+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda por CBQ causa problemas em ping ao servidor.

    Olá, sou novo no Under Linux e no slackware tambem, preciso muito da ajuda de vcs pois eu consegui fazer funcionar o controle de banda no slackware utilizando o CBQ, porem, quando por exemplo, eu abro um pagina na internet que o controle e banda entra em ação, o ping para o proprio servidor começa a subir muito, as vezes até a perder pacotes, desde ja muito obrigado.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Isso pode ser normal, veja o porque:

    1. Link de 80k
    2. Abre uma página que vai consumir a banda total de 80k
    3. Ping também é tráfego e como não tem banda sobrando ele vai entrar na fila de entrega, com isso ele vai ter que esperar até que chegue a hora dele de ser transmitido, isso vai aumentar o seu ping com certeza.

    Pode fazer o teste que você vai notar isso.

    César.

  4. #4

    Padrão :)

    Ta certo, mas assim, desculpa mas eu nao entendi direito, eu tenho um link de um 1 mega, a velocidade da maquina eu coloco como 128k, mesmo assim isso pode interferir?? No meu caso então ping subir tanto é normal ??? Nossa, e muito obrigado mesmo por me responderem, ja postei essa minha duvida em alguns foruns e ninguem nem uma ideia me dava, brigado mesmo.

  5. #5

    Padrão

    Amigo, o que vale é a banda que você alocou para a máquina, nesse caso 128k.

    Imagine assim, você tem um cano de aguá fino e uma caixa de agua para esvaziar, se você não tiver nada de áqua na caixa e jogar um copo de agua na caixa, a agua do copo vai passar rapidinho pelo cano, mas se você jogar um balde vai encher a caixa um pouco e demorar para esvaziar porque o cano é fino, com isso, se você colocar mais agua na caixa vai demorar mais ainda.

    Claro que é uma analogia nada a ver, mas com link funciona da mesma maneira, valendo que você tem uma banda de 128k e está usando ela no máximo (limite), tudo que você requerer da internet vai demorar mais, porque os pacotes vão entrar na fila para passar pelo link.

    Agora, se você não estiver navegando/puxando nada pelo link e der um ping, o ping deve ser normal (baixo). Não interessa se você tem um link de 1mega no seu gateway, interessa é a banda que você alocou para o PC.

    O que nós da Avançar normalmente fazemos é alocar banda por porta e não por máquina, assim, você libera 128Kb para download na porta 80 (http), 21 (ftp), 22(ssh) e outras padrões de internet, mas para protocolo ICMP (ping), netbios (share windows), etc nós liberamos banda total (100mb). Claro que isso só vale para empresas, provedores devem alocar banda por máquina ao meu ver.

    Espero ter ajudado.

  6. #6

    Padrão

    Nesse caso liberar a banda total para o ICMP seria uma enganação a resposta do ping em relação a resposta real de um solicitação http?

  7. #7

    Padrão

    Com certeza! Porque ele não estaria passando pelo controle de banda real.

  8. #8

    Padrão Muito obrigadoooo

    Hum sim, usando a água e o cano como exemplo eu entendi, assim, eu ate imaginei algo parcido com isso sabe, mas achei que esse ping mais alto não podia ser tolerado por interferir na navegação, afff, mas agora eu entendi, muito obrigado mesmo, haa sim, e como eu colo o post aqui como resolvido ?? brigado mesmo.