+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VPN com IP Dinamico

    Olá amigos!

    Hoje uso Mikrotik para qualque serviço de rede, seja ele proxy, firewall gateway e servidor vpn, em certos clientes coloquei no lugar de cisco e ate hoje nao me arrependo.

    De todos os pontos positivos apenas a 1 ponto me deixa triste mas que nao é problema do MK e sim dos distribuidores que apenas nos dao 3 meses de garantia, mas o restante é uma alegria so.

    Mudando de assunto ....

    Tenho um grande cliente que é uma rede de postos de gasolina, aonde eu implantei MK em todos eles e fechei uma VPN com o posto principal aonde tem o TEF, ou seja, o TEF pe unificado em todas as filiais passando pela VPN.


    Meu problema ....

    Todas as filiais se conectam em 1 ponto aonde é o ponto onde se encontra o tef, mas todos os pontos inclusive este usa ADSL, e sempre que a conexao dele cai eu preciso acessar todos os outros postos e redigitar o endereco dinamico no campo host do PPP para que ele resolva o novo IP do posto com o tef, e isso esta complicando minha vida e pondo em risco o meu contrato .. minha duvida .... tem como eu colocar algum script ou fazer com que o MK registre o dns e nao o ip do servidor VPN?


    Ex:

    A = Servidor VPN com TEF
    B = Posto 1
    C - Posto 2


    A - B - C estao com MK versao 2.9

    B - C Conectam em A via PPTP para fechar a rede e o tef trafegar

    Quando A cai e volta eu preciso acessar B - C e redigitar o endereço de A para fechar a VPN, pois ADSL muda de ip a cada conexao.

    Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão

    Amigo,
    crie DNS dinâmicos no Enhanced Dynamic DNS Solutions e coloque os scripts rodando de tempo em tempo no scheduler no MK da Matriz, ele sempre atualizará o IP, e você seta os MKs das filiais para se conectarem a um nome de domínio Ex: postocentral.ddns.name e não mais pelo IP. Qual é sua versão que roda na Matriz para eu te passar o script.

  3. #3

    Padrão

    Amigo,

    Eu uso dns dinamicos em todos o pontos, uso dns da no-ip.

    A versao do meu MK é 2.9.27

    Esse script irá me ajudar bastante.