+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link de Internet de Backup

    Tenho um novo server Firewal/Proxy Debian 4 com Squid autenticando no AD via smb. O antigo deu problemas de HD.

    Tenho 2 links de internet sendo:

    1.virtual (ipfixo)-link primario - eth1
    2.Speddy (ipfixo, mas dhcp no modem)-link secundario - eth2

    Atualmente o virtua esta no ar o tempo todo pois é o link principal, mas quando o link cai preciso subir o link reserva do speedy.

    No server antigo (conectiva10), a placa eth2 (link reserva Speedy) ficava desativada no boot e via script quando caia o virtua:

    -desativava a eth1
    -acertava o gateway
    -ativava a eth2
    -restartava o squid.

    Neste novo server nao consigo deixar a placa de rede desativada e nem o modem do speedy ligado pois a placa de rede recebe o ip do modem e altera o resolv.conf fazendo com que o virtua nao navegue pois o dns é setado do speedy.

    Preciso deixar esses 2 links prontos e apenas via script fazer a mudanca de um para outro uma vez que o link é de reserva e nao para uso fazendo balanceamento.

    Obrigado a quem puder ajudar mesmo que seja alguma outra solucao com mesma finalidade.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, melhor opção é você rotear o segundo modem, fazendo que o modem conecte no speedy e não o computador, depois sete um IP fixo no modem.

    Quando o link 1 cair, você deleta o gateway default e seta o gateway default como sendo o IP do modem.

    César.

  3. #3

    Padrão

    Entedi..... tinha pensado nisso, mas como anteriomente funcionava dessa forma gostaria de tentar sem mexer no modem.

    Como nao foi possivel salvar nada do hd do antigo servidor, nao sei se tinha algum script que inicializava com a config certa no resolv.conf e com a placa do speedy desativada, entao depois era so rodar o script de mudanca para o speedy, desativando a placa do virtua e ativando a placa do speedy.

    no meu interfaces so relacionei as placas de rede interna e rede virtua para carregar automatica.

    nao sei se essa informacao ajuda.

    Obrigado pela atencao

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AlexDias Ver Post
    Tenho um novo server Firewal/Proxy Debian 4 com Squid autenticando no AD via smb. O antigo deu problemas de HD.

    Tenho 2 links de internet sendo:

    1.virtual (ipfixo)-link primario - eth1
    2.Speddy (ipfixo, mas dhcp no modem)-link secundario - eth2

    Atualmente o virtua esta no ar o tempo todo pois é o link principal, mas quando o link cai preciso subir o link reserva do speedy.

    No server antigo (conectiva10), a placa eth2 (link reserva Speedy) ficava desativada no boot e via script quando caia o virtua:

    -desativava a eth1
    -acertava o gateway
    -ativava a eth2
    -restartava o squid.

    Neste novo server nao consigo deixar a placa de rede desativada e nem o modem do speedy ligado pois a placa de rede recebe o ip do modem e altera o resolv.conf fazendo com que o virtua nao navegue pois o dns é setado do speedy.

    Preciso deixar esses 2 links prontos e apenas via script fazer a mudanca de um para outro uma vez que o link é de reserva e nao para uso fazendo balanceamento.

    Obrigado a quem puder ajudar mesmo que seja alguma outra solucao com mesma finalidade.

    Conheço um script de redundancia desenvolvido por um amigo e que supriria sua necessidade ele funciona automático, quanto ao problema no resolv.conf pode instalar o bind(servidor dns) e deixar o seu servidor localhost como seu dns padrão sem mais precisar alterar sempre que muda o link..

    http://www.vivaolinux.com.br/dica/Re...de-links-v0.1/

    Veja o link acima sobre redundancia, usei ele por muito tempo e é bem fácil de entender..
    Última edição por info24hs; 20-11-2008 às 11:18.