Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não se enganem, pode ser o fim dos mikrotik's e redes wireless 2.4 [movido]

    Ninguém pensou ainda que a conexão 3G é uma conexão móvel, vocês por uma acaso já pensaram se no futuro bem próximo começarem a aparecer placas PCI 3G para internet fixa, e ai???? Dinheiro para link eles tem com certeza, dinheiro para expandir a rede também, essas placas PCI podem utilizar antenas externas que em um futuro próximo equiparem carros com conexões 3G dando aos automóveis um pulo significativo para frente em tecnologia on-board e muito mais que visualizo nessa área, o 3G atual é só a ponta do iceberg então olhos abertos ou ficamos para traz em menos de 3 anos, e todo investimento feito agora pode ir por água abaixo.


    Ninguém pensou nisso não é? Consegui pescar a idéia da 3G lendo algumas publicações na europa, vale muito apena lembrar que a industria detem a tecnologia mas lança ela por partes para poder faturar em cada lançamento, não existe pressa por que o retorno é garantido, um exemplo disso é o CD e DVD, quando foram lançados não havia ''gravador'' mas a industria já poderia lançar, como técnico em eletrônica sei disso.

    Imaginem quando as redes wireless começaram, a potência de trasmissão eram pequenas e os hardwares deixavam a desejar, mas hoje já se consegue um serviço de ótima qualidade via wireless, as torres de telefonia vão ser interligadas para transmitir dados os hardwares irão melhorar e a qualidade do 3G também, não se enganem, é como o exterminador do futuro, só sobreviverá no ramo quem tiver a informação.

    Sabemos como é o nosso governo que só beneficia os grandes.

    Sei que não é o local adequado para essa postagem, mas peço aos moderadores que deixem essa mensagem aqui ao menos por 3 dias para que todos abram os olhos e visualizem um pouco na frente.

  2. #2

    Padrão

    Isso é verdade Roberto, mais pra quem tem bala na agulha vai de wimax com certeza, mais como eu q estou começando e sem grana vai ser complicado!

  3. #3

    Padrão

    Quantidade de celulares 3G no Brasil

    O Brasil terminou o mês de set/08 com 1.952 mil celulares 3G. O crescimento com relação ao mês anterior foi de 48,4% e o crescimento acumulado desde jun/08 é de 28,5%. Com isto os celulares 3G já representam 1% do total de celulares no Brasil.
    Leia a materia na integra:
    teleco.com.br

  4. #4

    Padrão

    Amigo implante ai vc mesmo, a tecnologia 3g na sua rede wireless, e ofereça um bom serviço.

  5. #5

    Padrão

    ja rolou algum tópico semelhante aqui.

    e venho dinovo colocar minha idéia e pensamento...

    eu estou há algum tempo no mercado, junto a vários amigos aqui e cada um tem seu mercado. é muito relativo falar sobre 3G, pois é uma tecnologia muito nova aqui no Brasil e cara. Como tive contato com engenheiros e me disseram sobre a rede 3G, como elas são muito precarias ainda no Brasil e como o 3G vai vir e sumir rapidamente, pois o Wimax esta ai para integrar a rede 4G. Mas pensem nisso tudo para daqui pelo menos 2 anos pra frente.
    Alguns clientes meus compraram o maldito 3G da claro e estão maravilhados. Mas deixei meu cartão com eles, pois sei que daqui um tempo a rede da 3G que não é ja uma amravilha, ficará pior e muito ruim para internet e dados. Infelizmente ou felizmente, o Brasil está anos e anos atrás de Europa, EUA e Asia. Lá sim 3G já é antigo e muito bem funcional.

    Estou hoje investindo em teste de pré wimax. Pois tudo leva a crer que isso sim será o futuro, pois com 1 rádio fazemos milagres de quantidade de dados e distancia. Coisa que a tecnologia 3G nao tem, não tem tanto em distancia e nao tem em quantidade de dados. tem apenas na mobilidade que ja existe com wimax e com wi-fi até, com redes mash.

    fica aqui uma opinião minha. mas claro que nao podemos ficar parados esperando uma possível queda desse sistema. temos que jogar com nosso diferencial. hoje tenho links de até 2mb aqui, para competir com speedy e 3G que, funcionando ou não, fazem milagres de valores e de propagandas qe enchem os olhos até de nós que sabemos como funcionam.

    abraços.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dnp Ver Post
    Amigo implante ai vc mesmo, a tecnologia 3g na sua rede wireless, e ofereça um bom serviço.

    Colega, não entendi o que você quiz dizer, e com quem está sugerindo isso, já que o tópico não seria para dizer o que é certo ou errado fazer em sua rede, mas sim para se refletir sobre um mercado que se não ficarmos atentos poderemos rapidamente ser engolidos pelas grandes...

    Esse rapidamente seriam em até 3 anos, isso em termos de investimentos em uma empresa é de curto ou até médio prazo, mas é o tempo suficiente para seu negócio dar certo ou afundar de vez, trazendo prejuízos a você sem contar na perda de tempo e dinheiro investido.

  7. #7

    Padrão

    Caro Roberto, já tivemos várias discossões sobre o 3G aqui, e a realidade é uma só: Se trabalharmos bem sempre teremos nossos clientes, que na maioria quer um atendimento e isso as teles nunca terão. Assim penso eu, não tenho medo, posso perder parte de meus clientes mais a maioria está bem fidelizada.

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo o Wimax é uma tecnologia, meio complicada, pois a algumas semanas atraz fui resolver problemas de um provedor, onde tinha wimax pois ele so tinham clientes empresariais, entao meu engenheiro e eu migramos todo a rede pra 5.8 com mikrotiks, que foi uma maravilha, no caso do 3G realmente devemos em preocupar, e ate mesmo poupar um pouco para poder estruturarmos nossas redes, quem não se lembra de quando usavamos ap2000? e hoje usamos Mikrotik, quem não se lembra das redes de cabo coaxial, entao a medida que as maiores aumentam nos tb aumentamos, penso no fato existe as Casas Bahia que vende muito, e sempre do lado tem uma lojinhas de moveis que sobrevive feliz da vida apesar de estar perto de um monstro como as casas bahia, aki mesmo na minha cidade, existe pessoas que nem tem telefone, e ja usa pc, normal com nossa internet, ate mesmo em um vilarejo que tenho uma torre, la tem uma familia que não tem TV, isso mesmo não tem televisão, e ja tem um computador com internet e paga pela velocidae de 300 k 50 reais, entao vamos nos preocupar em melhorar pois tem muitos "pseudos provedores" que "queimam" o filmde da wi-fi, isso que devemos nos preocupar, pois se um cliente fica insatisfeito com wi-fi eles generaliza, e acabam que todos nos pagamos o pato,
    abraços amigos

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Sei que não é o local adequado para essa postagem
    o duro é quando sabe que o local não é adequado para postagem e mesmo assim posta. :P

  10. #10

    Padrão

    gente pelo amor de Deus né.. 3G não eh magica nao, 3G tem limitação tambem igual todas as tecnologias...

    nao confundam, a internet "movel" que se vende por ai não é uma internet para substituir a internet comum (adsl, wireless, etc etc) .. a ideia é, onde não há outra saida, use 3G ...

    faço parte de algumas listas sobre engenharia de redes, e o comentario do pessoal q tem testado 3G é: não mudou nada do sistema antigo (GSM/GPRS).. a diferença é que com 3G a banda é maior porem o congestionamento. é o mesmo

  11. #11

    Padrão

    Esse era exatamente o ponto que eu ia tocar. A tecnologia 3G utiliza a rede de celulares pra transferência de dados. Além de não atingir 80% da velocidade nominal ainda está tendo problema com o congestionamento nos canais.

    A rede de celular do brasil não foi projetada para suportar essa demanda. A prova disso é a lerdeza que o 3G está sendo implantada. Acompanho esse tipo de tecnologia desde a 2G, já passei pela 2.5G e pela 3G, e todas se comportam da mesma forma. Além de não pegar em qualquer lugar como prometido de repente sua sua conexão cai e muitas vezes só volta depois de um tempo. Em algumas regioes se você estiver em apartamentos ou casa de 2 andares (exceto no último andar) você só consegue uma velocidade significante se você ficar próximo a uma janela.

    Essa tecnologia depende muito da razão sinal ruido, muito mais que a wireless 2.4 e 5.8 devido a forma de codificação e representação dos dados, então se seu sinal cai pra 50% vc navega numa discada...

    Sei o que estou falando, formei em Engenharia de Telecomunicações e tive professores que trabalhavam na Claro e na Alcatel/Lucent (responsável pelo planejamento e implementação de redes wimax e 3G) conversei muito com eles sobre essas tecnologias...

    Quanto ao wimax é uma promessa, mas o tempo previsto para implantação ainda é muito grande e não vai ter muita saída de inicio devido a necessidade de dispositivos receptores especializadas. Ou seja as impresas vão ter que trocar toda a infraestrutura, o que torna muito caro. Além disse agente conhece nossa Anatel. Até a homologação de todos equipamentos e a padronização... Com certeza eles vão escolher a pior frequência pra isso!!

    Até mais...

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    gente pelo amor de Deus né.. 3G não eh magica nao, 3G tem limitação tambem igual todas as tecnologias...

    nao confundam, a internet "movel" que se vende por ai não é uma internet para substituir a internet comum (adsl, wireless, etc etc) .. a ideia é, onde não há outra saida, use 3G ...

    faço parte de algumas listas sobre engenharia de redes, e o comentario do pessoal q tem testado 3G é: não mudou nada do sistema antigo (GSM/GPRS).. a diferença é que com 3G a banda é maior porem o congestionamento. é o mesmo

  12. #12

    Padrão

    Vou meter minha colher.

    Penso que o Roberto quer trazer a atenção não o fato da 3G em si, mas sim que o usuário vai ficar cada vez mais exigente quanto a mobilidade. Hoje são poucos, mas logo este número vai crescer e vão chegar no nosso provedor e começar a exigir mobilidade, mesmo que com queda na qualidade.

    Então, pesquisando artigos de sites e fabricantes lá fora, já vi uma tendência que já está sendo implantada seja em wi-fi, wixax ou 3G. É o uso do MIMO, que permite esta mobilidade.
    No nosso caso a mobilidade fica restrita a nossa área de cobertura que é pequena, mas para as teles é enorme.
    Quando eles modernizarem os equipamentos, aí sim vai ser preocupante.

    Roberto, o que o companheiro sugeriu é que voce também entre na perseguição por equipamentos que forneçam a mobilidade.
    Já existe no Brasil equipamentos assim, mesmo em wi-fi que se propõe a fazer isso. E a um custo razoável de R$ 20.000,00.
    E os grandes fabricantes de equipamentos wi-fi já estão lançando produtos nesta linha como é o caso da Ubiquiti. Veja a placa mini-pci SR71A.
    Campo sempre vai ter para quem procurar investir. Até mesmo em wi-fi.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    gente pelo amor de Deus né.. 3G não eh magica nao, 3G tem limitação tambem igual todas as tecnologias...

    nao confundam, a internet "movel" que se vende por ai não é uma internet para substituir a internet comum (adsl, wireless, etc etc) .. a ideia é, onde não há outra saida, use 3G ...

    faço parte de algumas listas sobre engenharia de redes, e o comentario do pessoal q tem testado 3G é: não mudou nada do sistema antigo (GSM/GPRS).. a diferença é que com 3G a banda é maior porem o congestionamento. é o mesmo

    Você leu o tópico inteiro? Não digo a tecnologia que existe no momento com o 3G, e sim o que poderá vir e o que pode acontecer se não nos atualizarmos.

  14. #14

    Padrão

    acho que devemos nos preocupar mais com o WiMax do que com o 3G.

  15. #15

    Padrão

    qualquer segmento, se não se atualizar fica pra traz. ainda mais em tecnologia que evolui absurdos a cada dia.

  16. #16

    Padrão

    Boa noite,

    Estive falando com alguns colegas e fiz alguns questionamentos, mas um que mais me chamou atenção:

    Quantos clientes simultaneos uma setorial com a tecnologia 3G, suporta em termos de trafego, em uma velocidade de 200K por exemplo.

    Ele me provou " escovou bits " e me falou que na melhor hípotese suporta 30 usuarios, isso se tiver proximo a torre.

    Apartir dessa informação vocês podem tirar suas conclusões.

    Gostaria de ouvir a opinições dos amigos do under, sobre essa informação.

    Um grande abraço t +

  17. #17

    Padrão

    O 3G não seria para dar mais banda também? multimídia e tal?
    Com 200K, qualquer um de nós se sai melhor.
    E 30 simultâneos, também não leva vantagem nenhuma. Isso a gente faz.

    Eu acho que esse negócio de 3G, pelo menos para nosso país, é mais marketing, né Rodrigo?
    Mas que a propaganda deles vai fazer um estrago, vai. Até o pessoal se dar por conta e voltar. Enquanto isso iremos amargar algum preju.


    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Boa noite,

    Estive falando com alguns colegas e fiz alguns questionamentos, mas um que mais me chamou atenção:

    Quantos clientes simultaneos uma setorial com a tecnologia 3G, suporta em termos de trafego, em uma velocidade de 200K por exemplo.

    Ele me provou " escovou bits " e me falou que na melhor hípotese suporta 30 usuarios, isso se tiver proximo a torre.

    Apartir dessa informação vocês podem tirar suas conclusões.

    Gostaria de ouvir a opinições dos amigos do under, sobre essa informação.

    Um grande abraço t +

  18. #18

    Padrão

    nao existe milagre ... em 2.4 voce pode fazer uma balança...

    quanto mais velocidade.. menos clientes..

  19. #19
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigos, vamos nos preocupar, em aprimorar nossas redes, e claro sempre atualizar, pensem que a menos de 10 anos falar que iamos passar internet e telefonia por antenas, era coisa futuristica, devemos preocupar em aprimorar, deixar a "preguiça" de lado, e começar a se aprofundar em leituras, participar de palestras, seminarios, pesquisar sempre, e tb não esquecer que para isso acontecer devemos estar preparados, entao é perda de tempo esquentar a cabeça com isso agora, claro que mudanças vao sempre vir, pois sempre estamos evoluindo, quem não se lembra do fim do mundo que seria no ano 2000, tem gente que vendeu patrimonio a preço de banana, isso é desespero, e quando a velox chega na cidade onde temos rede, no caso o que aconteceu comigo, a Velox chegou aki, meu concorrente ficou louco, pensou em vender equipamento e tals, hoje concorro e ganho da velox em preço, estabilidade, entao vamos deixar essa discução de lado e pensar em enrriquecer o forum com novas dicas, informações,
    abraços

  20. #20

    Padrão

    Essas empresas para vender fazem de tudo, penso que as operadoras vão ter que colocar repetidoras igual a nós para atender mais clientes. Como tem muitos clientes a mais a infra não vai suportar e é ai que nós entramos.

    Em relação a velocidade, se nós formos atender um teste com um cliente por exemplo em 802.11 b, chegamos a uma velocidade até razoavel.

    mas é isso, não vou desanimar e vou continuar investindo.