+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qnto de memória o Fedora 9 Administra?

    Fala galera, boa tarde a todos!
    Pesquisei aqui no fórum e em outros sites(Google), porém não achei nenhum conteúdo que explicasse
    quanto de memória o Fedora 9 gerencia.
    Alguém sabe quanto ele gerencia de memoria?
    Ou se puder passar um site de referência, por favor.
    Agradeço a ajuda de vcs!

    []'s

    Doug®

  2. #2

    Padrão

    Bom, que eu saiba isso eh mais dependente da arquitetura do que da distribuicao... Usando 32 bits voce fica limitado a 4GB de memoria enquanto arquiteturas 64 bits te dao suporte a 16 exabytes de memoria (isso ainda eh bem teorico ja que na realidade os processadores limitam em menos...)

  3. #3

    Padrão

    Em sistemas 32bits vc tem suporte a mais de 4GB de memoria se usar o Kernel com PAE:
    Physical Address Extension - Wikipedia, the free encyclopedia

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Interessante, desconhecia isto... Apesar que acredito que isto tenha sido mais util anteriormente... Hoje em dia processadores com suporte a 64bits estao em todo lugar...

  5. #5

    Padrão

    vai depender também da placa mãe, tem placa mãe que não adianta você colocar mais que 3GB de memória que só reconhece 3 mesmo.

  6. #6

    Padrão

    Entendi, então o sistema irá gerenciar o quanto de memória meu computador
    tiver, dependendo da arquitetura neh?!
    Postei esta dúvida, pq em SO Windows, principalmente o W2k3, a versão Standard só gerencia até 4GB,
    já a versão Enterprise até 8GB, por isso queria saber se o linux tb tem esses problemas.....
    Agradeço pela atenção ae!

    Obrigado,

    Doug®

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Interessante, desconhecia isto... Apesar que acredito que isto tenha sido mais util anteriormente... Hoje em dia processadores com suporte a 64bits estao em todo lugar...
    Eu costumo usar quando os drivers de 64bits não estão maduros suficientes ou o cliente faz questão de uma distro específica, ae cai como uma luva usar o PAE.

    Abraços.

  8. #8

    Padrão

    Acho que já li algo a respeito do PAE.
    Mas não sei o que é, um gerenciador, onde posso fazer download?
    Vou pesquisar alguma documentação dele e respondo.

    Obrigado pela dica!

    []'s

    Doug®

  9. #9

    Padrão

    O PAE é um módulo para o Kernel, geralmente as distros já estão disponibilizando o kernel compilado com PAE já.

    Abraços