+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ip connect xdsl

    amigos, numa empresa que presto consultoria foi instalado um link dedicado da oi (ipconnect), o interessante e que eles entregaram este link com tecnologia xdsl! o tecnico que foi la entregou ao pessoal o pool de ips, dns, etc e foi embora. o link como ja disse esta sendo entregue num modenzinho thonson speedtouch 510v6, ele esta nateando para a rede local, qualquer tentativa minha para empregar os ips validos fornecidos nao funciona, os servidores nao acessam a internet, e nem são acessiveis pela internet, liguei para a oi e eles disseram que nao tem condiçoes de fornecer informaçoes deste tipo de serviço, liguei para o consultor e ele disse que tambem nao sabe dar nenhuma informaçao tecnica de como configurar a rede ou este modem para utilização dos ips fixos. Apos muitas ligaçoes para a oi, ameaças, improperios e etc me disseram que iria na empresa um "engenheiro especializado em xdsl" para fornecer a tao necessaria informação. Bem, ja se passou uma semana e o tal engenheiro nao deu as caras aqui. Sera que alguem ae tem em produção este tipo de link para me dar alguma informação?

  2. #2

    Padrão

    A faixa de Ip´s válidos que te foi passada, está na saída FastEthernet do modem? Ao meu entender deve-se usar duas faixas uma na porta WAN, que no seu caso é linha telefônica e outra na saida eth do modem. Está assim ai?

  3. #3

    Padrão

    ola jose, bem o modem esta com um ip valido na wan, e na saida lan do modem ele distribui por dhcp uma faixa de ips invalidos. este e o cenario: wan do modem: ip valido, ip atm (gateway), mascara /30 conexao tipo IPOA. na lan do modem nat com ips invalidos 192.168.1.x distribuidos por dhcp. o problema e que me foi passado que eu teria um pool de ips validos, 8 ips na saida lan do modem, sendo que um network, outro broadcast e o resto 6 ips para eu utilizar, alem do dns. nao ha forma de eu inserir estes ips validos do pool nos meus servidores, estava distribuindo assim um ip do pool, gateway o ip atm, mascara seria a do pool, e dns seria os que me passaram, nada. inseri entao um ip do pool, gateway o ip valido e dns os mesmos, nada tambem. me parece que seria um erro de configuração do modem, por estar fazendo nat. o que vc acha? talvez tambem nao esteja sabendo configurar a conexao nos servidores. desde ja agradeço sua atenção!

  4. #4

    Padrão

    O erro está ai, você deveria ter duas faixa de Ip´s válidos, faixas diferentes. Para poder fazer o Nat, com uma única faixa de Ip´s você vai ter que contar com alguns esquemas de roteamento que o modem não deve fazer. Você pode tentar fazer uma divisão dessas faixas usando máscaras diferentes, talvez dê certo.

    Rede:10.0.0.0
    Marcara:255.255.255.248
    Ip´s: 6
    Faixa: 10.0.0.1 to 10.0.0.6
    Broadcast:10.0.0.7

    Esse exemplo é /29, a sua ai deve ser assim.

    Usa na entrada da Wan uma assim:

    10.0.0.0
    255.255.255.252
    2
    10.0.0.1 to 10.0.0.2
    10.0.0.3

    E na saída usa uma outra:

    10.0.0.4
    255.255.255.252
    2
    10.0.0.5 to 10.0.0.6
    10.0.0.7

    ...mais ou menos assim, você perde Ip´s nesse caso, mais pode ser uma solução.
    Última edição por Josue Guedes; 17-11-2008 às 10:10.

  5. #5

    Padrão

    humm,vou tentar assim, de fato seu raciocinio tem tudo pra dar certo. mais tarde lhe conto o que aconteceu.

  6. #6

    Padrão

    Amigo ja trabalhei muito com a OI, primeira coisa extranha é: nunca a oi me entregou modenzinho thonson speedtouch 510v6, sempre tinha la um modem parks com uma placa xdsl ou hdsl da qual saia v35 que eu ligava em um roteador cisco por ex. Entao estou supondo que por se tratar de um ip connect seja um link full e nesse caso normalmente vc recebe um ip pra wan do roteador e um pool de ip pra a lan do roteador onde voce pode usar qq um ip desses que funciona, sinceramente nunca vi um modenzinho thonson speedtouch 510v6 fazendo nat pra minha rede, isso deve ser velox.

  7. #7

    Padrão

    Olá Marcelo, anda meio sumido hein! A Oi tem esse serviço Xdsl, é um link dedicado que é entregue com ADSL, eles andam entregando link dedicado com esses modens. Inclusive aqui na minha cidade eles estão fazendo um esquema parecido com FrameRelay, ligando as escolas na prefeitura usando ADSL. Acho que é o mesmo esquema do nosso amigo.

  8. #8

    Padrão

    Pois é amigo a falta de tempo é grande, e hoje em dia tem que rebolar pra poder sobreviver.

    Sobre o link do nosso amigo pelo menos aqui na minha região Paraíba nunca vi dessa forma, mas nesse modenzinho vc tem acesso a configuraçao dele? por que se o tecnico da oi te passou um pool de ips a menos que ele esteja louco esse pool de ip pode ser usado, tenta desativar o nat desse modenzinho pra ele funcionar como roteador mesmo e ve o que da.
    Espero ter ajudado.

  9. #9

    Padrão

    ola marcelovoax, e link dedicado sim, tanto que tem pool de ips e tudo o mais, tambem e a primeira vez que vejo um link deste jeito. E jose guedes, configurei da forma como falou e nao funcionou, ae fucei mais um pouco e... adeus modem, nao funciona mais nada nele hehehe. Bem, as boas noticias: a oi ligou e ira amanha as 09:00 um engenheiro "especializado neste link" para mexer no modem e coloca-lo funcional, vou prestar muita atenção no que ele ira fazer e irei postar aqui para servir de referencia ao proximo "sofredor".
    Um abraço a todos e vejamos se amanha esta novela acaba...

  10. #10

    Padrão

    Bem amigo a nós do forum só resta desejar muito boa sorte em se tratando da OI

  11. #11

    Padrão

    e... veio dois tecnicos terceirizados aqui, muito gente boa, muito educados, mas sairam mais perdidos do que entraram, ficaram aqui 4 horas e nao conseguiram resolver, ligaram ate pro papa e nada de funcionar, ficaram de se reunir la na central e debater o caso para voltar amanha. Pra mim o problema e claro, este modenzinho aqui nao faz roteamento, eles tem de trocar isto que colocaram aqui, falei isso com eles e eles tambem me disseram que nunca viram um link dedicado com este modem, detalhe: um deles foi o que instalou, e ele disse que apenas cumpre ordens... teve uma hora que me colocaram no telefone com um supervisor da oi e ele me disse que o link estava funcionando sim, so que nateado... e nao tinha razao de usar os ips fixos que me passaram. O respondi a altura, se fosse pra funcionar assim colocaria velox. bem amigos como viram a novela tera mais capitulos, pra quem quiser acompanhar e so acessar este toipco amanha.

  12. #12

    Padrão

    Como sempre, muita gente incompetente trabalhando nestas teles...
    No meu ver isso ai é ADSL e nada de dedicado, link dedicado usando modem adsl??? acho que fizeram uma cagada aí...
    vc ainda vai passar muita raiva..

  13. #13

    Padrão

    Cagada é o que axo que define melhor isso ai, como falei ja trabalhei muito com link dedicado da oi e aqui ele usavam esses modens: http://images.quebarato.com.br/photo.../F/E39AF_2.jpg
    ei dai saia v35 para um roteador.

  14. #14

    Padrão

    ...é rapaiz, vai ter história isso ai mesmo, engraçado é que hoje em dia se você ligar lá para Oi e pedir link, ninguém sabe sobre isso, só se falam em Velox, aqui na minha cidade tá assim.

  15. #15

    Padrão

    bem tecnicos voltaram hj e chegaram a conclusao que o modem nao funciona para este tipo de serviço!!!!!!! que descoberta... disseram que vao trocar os equipamentos amanha, vamos ver.

  16. #16

    Padrão

    Parece até mentira essa conclusão, mas boa sorte ai amigo!

  17. #17

    Thumbs up

    Terminou a Novela da OI e seus Picatécnikcos?

  18. #18

    Padrão

    Aproveitando o tópico, vou tentar resumir minha novela coma Oi/Telemar:

    Tinha um circuito de 256k e solicitei um upgrade para 2MB. Não sei como funciona, mas entendo que deveriam manter a ID do circuito e o modem (Datacom).

    Pois bem, trocaram a ID do circuito, o modem e a faixa de IP para 189.xxx. Na hora funcionou tudo perfeito, velocidade normal, CRC normal, tudo OK.

    Quando fui configurar a faixa de IPs nova nos meus servidores (DNS, SOA, MX), percebi que estava saindo pra Internet como usuário de ADSL:

    189xxxxx.user.veloxzone.com.br !!!

    Ou seja, impossível configurar um DNS Reverso sendo que a Oi/Telemar está me prendendo como usuário do Velox...

    Nunca vi isso, o suporte do 0800 também nunca viu, e por incrível que pareça disseram que não era possível "consertar" esse caso.

    Falei com vários suportes, atendentes, consultores e nada. Ontem dei um ultimato pra Oi e pra Empresa que contatamos para comprar o circuito (D T L - Soluções & Tecnologia). Esta disse que iria falar com os responsáveis técnicos pelo circuito e segunda-feira, no máximo, já estaria solucionado.

    O jeito é esperar então...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danielrcom Ver Post
    Nunca vi isso, o suporte do 0800 também nunca viu, e por incrível que pareça disseram que não era possível "consertar" esse caso.
    0800 nunca sabe de nada, é normal mesmo. Quanto ao reverso, isso não existe, por padrão em circuitos dedicados ele é delegado a operadora, que por solicitação do cliente deverá revertê-lo para a faixa de ips do cliente.
    Fica no pé deles, vai no PROCON ou ANATEL talvez ajude (não muito mas quem sabe) porque eles estão acostumados a fazer o que querem e ninguém faz nada...

  20. #20

    Padrão

    Pois é, com o meu circuito antigo (256k) foi assim... Abri um chamado pedindo a configuração do reverso, mandei e-mail para o responsável e pronto. A partir daí eu (o cliente) pude configurar meu reverso normalmente.

    Agora me fizeram essa palhaçada.