+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão recebendo chamada atraves do Vono

    galera estou começando a brincar com o asterisk e montei ele numa maquina aqui dentro da minha rede
    coloquei o provedor vono para funcionar no meu asterisk consigo fazer discagem do ramal configurado mais nao consigo receber tipo fiz o nat no meu firewall principal para apontar a porta 5060 pro linux interno soh q fica dando esse erro:

    [Nov 26 15:28:40] WARNING[17956]: chan_sip.c:8553 check_auth: username mismatch, have <mastercomp>, digest has <mastercomp-34dq7n0ud0i7f>
    [Nov 26 15:28:40] NOTICE[17956]: chan_sip.c:14316 handle_request_invite: Failed to authenticate user "6185034957" <sip:[email protected]>;tag=SDiokm601-as75a7d6f1

    segue abaixo o sip.conf

    [general]
    bindaddr = 0.0.0.0
    srvlookup=yes
    register=>uservono:[email protected]/uservono

    [uservono]

    type=peer
    username=uservono
    secret=senhavono
    domain=vono.net.br
    fromuser=uservono
    fromdomain=vono.net.br
    host=vono.net.br
    insecure=very
    qualify=no
    port=5060
    nat=yes
    disallow=all
    allow=ilbc
    dtmfmode=rfc2833
    context=recebe_vono
    reinvite=no
    canreinvite=no

    [2000]
    type=friend
    secret=2000
    qualify=no
    nat=no
    host=dynamic
    disallow=all
    allow=ilbc
    allow=alaw
    allow=ulaw
    context=rotadesaida
    callerid=2000
    canreinvite=no

    segue o extension.conf

    [default]
    exten => 2000,1,Dial(SIP/2000,30)
    exten => 2000,2,Hangup
    exten => 2001,1,Dial(SIP/2001,30)
    exten => 2001,2,Hangup

    [rotadesaida]
    exten => _XX.,1,Dial(SIP/${EXTEN}@uservono,50)

    [recebe_vono]
    exten => uservono,1,Goto(rotadeentrada,s,1)

    [rotadeentrada]
    exten => s,1,Dial(SIP/2000,50)

    se alguem tiver uma luz manda ae ^^ abraços a todos

  2. #2

    Padrão

    esquece galera achei o q faltava fazendo uma vasta pesquisa vi uma configuraçao q coloca a porta no register e resolveu o problema ^^

    register=>uservono:[email protected]:5060/uservono

  3. #3

    Padrão

    Cara, além disso, parece que o codec que tá no sip.conf não é o adequado para o Vono.
    Eu uso o G729, mas vc pode usar ALAW, ULAW...

  4. #4

    Padrão

    opa vlw pela dica eu tirei aquela configuraçao do site da vono mais vo mudar o codec pra fazer um teste

  5. #5

    Padrão

    Primeiro que a vono ou qualquer operadora Voip usa o g729 por 2 motivos primeiro que se ouver transcodificação eles tem que pagar a licença o que não acontece se você usar o g729, sem falar que a quantidade de banda de um alaw ou ulaw é muito superior ao g729.

    Quanto ao nat eu diria o seguinte SIP e NAT não são amigos o protocolo SIP tem um grande problema que atrás de um nat não consegue resolver da onde está vindo os pacote isso não vou entrar muito no assunto, mas se for possivel use o servidor direto na net.

  6. #6

    Padrão

    consegui configurar o Vono para originar e receber chamadas sem problemas no Trixbox.. Se alguém estiver precisando das instruções me pase um e-mail que terei o maior prazer em enviá-las.

    Abraços

    Otto
    [email protected]

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Asterisk

    1. Linha de registro:

    Tipicamente, na configuração do Asterisk (arquivo sip.conf ou arquivo sip_additional.conf) existe uma linha que possibilita que a plataforma Asterisk do cliente se registre no proxy SIP da Vono:

    register=<username_sip>:<senha>@vono.net.br:5060/<ramal_que_recebe_chamada>

    Exemplo comum: register=login_vono:[email protected]:5060/ramal1


    É necessário que o ramal que recebe a chamada (após o "5060/" na linha de registro) tenha o mesmo nome que o login do Vono:

    Exemplo CORRETO: register=login_vono:senha_vono@troncodovono:5060/loginvono

    2. Configurações do peer no Asterisk:

    No arquivo sip.conf ou sip_additional.conf, deve existir um peer com a configuração abaixo:

    [troncodovono]
    username=login_vono
    type=peer
    secret=senha_vono
    port=5060
    insecure=very
    host=vono.net.br
    fromuser=login_vono
    fromdomain=vono.net.br
    dtmfmode=rfc2833
    context=from-vono
    disallow=all
    allow=ilbc
    allow=alaw
    allow=g729

    É essencial que o username desse peer seja igual ao login usado no Vono.

    3. Configurações do contexto:

    Para fazer com que a ligação recebida no Vono possa ser encaminhada para o ramal de sua preferência, use a configuração abaixo como exemplo:

    No arquivo (extensions.conf ou extensions_custom.conf):

    [from-vono]
    exten => s,1,Set(NUMENTRADA=${SIP_HEADER(X-Vono-DDR)})
    exten => s,2,Noop(NUMENTRADA=${NUMENTRADA})
    exten => s,3,Goto(from-trunk,${NUMENTRADA},1)

    Perceba que esta ligação será encaminhada para o contexto from-trunk, que fará a busca nas rotas de entrada pelo número/login que foi chamado no vono, deste modo você deverá configurar (preferencialmente através da interface de gerenciamento web do seu Asterisk) uma rota de entrada direcionando seu(s) número(s) vono para um ramal e/ou criar uma rota genérica direcionando qualquer ligação para um ramal.

    (Se o seu asterisk possuir uma configuração inicial, não precisa da informação a seguir)
    Somente se você está configurando tudo do zero, um exemplo do contexto from-trunk pode ser assim:
    exten => 4140631234,1,Dial(SIP/1234,50,r)


    Citação Postado originalmente por noir Ver Post
    esquece galera achei o q faltava fazendo uma vasta pesquisa vi uma configuraçao q coloca a porta no register e resolveu o problema ^^

    register=>uservono:[email protected]:5060/uservono
    Última edição por Magal; 23-12-2008 às 02:01.

  8. #8

    Padrão

    MUITO OBRIGADO PELA EXPLICAÇAO ESTOU TE APLAUDINDO DE PÉ !!!!!!!

    estou começando agora a mexer com asterisk estou me aprofundando e vc clareou muito sobre o vono eu comecei a brincar tambem com um software jah pronto baseado no asterisk conhecido como Disk-os

    mais prefiro fazer tudo na mao rs.. abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por noir Ver Post
    MUITO OBRIGADO PELA EXPLICAÇAO ESTOU TE APLAUDINDO DE PÉ !!!!!!!

    estou começando agora a mexer com asterisk estou me aprofundando e vc clareou muito sobre o vono eu comecei a brincar tambem com um software jah pronto baseado no asterisk conhecido como Disk-os

    mais prefiro fazer tudo na mao rs.. abraços

    Começou bem! Utilizo o Dis-Os a 2 anos e sempre funfou bem. Para fazer ligações pelo Vono,
    não precisa editar o sip.conf Criando o tronco pela GUI (interface gráfica) já rola.
    Criando o tronco, vc vai marcar usuário, senha, servidor (vono.net.br), porta (5060)e DDR.
    Esse DDR é o usuário novamente. A sintaxe no sip.conf vai ficar
    usuario:[email protected]:5060/usuario
    Blz. Pra receber ligações, vc vai ter que editar o extensions_disc.conf
    O meu tronco foi criado com o nome "vono" mesmo.
    No disc-inrt-vono, vai ficar:

    exten => usuario,1,Set(FROM_DID=${EXTEN})
    exten => usuario,2,Set(CDR(userfield)=Vono)
    exten => usuario,3,Macro(disc-blacklist,,${CALLERID(NUM)},in)
    exten => usuario,4,Goto(disc-ext-ivrs,6000,1)