+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Controle de Banda, por grupo de usuários.

    Antes de mais nada eu sei que esse assunto foi discutido muito aqui mas não do jeito que eu preciso, e ja estou lendo materias so o Microtik a 72hs e não consigo resolver meu problema!

    1. Estou começando com mikrotik agora, minha versão e 2.9, hoje meu controle de banda e feito por um rádio edimax que fica na base, funciona muito bem, ninguem reclama, pelo contrario. Este controle de banda e feito assim:

    Cliente simples com velocidade de 128k de down, e um cliente que so tem uma maquina.~

    Cliente com compartilhamento, velocidade de 128k divida pelas maquinas que ele tem, no aprouter eu crio um grupo de 128k e seto os mac do kra nesse grupo, ai quando uma maquina conecta, ele tem 128k, quando a segunda maquina pega ip, o sistema seta automaticamente a divisão de velocidade e duas partes iguais. Fiz muitos teste e funciona de forma exelente, assim que a segunda maquina pega ip o velocidade da 1 fica em 64k e ponto, não importa se a segunda esta ou não consumindo a banda.

    Quero implantar o mikrotik, não tenho necessidade dele ainda, mas penso em aumentar a quantidade de gente na rede a curto prazo, então ja vou implantar agora pra não me complicar depois, não existe gente capacitada na minha região pra fazerpra mim, ja tentei o PCQ mas não consegui, todas as queues que tenei funcionaram mas as duas maquinas ficam com 128k, ou as duas com 64k, eu quero e que quando umas deconectar abanda fique liberada.

    Alguem podeme ajudar?
    ps: optei por usar hotspot.
    Última edição por Malverick; 09-11-2008 às 00:39.

  2. #2

    Padrão

    usa subredes, vc pode controlar em subredes a velocidade de uma das redes diretamente pelo queues, ou até mesmo individual

  3. #3

    Padrão

    Desculpa mas eu não entendi!
    Como isso funciona com hotspot?

  4. #4

    Padrão

    Voce cria sub-redes
    ex
    10.0.0.1
    10.0.1.1

    uma delas vc controla por ip individual e a outra por range

  5. #5

    Padrão

    Até ai eu entendi, o problema e que não funciona. Quando eu seto o rate pra faixa de ip, o mt libera aquele rate igual pra cada ip que conecta, eu não quero assim, quero que quando um grupo de ips se conectarem o rate seja divido igual. Consegui isso com PCQ mas ai limita pra todo mundo. Tipo se seto o rate a 128k ele divide 128 por todos no mt, e assim que eu quero mas pra uma faixa de ip que eu possa definir, tipo 2 ou 3 ips compartilhando a mesma velocidade o resto usa o que for setado individuamente!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Malverick Ver Post
    Até ai eu entendi, o problema e que não funciona. Quando eu seto o rate pra faixa de ip, o mt libera aquele rate igual pra cada ip que conecta, eu não quero assim, quero que quando um grupo de ips se conectarem o rate seja divido igual. Consegui isso com PCQ mas ai limita pra todo mundo. Tipo se seto o rate a 128k ele divide 128 por todos no mt, e assim que eu quero mas pra uma faixa de ip que eu possa definir, tipo 2 ou 3 ips compartilhando a mesma velocidade o resto usa o que for setado individuamente!
    Tenta assim, note que são 3 ip's, 3 maquinas diferentes compartilhando a mesma banda.

    name="Fulano de Tal (fixo0-fixo1-not)" target-addresses=192.168.xx.2/32,192.168.xx.3/32,192.168.xx.4/32 dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=128000/256000 burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s total-queue=default-small

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Tenta assim, note que são 3 ip's, 3 maquinas diferentes compartilhando a mesma banda.
    Tem outra coisa! To usando HOTSPOT, ai quando o cliente loga cria-se uma queue dinamica, não testei do jeito que vc falou mas tentei de um jeito parecido, mais tarde tento e posto os resultatos!! Obrigado!


    Acabei de tentar e não funcionou!! Preciso de uma solução para o hotspot!
    Mas obrigado pela força!
    Última edição por Malverick; 18-11-2008 às 02:43.