+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cache Full Pacote Debian e Regras no Mikrotik

    Para ajuda meus amigos usuários do Mikrotik que precisam do Cache Full e não sabem como resolvi fazer um pacote para debian (Aqui uso com Sidux) com o SQUID já com o Patch ZPH aplicado.


    www.pedrofilho.com.br/arquivos/squid.tar.gz


    Minhas regras no Mikrotik (10.0.0.1/30)



    # CAche Full Mikrotik

    / ip firewall nat

    add chain=dstnat in-interface=REDE protocol=tcp dst-port=80 action=dst-nat to-addresses=10.0.0.2 to-ports=3128 \
    comment="NAT - Proxy" disabled=no


    / ip firewall mangle
    add chain=postrouting protocol=tcp src-port=3128 tos=48 action=mark-connection new-connection-mark=n-cache passthrough=yes \
    comment="Marca o com e sem TOS" disabled=no

    add chain=postrouting protocol=tcp src-port=3128 tos=!48 action=mark-connection new-connection-mark=s-cache \
    passthrough=yes comment="" disabled=no

    add chain=postrouting connection-mark=n-cache action=mark-packet new-packet-mark=Cache-Packet passthrough=no \
    comment="Libera cache full" disabled=no


    / queue tree

    add name="CACHE-FULL" parent=global-out packet-mark=Cache-Packet limit-at=0 queue=cache priority=8 max-limit=0 \
    burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no


    / queue type

    add name="cache" kind=pcq pcq-rate=4800000 pcq-limit=50 pcq-classifier=dst-address pcq-total-limit=2000


    Meu squid.conf para estudo no Sidux (10.0.0.2/30)


    # Minhas configurações do SQUID
    http_port 3128 transparent
    visible_hostname proxy_server
    icp_port 0
    # IPS Liberados
    acl all src 0.0.0.0/0.0.0.0
    # arquivos de Log retirados para melhor desempenho
    cache_access_log none
    cache_log none
    cache_store_log none
    # tamanho maximo do cache em memória ram
    cache_mem 128 MB

    # tamanho máximo de arquivo que o cache guardará,
    # pode ser aumentado.
    maximum_object_size 18 MB
    minimum_object_size 0
    # diretório onde será ficará armazenado o cache das páginas.
    # O 30000 é em MBs do HD que será reservado para o meu cache.
    # Mude como achar melhor.
    # Você pode também mudar o diretório do cache, apenas certifique-se
    # de que o usuário proxy tenha permissão de escrita neste local.
    cache_dir ufs /var/spool/squid/ 30000 16 256
    # usuário que executa o servidor proxy
    cache_effective_user proxy

    # habilita permissão pra rede definida e bloqueia acessos vindos de outros endereços
    http_access allow all
    # Marcação feita pelo Zero Penalty HIT
    zph_tos_local 0x30
    zph_tos_peer 0
    zph_tos_parent off


    Espero que ajude alguns.


    Para os que não sabem instalar no Debian, lá vai dpkg -i squid* no diretorio onde vc descompactou os arquivos.



    Pedro Filho
    Pedro Filho - Bem-vindo ao meu web site
    Última edição por pedrovigia; 11-11-2008 às 22:26.

  2. #2

    Padrão

    Faz tempo que estou tentando uma solução desse tipo... mas vamos lá as dúvidas:
    1 - Qual versão do Mk ?
    2 - Instala o Debian normalzinho e depois instala só esse squid do arquivo que vc postou ?

  3. #3

    Padrão para os que me estão pedindo

    foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cache.jpg
Visualizações:	1467
Tamanho: 	118,5 KB
ID:      	3033  

  4. #4

    Padrão

    Em breve postarei um link vivaolinux para aplicar o mikrotik + slackware + squid 2.6 + zph + caching full. Só estou aguardando aceitação.

  5. #5

    Padrão

    Tá ae uma img para o pessoal conferir:
    https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1226597780
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cache.JPG
Visualizações:	5334
Tamanho: 	21,6 KB
ID:      	3034  

  6. #6

    Padrão agora sai

    agora sim acho que o cache full no mikrotik irar sai de uma vez.

    queria dizer tambem que não coloquei max limit no queue tree pois assim seria um valor maximo para todos.

    ex: max limit 4M

    todos juntos iria ser 4 megas em vez disso coloquei um pcq chamado cache no limite de 4.8M assim cada cliente recebe 4.8M assim fica dificil travar o rádios em redes wireless.

    e o tamanho maximo do objeto em cache coloquei 18M que tambem evita que isso possa acontecer.

  7. #7

    Padrão versão 3 do squid

    Alguns me perguntam se a versão 3 do squid já vem com o patch ZPH aplicado, queria dizer que não, no site http:// zph. bratcheda. org/ tem o patch para essa versão do squid.

  8. #8

    Padrão Dúvida em relação a velocidade de saída para o cliente?????

    Citação Postado originalmente por pedrovigia Ver Post
    agora sim acho que o cache full no mikrotik irar sai de uma vez.

    queria dizer tambem que não coloquei max limit no queue tree pois assim seria um valor maximo para todos.

    ex: max limit 4M

    todos juntos iria ser 4 megas em vez disso coloquei um pcq chamado cache no limite de 4.8M assim cada cliente recebe 4.8M assim fica dificil travar o rádios em redes wireless.

    e o tamanho maximo do objeto em cache coloquei 18M que tambem evita que isso possa acontecer.
    Amigo por exemplo meus clientes tem planos de 256 k de down, e 128 de up, no caso se eu habilitar o proxy full, eles vão sair pela velocidade de 4 mega é isso???

    Não manjo muito do Queue Tree.

    Desculpa ai se fiz uma pergunta muito zé ruela. hauhuahuahua


  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ivangalves Ver Post
    ....se eu habilitar o proxy full, eles vão sair pela velocidade de 4 mega é isso??? ...
    Sim. Neste caso eles irão dividir a velocidade de 4M entre si, já que o cache está de forma global.