Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bridge - STP e RSTP

    Bom dia amigos.

    Bem estou com um problema fora do normal. (havia colocado um topico porem o mesmo não obteve resposta)

    Utilizamos nossa rede centralizada em servidor BSD onde os clientes fazem a autenticação via MAC X IP nisso minha rede esta toda em WDS para o repasse de MAC direto no servidor e em alguns pontos tenho o sistema Roteado utilizando Radius autenticando em um servidor BSD tambem.

    O Problema é que utilizo tudo em Bridge (RSTP), e de um tempo para ka. Alguns pontos que fazem repetição de RB ou seja A-RB333 ---CABO de REDE--- B-RB333 começaram a perde pacote entre os cabos de rede de interface para interface isso mesmo entre cabos de rede a maioria dos cabos tem 2 a 3 metros pois ambos estão na mesma torre. Trocamos fonte de energia, cabos de rede, Routerboard, cartões, tomadas ou seja tudo no pop foi trocado até os IPs e MACs das RBs mesmo assim o problema persistiu até que um dia eu resolvi trocar de RSTP para STP somente nas pontas com esta perda de pacote que parecia ser coordenada ou seja funcionava 50 pings e perdia 6. Quando feito a troca de protocol o sistema voltou ao normal por muito tempo então constatei que o problema era que devido ao crescimento da minha rede em Bridge poderia estar havendo muitas colisões e erros. Porem nesta semana voltou a apresentar o mesmo problema com uma intensidade menor (500 pings certos e 6 perdidos).

    - MTK 3.13
    - Não reinicia UP das RBs tem até 60 dias funcionando
    - No log não tem nenhum erro ou alerta

    Eu já estou passando toda a minha rede para Roteamento e criando braços distintos com um roteador inteligente evitando assim o broadcast. Mais como isso é demorado gostaria de saber se existe algum conflito ou problema com este protocolo e se tem algo que possa ser feito para corrigir este erro?

  2. #2

    Padrão

    vc já tentow atualizar a RB....POde Ser um Bug da versão...

  3. #3

    Padrão

    As versões testadas foram (ambas sem resultado)

    v2.9.51
    v2.9.71 (não tenho certeza da versão)
    v2.9.9
    v3.0.11
    v3.0.13
    v3.0.15

    a ultima versão ainda estou esperando um pouco para atualizar mais acredito que não resolva.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Pela descrição os problemas vem do rSTP ou STP mesmo. Já passei por este problema em uma rede que administro, quando mudei do rSTP para STP melhorou, mas foi só a rede crescer mais um pouco que começou a josta de novo.

    Acredito que não ha muito o que fazer Ultrafox, uma vez que o Spaning Tree ajuda, mas não é infálivel e para redes como as de provedores existem muitos outros protocolos e tipos de tráfego distintos que o mesmo não consegue gerenciar de maneira eficiente.

    Se já começou a rotear, acelere esse processo e garanto que mininizará em muito esse e outros problemas que ocorrem atualmente.

  5. #5

    Padrão

    tive problema aqui...

    voce precisa setar os custos das bridges, o que acotnece quando configuramos bridges eh que nao mexemos nas configuraç~eos de custo.. entao, o rstp tendo varias brides.. com custos iguais.. ele fica meio perdido.. e acha que o caminho eh tudo igual.. e fica tentando comutar (algo do tipo loading-share) ..

    as bridges do ptp terem custo MENOR do que as bridges dos aps.. e a ULTIMA BRIDGE (no bsd ou antes dele) ter um custo menor ainda...


    por exemplo.. custo das bridges dos aps 100, bridges do ptp 80 .. bridge final 50 ...

    na passagem ele NUNCA vai tentar comutar um ap para outro ap pq o caminho vai ser mais "caro" ..

  6. #6

    Padrão

    ahh e porque do STP funcionar, eh porque ele DEMORA a fazer a comutação das portas.. e neste tempo.. ele conclui o algoritimo e ve que os caminhos estao ok.. e nao comuta .. a ideia eh algo do tipo "demorei pra comutar e o sistema ja voltou ao normal" ...

  7. #7

    Padrão

    Concordo com o Alexandre, Reveja todos os custos.

  8. #8

    Padrão

    Custo voces querem dizer PRIORITY ?

    -------------------------------------------Repetidor 1 (800) - Repetidor 2 (700)
    Servidor (1000) - Torre Principal (900) ->
    -------------------------------------------Repetidor 3 (600) - Repetidor 4 (500)

    OU

    -------------------------------------------Repetidor 1 (800) - Repetidor 2 (700)
    Servidor (1000) - Torre Principal (900) ->
    -------------------------------------------Repetidor 3 (800) - Repetidor 4 (700)

  9. #9

    Padrão

    opa..tmb tenho alguns problemas parecidos, pelo fato de usar 3 bridges até o pacote sair do cliente e chegar no gw...

    alguem poderia me passar um valor apropriado a ser usado...nao tenho muito conheçimento desses protocolos...

    STP ou rSTP ?

    Priority
    - Bridge do lado do Cliente ?
    - Bridge intermediária ?
    - Bridge do lado gw ?


    Max Message Age
    - Bridge do lado do Cliente ?
    - Bridge intermediária ?
    - Bridge do lado gw ?


    Forward Dealy
    - Bridge do lado do Cliente ?
    - Bridge intermediária ?
    - Bridge do lado gw ?


    Transmit Hold Count
    - Bridge do lado do Cliente ?
    - Bridge intermediária ?
    - Bridge do lado gw ?


    Ageing Time
    - Bridge do lado do Cliente ?
    - Bridge intermediária ?
    - Bridge do lado gw ?

    PS.:
    Bridge do lado do cliente - RB 133c MT 3.13 (chip AR5212)
    Bridge intermediária - PC 166MHZ MT 2.9.27 (Dlink AG530)
    Bridge do lado do cliente - PC 1GHZ 2.9.27 (Dlink AG530)

    agradeço a qq ajuda, pois temos umas 6 repetidoras quase nesse estilo, ia me ajudar e muito (provavelmente mais pessoas tmb), pra antecipar, estou a uns dias já acompanhando o topico e estudando sobre os protocolos rstp e stp..

    PS2.: vi alguns dias umas regras de firewall pra proteger a bridge, alguem teria alguma coisa...será bem vindo tmb...

    sem mais

    Att.

  10. #10

    Padrão

    opa amigo tudo bom? que tipo de roteadores inteligentes são esses ai amigo?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iuredaluz Ver Post
    opa amigo tudo bom? que tipo de roteadores inteligentes são esses ai amigo?

    opa...blz...foi pra mim a pergunta ? se sim, me desculpe, mas nao possuo nenhum roteador inteligente...somente RouterBoard e PC AP com mikrotik rodando...a menos q se denomina uma routerboard em modo bridge como um roteador inteligente,,é isso ?
    t+

  12. #12

    Padrão

    UltraFox

    Hoje você conta com quantas rb ou pc fazendo parte dessa bridge?

    pois nunca enfrentei problemas nenhum com relação a isso e tenho em bridge aqui cerca de 50 servidores, entre rb e linux comum e pc-ap...fora os computadores de estação que trabalho dentro da bridge.

    obrigado.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    UltraFox

    Hoje você conta com quantas rb ou pc fazendo parte dessa bridge?

    pois nunca enfrentei problemas nenhum com relação a isso e tenho em bridge aqui cerca de 50 servidores, entre rb e linux comum e pc-ap...fora os computadores de estação que trabalho dentro da bridge.

    obrigado.
    Bem eu tenho entre servidores e RBs umas 40 unids, porém acredito que o problema seja a quantidade de clientes 1000 usuarios divididos em 21 blocos de IPs centralizado em 4 servidores.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Bem eu tenho entre servidores e RBs umas 40 unids, porém acredito que o problema seja a quantidade de clientes 1000 usuarios divididos em 21 blocos de IPs centralizado em 4 servidores.

    correto, entendi...

    minha rede está com nat em cada mk que é ap...uns 25.
    mas vou centralizar, então o risco disso acontecer comigo é muito grande, pois tenho a média de 1100 clientes.

    ja testou a mudança que indicaram acima, de custo?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    correto, entendi...

    minha rede está com nat em cada mk que é ap...uns 25.
    mas vou centralizar, então o risco disso acontecer comigo é muito grande, pois tenho a média de 1100 clientes.

    ja testou a mudança que indicaram acima, de custo?

    Ainda nao pois estou esperando o pessoal me responder a essa PERGUNTA !!!

    Custo voces querem dizer PRIORITY ?

    -------------------------------------------Repetidor 1 (800) - Repetidor 2 (700)
    Servidor (1000) - Torre Principal (900) ->
    -------------------------------------------Repetidor 3 (600) - Repetidor 4 (500)

    OU

    -------------------------------------------Repetidor 1 (800) - Repetidor 2 (700)
    Servidor (1000) - Torre Principal (900) ->
    -------------------------------------------Repetidor 3 (800) - Repetidor 4 (700)

  16. #16

    Padrão

    alguma novidade UltraFox?

    Só me esclarece uma coisa, eu uso aqui hoje nas bridges, o protocole setado em none (nao utilizo nem stp nem rstp), seeria legal eu mudar isso e fazer a questão dos custos?
    em none a performance é menor?

    Obrigado.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    alguma novidade UltraFox?

    Só me esclarece uma coisa, eu uso aqui hoje nas bridges, o protocole setado em none (nao utilizo nem stp nem rstp), seeria legal eu mudar isso e fazer a questão dos custos?
    em none a performance é menor?

    Obrigado.

    Quando eu usava em NONE a rede fica instavel toda hora dava problema parecia que quando cada RB era reiniciada indepedente do ponto onde ela estava nisso todas as Rbs da rede perdia 10 a 15 pacotes para corrigir a "falta" desta RB q reiniciava nisso eu troquei para RSTP porem notei que pontos onde tinha uma RB recebendo link e repetindo para outra atravez de cabo de rede dava problema so solucionou quando coloquei STP.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Quando eu usava em NONE a rede fica instavel toda hora dava problema parecia que quando cada RB era reiniciada indepedente do ponto onde ela estava nisso todas as Rbs da rede perdia 10 a 15 pacotes para corrigir a "falta" desta RB q reiniciava nisso eu troquei para RSTP porem notei que pontos onde tinha uma RB recebendo link e repetindo para outra atravez de cabo de rede dava problema so solucionou quando coloquei STP.
    Legal, obrigado pela resposta.
    Aqui isso nunca me ocorreu, nunca tive problemas em nenhum link por falta de outro da bridge. Mas creio que minha rede de elementos na bridge é bem menor que o seu.
    Mas vou testar o stp, já que é o protocolo que nao da problemas.

    Obrigado e abraçs.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    Legal, obrigado pela resposta.
    Aqui isso nunca me ocorreu, nunca tive problemas em nenhum link por falta de outro da bridge. Mas creio que minha rede de elementos na bridge é bem menor que o seu.
    Mas vou testar o stp, já que é o protocolo que nao da problemas.

    Obrigado e abraçs.
    Problemas não da não porem fique atento ao desempenho pois testes realizados tivemos perda de 10 a 30% nos elances com este protocolo acredito que sua rede por ser menor pode funcionar muito bem com o RSTP.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Problemas não da não porem fique atento ao desempenho pois testes realizados tivemos perda de 10 a 30% nos elances com este protocolo acredito que sua rede por ser menor pode funcionar muito bem com o RSTP.
    é até hoje nao tive nenhum problema de perda de desempenho em nada na bridge..mas não sei tambem se conseguiria melhorar o que ja considero muito bom aqui.
    vou fazer um teste e posto aqui caso tenha algum sucesso na minha rede que não é muito grande.

    obrigado. abraços.