb 433 ou Rb 433AH, e com apenas dois cartões em cada, vai ter mais qualidade.
    Outra coisa, setorial, não tem necessidade de um grande ganho, as veses é melhor voce utilizar a de 14 Dbi.
    E os cartões, veja a possibilidade deutilizar o R52H, pois é bem melhor que o Engenius.

  12. #12
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    Eu quero algo que eu possa colocar no minimo 200 clientes !!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salckware11 Ver Post
    Eu quero algo que eu possa colocar no minimo 200 clientes !!
    Eu te aconselharia então mais de um POP. Com isso aí você terá 200 clientes pedindo pra sair. Ainda mais colocando Engenius na torre, pq eles não aguentam muitos clientes. Se puder fazer um negócio melhor, use R52H mas cuidado pois não são homologados ainda. Em clientes use Aquario 25dbi, são muito boas. Depende muito também da condição da sua instalação, pois aqui conseguíamos 70 clientes simultâneos em um EMP em um dos POPs, em outro não podia passar de 40 que dava pau.

    Abraço!

  14. #14

    Padrão

    Outra coisa, montando numa torre só não vai dar certo, pois ai tem uma região que voce não alcança, e sempre é bom ter mais de um ponto por esse motivo!