+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não estou conseguindo rotear no ubuntu 8.04

    Seguinte,


    Preciso compartilhar a internet que chega no servidor ubuntu 8.04 para as demais da rede mas não estou conseguindo fazer funcinar, uso o ubuntu 8.04 com 2 placa de rede eth0 (10.1.1.250) e eth1 conectada ao modem (dhcp velox). Conecta e tal usando o comando "ppoe-start" ae depois eu vou la e "route add default ppp0"...blz ta conectado e os termiais acessam a net usando o squid q ta configurado nessa maquina.

    Tentei usar o totorial do Ghd mas não ta dando certo, aps conetar com o ppoe eu consigo acessar a net do servidor ubuntu ou dos terminais usando o proxy mas nao consigo acessar sem que use o servidor proxy.

    Usei os seguintes comandos:
    # modprobe iptable_nat
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

    Da erro na terceira linha.

    Alguem pode me dizer onde esta meu erro e me ajudar a entender o porque disso?

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    So posso mexer no servidor quando fecho o estabecimento pq se não fika a tudo sem net e se der algum erro da tempo de resolver, amanha de noite eu tento de novo e relato aqui o erro.

  4. #4

    Padrão

    se a conexão é PPPoE com discador direto no linux não é a interface eth1 que você deverá colocar na regra do iptables mas sim a interface ppp.

  5. #5

    Padrão

    hummm...vo tentar então hoje a noite a interface ppp.

    Mas to confuso agora, a placa eth1 esta conectada ao modem e o linux faz a discagem (PPPoE) e então é atravez dela que chega a internet correto ? Então pra mim fazer funcionar da forma que estava tentando (roteando pela eth1) seria por exemplo eu receber a internet pela placa eth1 mas sem usar ppoe, tipo recebendo do roteador ou provedor via cabo, é isso ?

    Para testar posso fazer Modem ADSL (192.168.0.2)----> Roteador (192.168.0.1) ----> Eth1 Linux (192.168.0.3) e então assim iria funcionar da forma que estava tentando?

    # modprobe iptable_nat
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE


    Ou então tirar o roteador e o sinal receber do modem para o linux fazer a discagem e rotear (NAT) pela interface ppp ficando assim?

    # modprobe iptable_nat
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp -j MASQUERADE

  6. #6

    Padrão

    sim, você faria o mascaramento da interface eth1 se estivesse usando o modem fazendo roteamento, por exemplo.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhoux Ver Post
    hummm...vo tentar então hoje a noite a interface ppp.

    Mas to confuso agora, a placa eth1 esta conectada ao modem e o linux faz a discagem (PPPoE) e então é atravez dela que chega a internet correto ? Então pra mim fazer funcionar da forma que estava tentando (roteando pela eth1) seria por exemplo eu receber a internet pela placa eth1 mas sem usar ppoe, tipo recebendo do roteador ou provedor via cabo, é isso ?

    Para testar posso fazer Modem ADSL (192.168.0.2)----> Roteador (192.168.0.1) ----> Eth1 Linux (192.168.0.3) e então assim iria funcionar da forma que estava tentando?

    # modprobe iptable_nat
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE


    Ou então tirar o roteador e o sinal receber do modem para o linux fazer a discagem e rotear (NAT) pela interface ppp ficando assim?

    # modprobe iptable_nat
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp -j MASQUERADE

    Só que nesse caso você teria que criar uma nova rede entre o router e o linux sem ser a 192.168.0.0/24. Pois essa rede já existe entre o modem e o router. A mesma coisa ocorreria entre o Linux e os hosts da rede interna. A rede também não pode ser a 192.168.0.0/24. Esse é um erro que todo mundo comete...

    Qualquer dúvida posta ai...

  8. #8

    Padrão

    Deixa eu ver se entendi direito, oque da pra mim fazer é configurar (router - Linux eth1 mesma classe de ip 192.168.0.0/24).

    Na eth0 que esta ligada na minha rede local minha rede é 10.1.1.0/24 .


    Nao tem como eu configurar modem - router em uma classe e router - linux outra , a não ser que for modem - wan do router (DHCP - recebe o ip real do velox) ae sim router - linux (192.168.0.0/24)...

    É isso mesmo neh ?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rhoux Ver Post
    Deixa eu ver se entendi direito, oque da pra mim fazer é configurar (router - Linux eth1 mesma classe de ip 192.168.0.0/24).

    Na eth0 que esta ligada na minha rede local minha rede é 10.1.1.0/24 .


    Nao tem como eu configurar modem - router em uma classe e router - linux outra , a não ser que for modem - wan do router (DHCP - recebe o ip real do velox) ae sim router - linux (192.168.0.0/24)...

    É isso mesmo neh ?
    Cara, a questão é o seguinte: Se o router vai ligar o seu Linux e o Modem ADSL ele precisa rotear. E pra ele rotear ele precisa ter redes diferentes em cada interface. Uma rede na interface que liga com o modem e outr rede na interface que liga com o linux.

    Agora, sinceramente, não acho necessário esse router! O Linux já roteia por si só e o modem faz a conexão com a internet. Pra que um router?!?!

  10. #10

    Padrão

    Magnun,Concerteza eu vou tirar o roteador e ficar somente com o modem e o servidor linux, so que tenho pouco tempo para fazer tudo isso ja que abro às 08:00 fecho às 24:00 hs (ou mais) e de segunda a segunda e se seu fizer algo errado fico sem internet nos meus 2 estabelecimentos até que eu consiga reverter isso, o tempo que da pra mim mexer no servidor é quando fecho e eu trabalho com Lan House e dependo da net...esse servidor linux vai ser meu roteador...hoje quem faz o roteamento é o router 3com e preciso deixar ambos funcionando ate que consiga deixar o servidor linux redondinho...entendeu?

  11. #11

    Padrão

    então só confirma uma coisa. O modem faz o NAT e a conexão com ADSL certo??

    Se sim cara, então é tranquilo nem regra de NAt ou MASQUERADE vai precisar...
    Só rotear...

  12. #12

    Padrão

    Na verdade hoje o modem ADSL esta somente como modem e quem faz a discagem e o nat é o router , depois q conseguir colocar tudo nos conformes no linux ae sim vai ser modem ADSL e o linux faz a discagem e o NAT....Mas para mim ir configurando aos poucos tenho q fazer Modem ADSL --> Router, ae ligo o router no servidor linux eth1 e vou configurando e testando minha rede, depois q tiver tudo prontinho faço o linux discar e mudo para ppp e tiro o router.

  13. #13

    Padrão

    Ok galera...segui as dicas de vcs e deu certo...oque estava acontecendo era que estava tentando rotear a eth1 mas na verdade precisa fazer com a conexão ppp0.


    Thx a todos pela ajuda