Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Enquete - Cartões Mikrotik R52 100mW x Engenius 600mw

    Qual o melhor cartão pra trabalhar em defauft ???????
    Qual vai mais longe o sinal em default????????

    R52 DE 100mW DA MIKROTIK ROUTERBOARD OU ???????

    ENGENIUS 600mw EMP-8602 PLUS-S ??????????

    ATENÇÃO APENAS em aplicações 2,4 GHZ
    Última edição por mpsnet; 27-11-2008 às 10:13. Razão: equeci de falar que é só para 2.4 ghz

  2. #2

    Padrão

    Todos recomendam o R52, eu nunca usei pois não é homologado, o EMP-8602 tem me atendido bem, em 5,8 Ghz e 2,4 Ghz, só não use com omni, pois dará defeito com a primeira tempestade. Dizem o que o R52 também é assim.

  3. #3

    Padrão

    Bom dia,

    Ja uso os dois cartões aqui em minha rede. Todos muito bons, o R52 como ja sabemos não é homologado, mas o EnGenius é. O unico incoveniente com o EnGenius é que ele é muito sensivel, tem que ter certos cuidados.


    Obrigado,


    Denys Lemes

  4. #4

    Padrão

    Bom dia,

    Eu uso os dois na minha rede, e o Senão dá de 10 x 0 no R52 em relação a nivel de sinal e distancia, o que percebi e que o nosso amigo postou no post acima, é que os senão são muito sensivel mais em contra partida eu acho que o senão é o melhor para ap+bridge e o R52 é melhor para enlace.

    Flw

  5. #5

    Padrão

    R52 é da propria MK, original e otimizado pra trabalhar com mk,

    senao é lixo, pra que 600mw ? , so para os gatonets poluirem ainda mais o espectro, lixo!

    Temos que parar com isso de que quanto mais potencia, melhor!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por KALAMAT Ver Post
    R52 é da propria MK, original e otimizado pra trabalhar com mk,

    senao é lixo, pra que 600mw ? , so para os gatonets poluirem ainda mais o espectro, lixo!

    Temos que parar com isso de que quanto mais potencia, melhor!
    Amigo, você por acaso conheçe alguem que esteja usando um cartão senão em modo ap com 600mw de potencia?

    Eu nunca vi ninguem louco para fazer isso, e eu só uso na potecia default para o modo ap, para quem tem provedor sabe que é a solução para não se der dor de cabeça, agora se é para fazer enlace, dai a coisa muda de figura, pois se vc precisar por exemplo de fazer um enlace de 30k com 100mw de potencia você acha que seu enlace vai ficar legal? não vai, dai sim, que vai se usar a potencia não digo os 600mw mais porque não 350mw!

    Outra eu já fiz o teste aqui, já testei todo tipo de cartão, excessão o xr2 que esse é fora de sério, e nenhum superou o senão em máteria a qualidade, nivel de sinal etc, senão é perfeito para ap+bridge, tenho mais de 20 senão e 2 r52 e 2 r52h.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Todos recomendam o R52, eu nunca usei pois não é homologado, o EMP-8602 tem me atendido bem, em 5,8 Ghz e 2,4 Ghz, só não use com omni, pois dará defeito com a primeira tempestade. Dizem o que o R52 também é assim.
    Olá Josue Guedes,

    Quando a " Não use com Omini, pois dá problema na primeira tempestade", eu fui um dos felizardos que tiveram problema com perca de potecia de cartão senão e r52h após a chuva, e hoje eu te garanto que isso é mito, continuo usando senão e antena omini, e utimamente tá chovendo pacas pro meu lado e a cada chuva o sinal melhora mais um pouquinho.

    Depois de trocar tudo eu cheguei ao problema, pois eu usava cano de ferro e o mesmo enferrujou e quando chovia a ferrugem em contato com a antena, estava enfraquecendo o cartão, após eu trocar esse cano de ferro enferrujado por um cano de aluminio minha dor de cabeça desapareceu.

    Enfraqueceu 14 cartão meu até eu chegar nessa conclusão.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Amigo, você por acaso conheçe alguem que esteja usando um cartão senão em modo ap com 600mw de potencia?
    Eu conheço, aqui tem 3 gatonet que usa na potência máximo, gera um ruído desgramado que mesmo com filtro de banda ainda o nível de ruído é altíssimo, tenho que ficar pesquisando o melhor canal...
    Informática: mundo da picaretagem e dos curiosos...
    Última edição por netosdr; 28-11-2008 às 10:22.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Eu conheço, aqui tem 3 gatonet que usa na potência máximo, gera um ruído desgramado que mesmo com filtro de banda ainda o nível de ruído é altíssimo, tenho que ficar pesquisando o melhor canal...
    Informática: mundo da picaretagem e dos curiosos...
    Bem, eu não acredito que ele esteja usando a potencia máxima, pois logo quando lançou os senão de 600mw eu coloquei ele na potencia máxima para teste, e o resultado é pings altissimos, sinal excelente porem não navega, sinal excelente mais o sinal cai a cada minuto quando chega a 10 clientes on-line.
    Ou seja, é colocar um motor de ferrari em um fusquinha, vai correr mais, porem vai desmanchar o carro todo.
    Agora se realmente ele estiver usando a potencia máxima, é questão de tempo para ele sumir do mercado, pois quero ver que cliente vai aguentar usar uma net, que vive caindo e mais lerda que linha discada ehehehee

    flw

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Bem, eu não acredito que ele esteja usando a potencia máxima, pois logo quando lançou os senão de 600mw eu coloquei ele na potencia máxima para teste, e o resultado é pings altissimos, sinal excelente porem não navega, sinal excelente mais o sinal cai a cada minuto quando chega a 10 clientes on-line.
    Ou seja, é colocar um motor de ferrari em um fusquinha, vai correr mais, porem vai desmanchar o carro todo.
    Agora se realmente ele estiver usando a potencia máxima, é questão de tempo para ele sumir do mercado, pois quero ver que cliente vai aguentar usar uma net, que vive caindo e mais lerda que linha discada ehehehee

    flw
    Um deles vende 2 megas pro povo, tem horário de dá 300kbps, tem horário que dá 40kbps, sem nenhum controle.
    Se vc não acredita, pode acreditar amigão, tem muito incompetente em todas as profissões, mas informática é récorde, claro, profissão sem regulamentação nenhuma é nisso que dá....

  11. #11

    Padrão

    no caso do senão , engenius ser sensivel... COMO ASSIM SENSIVEL ??? PLEASE... ESPLIQUEME!!!

  12. #12

    Smile kkkkkk Senao = Lixo

    Galera! Pelooooo Amoooorrr de Deuuus!!! Essa é a primeira vez que vejo alguem defender o SENAO EMP. Primeiro o senao para AP-BRIDGE não funciona direito como deveria mesmo com potência default, isso é algo do cartão mesmo, da sua própria construção, acima de 20 clientes simultâneos ou menos ele já começar a pipocar (pings altos), agora posso afirmar para vc´s que o SENAO para Ponto-a-ponto em 5.8Ghz é para mim um dos melhores, tem o XR5 é claro!, mas é muito caro e o SENAO faz a mesma coisa que ele e digo mais, com a mesma qualidade!, porém ele para cliente em 2.4 Ghz não róla mesmo. Agora sobre o R52H eu tenho 6 cartões desses rodandando em duas torres minhas, lá usava PC-AP com G510 e agora troquei por RB com R52H, galera foi a melhor coisa que fiz até agora, um dos melhores investimentos que fiz, foi totalmente certeiro, desempenho fenomenal, pings em no maximo 12ms com 60 silmultâneos, acho até d +++, só que está rodando aqui assim e tah maravilhoso e sem falar que com o R52H ele tem uma opção (que funciona mesmo) para ajudar a diminuir um pouco a interferência gerada por outras redes. Emfim... vá de R52H que não irá de arrepender, porém só tem um defeito de verdade ele... Ainda não é homologado, se tivesse grana eu iria homologa-lo concerteza!!!

  13. #13

    Padrão Link ponto-a-ponto

    Amigo, uso os dois cartões, mas a questão que voçê falou sobre em links de 30km aumentar a potência eu discordo, pois em link ponto-a-ponto de 35km de distãncia uso 17dbi nos cartões,(pelo menos eu uso e tenho média de 10mbps de trafegoreal.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hiuri4100 Ver Post
    Amigo, uso os dois cartões, mas a questão que voçê falou sobre em links de 30km aumentar a potência eu discordo, pois em link ponto-a-ponto de 35km de distãncia uso 17dbi nos cartões,(pelo menos eu uso e tenho média de 10mbps de trafegoreal.

    bem amigo, tenho um link de 30k, que ao colocar a potencia default 17dbi nos dois pontos perde o enlace e não conectar nem a paulada, estou usando 26dbi com cartão XR5.
    Última edição por eduardomansano; 28-11-2008 às 14:17.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Galera! Pelooooo Amoooorrr de Deuuus!!! Essa é a primeira vez que vejo alguem defender o SENAO EMP. Primeiro o senao para AP-BRIDGE não funciona direito como deveria mesmo com potência default, isso é algo do cartão mesmo, da sua própria construção, acima de 20 clientes simultâneos ou menos ele já começar a pipocar (pings altos), agora posso afirmar para vc´s que o SENAO para Ponto-a-ponto em 5.8Ghz é para mim um dos melhores, tem o XR5 é claro!, mas é muito caro e o SENAO faz a mesma coisa que ele e digo mais, com a mesma qualidade!, porém ele para cliente em 2.4 Ghz não róla mesmo. Agora sobre o R52H eu tenho 6 cartões desses rodandando em duas torres minhas, lá usava PC-AP com G510 e agora troquei por RB com R52H, galera foi a melhor coisa que fiz até agora, um dos melhores investimentos que fiz, foi totalmente certeiro, desempenho fenomenal, pings em no maximo 12ms com 60 silmultâneos, acho até d +++, só que está rodando aqui assim e tah maravilhoso e sem falar que com o R52H ele tem uma opção (que funciona mesmo) para ajudar a diminuir um pouco a interferência gerada por outras redes. Emfim... vá de R52H que não irá de arrepender, porém só tem um defeito de verdade ele... Ainda não é homologado, se tivesse grana eu iria homologa-lo concerteza!!!
    Amigo, tudo é questão de experiencia, se quiser por R$ 90,00 conto a hora eu coloco cartão senão em todas as suas repetidoras e te devolvo e dinheiro se não deixar 100% hehehehe brincadeirinha.

    Mais que nem eu falei tenho 20 senão, meus pings estão em média de 3ms mais é tudo bem configuradinho, quanto aos R52h tudo é questão de opinião mais eu achei que eles são inferior ao senão, por experiencia própria.

    No meu caso e na minha região, os senão se saiu melhor, e digo outra tenho 7 provedores aliados e todos usando senão e r52h somente para os enlace.

    Um abraço e desculpe brincadeira, não estou louco não hem...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Amigo, tudo é questão de experiencia, se quiser por R$ 90,00 conto a hora eu coloco cartão senão em todas as suas repetidoras e te devolvo e dinheiro se não deixar 100% hehehehe brincadeirinha.

    Mais que nem eu falei tenho 20 senão, meus pings estão em média de 3ms mais é tudo bem configuradinho, quanto aos R52h tudo é questão de opinião mais eu achei que eles são inferior ao senão, por experiencia própria.

    No meu caso e na minha região, os senão se saiu melhor, e digo outra tenho 7 provedores aliados e todos usando senão e r52h somente para os enlace.

    Um abraço e desculpe brincadeira, não estou louco não hem...
    kkkkkk rs,rs que é isso rapá tranquilo brincar um pouco faz parte. Realmente concordo com você e fico contente seu sucesso com os SENAO (digo para transmitir para cliente como AP), pois além de ser homologado ele é muito barato, tem um amigo meu que traz de miami fornece nota fiscal e tudo e me vende por 90 contos de reais cada, enquanto os XR2 da Ubiquiti são 400 e la vai péda kkkk. Emfim... Abraços mano sucesso...

    Me add no MSN para trocarmos uma idéia: suporte (arroba) acessohosting (ponto) com

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Amigo, você por acaso conheçe alguem que esteja usando um cartão senão em modo ap com 600mw de potencia?

    Eu nunca vi ninguem louco para fazer isso, e eu só uso na potecia default para o modo ap, para quem tem provedor sabe que é a solução para não se der dor de cabeça, agora se é para fazer enlace, dai a coisa muda de figura, pois se vc precisar por exemplo de fazer um enlace de 30k com 100mw de potencia você acha que seu enlace vai ficar legal? não vai, dai sim, que vai se usar a potencia não digo os 600mw mais porque não 350mw!

    Outra eu já fiz o teste aqui, já testei todo tipo de cartão, excessão o xr2 que esse é fora de sério, e nenhum superou o senão em máteria a qualidade, nivel de sinal etc, senão é perfeito para ap+bridge, tenho mais de 20 senão e 2 r52 e 2 r52h.
    Lembre-se que o tx-power default significar usar o máximo do cartão, como diz no próprio manual do MikroTik:

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...ntent.php#.2.4

    The tx-power default setting is the maximum tx-power that the card can use. If you want to use larger tx-rates, you are able to set them, but do it at your own risk! Usually, you can use this parameter to reduce the tx-power.
    Recomendo também ler o post abaixo para entender melhor o EMP-8602:

    https://under-linux.org/forums/mikro...problemas.html

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Lembre-se que o tx-power default significar usar o máximo do cartão, como diz no próprio manual do MikroTik:

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...ntent.php#.2.4

    Recomendo também ler o post abaixo para entender melhor o EMP-8602:

    https://under-linux.org/forums/mikro...problemas.html

    Eu já tinha lido esse post, esses dias atraz, e fiquei encafifado, e experimentei abaixar a potencia do meu cartão que antes tava de default para 15dbi, e não mudou nada o nivel do sinal nos clientes, então deixei com 15dbi mesmo!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Lembre-se que o tx-power default significar usar o máximo do cartão, como diz no próprio manual do MikroTik:

    http://www.mikrotik.com/testdocs/ros...ntent.php#.2.4
    he complicado falar em termos de potencia varia muito de cartão para cartao .
    por ex:
    o EMP-8602 PLUS-S tem 600MW pelo menos he o que vem escrito nele hehe.
    se setar default ele fica 17 dBm (50 mW) Oo.
    nesse caso creio que 50mw nao seja a potencia maxima do EMP-8602 PLUS-S.
    cada caso he um caso .

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Galera! Pelooooo Amoooorrr de Deuuus!!! Essa é a primeira vez que vejo alguem defender o SENAO EMP. Primeiro o senao para AP-BRIDGE não funciona direito como deveria mesmo com potência default, isso é algo do cartão mesmo, da sua própria construção, acima de 20 clientes simultâneos ou menos ele já começar a pipocar (pings altos), agora posso afirmar para vc´s que o SENAO para Ponto-a-ponto em 5.8Ghz é para mim um dos melhores, tem o XR5 é claro!, mas é muito caro e o SENAO faz a mesma coisa que ele e digo mais, com a mesma qualidade!, porém ele para cliente em 2.4 Ghz não róla mesmo. Agora sobre o R52H eu tenho 6 cartões desses rodandando em duas torres minhas, lá usava PC-AP com G510 e agora troquei por RB com R52H, galera foi a melhor coisa que fiz até agora, um dos melhores investimentos que fiz, foi totalmente certeiro, desempenho fenomenal, pings em no maximo 12ms com 60 silmultâneos, acho até d +++, só que está rodando aqui assim e tah maravilhoso e sem falar que com o R52H ele tem uma opção (que funciona mesmo) para ajudar a diminuir um pouco a interferência gerada por outras redes. Emfim... vá de R52H que não irá de arrepender, porém só tem um defeito de verdade ele... Ainda não é homologado, se tivesse grana eu iria homologa-lo concerteza!!!
    eu tenho um amigo aki que colocou o EMP-8602 PLUS-S detalhe com Omni
    ficou pessimo..
    ai ele comprou um R52H colocou no lugar e para espanto dele ficou muito pior..
    ele voltou para o SENAO .
    a duvida minha he .
    qual cartão seria melhor em termos de potencia sinal desempenho para usar com Omni?