+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Tempo de resposta alto X Ack Timeout X Pacotes com Erro

    Olá pessoal do fórum.

    Estou com um problema aqui e gostaria de saber se vocês podem me dar umas dicas para eu descobrir a causa...

    Eu tinha um APRouter WR254 que roteava a conexão para 20 máquinas via cabo e 10 via Wireless. Este AP ficava embaixo ligado a uma antena Aquario 12dbi com um cabo de 15 metros.

    Claro que essa não era a melhor estrutura, então comprei uma antena Hyperlink de 15dbi (que show de antena) e uma caixa hermética para colocar o AP lá em cima em Modo Bridge só para fazer a ponte com meu PC Mikrotik que fica embaixo (montei esse MK com Hotpost com base nos tuturiais daqui, ficou muito bom!!!).

    Ps: coloquei também POE (Power Over Ethernet) no AP.

    O sinal melhorou significativamente. Onde tinha 15% de sinal por exemplo, num cliente a 3 km, agora está com 60% de sinal e qualidade do link 90%!

    Só que um problema apareceu...o tempo de resposta e os pacotes com erros...

    Já li e reli vários artigos aqui dizendo que potência não é sinônimo qualidade. Pude comprovar isso agora. Neste meu cliente em especial, onde tem uma distância maior, o status da placa de rede mostra 60% de sinal, qualidade do link de 80 a 90%, no entanto os pacotes CRC com erro às vezes são 3 ou 4 vezes maior do que os transmitidos (ou recebidos) com sucesso...

    Há uma variação muito grande nesses números.

    Já tentei trocar o canal, li sobre o ACK timeout e tentei ajustar... agora está em 60 o ACKtimeout no AP ... mas noto que há uma variação muito grande nos pacotes com erro. Às vezes os pacotes com erros são 5 vezes maior do que os pacotes bons, como citei acima, e quando isso acontece ne precisa falar que a conexão fica muiiito lenta...

    Agora de uma hora para outra, sem mexer em nada os pacotes com erros caem, e a conexão fica boa...

    Será que pode ser algum outro cliente que está zoando minha rede?

    Notem que isso só está ocorrendo depois que troquei a antena para uma mais potente e de melhor qualidade...

    O AP está configurado apenas para autenticar o cliente e jogar no MK.

    Pode ser a alimentação do AP? Já vi alguns casos aqui no fórum que uma fonte não muito boa pode causar problemas no funcionamento do AP.

    Estou usando POE, onde minha fonte fica ligada aqui embaixo e a energia é conduzida através de um cabo de rede. Isso é recomendável ou pode ser a fonte (literalmente) de meus problemas?


    Muito obrigado!

  2. #2

    Question Alguns prints

    Bom pessoal.

    Para ajudar, vejam os Prints...

    Na figura 1 temos um teste que fiz debaixo da torre com meu Laptop...estou numa área com algumas barreiras (uma laje, mais precisamente) e embaixo da torre.. por isso o sinal baixo... mas vamos lá... essa configuração é com o router ACK Timeout em 55 , Potência: 63mw (baixei para ver se tinha alguma melhora) e veja o que deu...


    Na figura 2 temos uma pequena mudança nas configurações do meu Aprouter...

    O ACK Timeout eu coloquei em 60 e a potência 250mw (note que essa potência é real, segundo o fabricante do AP, não é via software).

    Aproveitem e vejam se tem alguma coisa a ser melhorada nessa configuração.


    Na figura 3 temos o resultado da configuração acima: pacotes com erro e com sucesso praticamente se igualam (uma "melhora") ...

    Mas aí eu pergunto? É normal tanto CRC error ao receber os pacotes? O que pode estar ocasionando isso? Fonte? POE?


    Obrigado!

    Ps: Ao terminar de escrever esse Post os pacotes CRC com erro ultrapassaram os bons..
    6600 x 5100
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         figura1.jpg
Visualizações:	924
Tamanho: 	61,0 KB
ID:      	3098   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         figura2.jpg
Visualizações:	982
Tamanho: 	145,6 KB
ID:      	3099  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         figura3.jpg
Visualizações:	769
Tamanho: 	61,5 KB
ID:      	3100  

  3. #3

    Padrão

    Coloque no ap
    potência de TX fixada em 100mw
    e ack 91
    tente tirar o POE e fazer um teste com energia direta nele. verifica a temperatura na caixa hermetica, se não tiver ventilação, coloque um coller no chipset. verifica os cabos rgc tbem.

    mais seus clientes esta com sinal muito baixo.
    tente melhorar isto.

    abraços

  4. #4

  5. #5

    Smile Resolvido!

    Por incrível que pareça, pessoal, o problema era interferência no Canal.

    Setei o ACK timeout para 60 (já que meus clientes mais distantes ficam a 3km), deixei o rádio em 250 mesmo e fixei 11mb a taxa ...

    Ficou muito bom... ping de 2ms e 3ms...

    Estava utilizando antes o canal 11, porém aqui perto tem um provedor de internet para empresas que não sei não...o sinal dos caras é muito forte! Não sei se usam amplificador ou sei lá.. só sei que o problema era esse... estava no mesmo canal deles e tava poluindo meu sinal...

    Pra se ter uma idéia, para qualquer lado que se aponte a antena do cliente, acha o sinal deles... e forte, muito forte...

    Mudei para o Canal 6 e já era.

    Agora meu sinal está forte e com qualidade! Antes estava apenas forte, qualidade péssima.


    Mesmo assim agradeço muito ao pessoal do fórum que me deu dicas e sugestões.

    Um abraço!


    Sergio