+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas Hyperlink para enlace dual

    Pessoal,
    Alguém já utilizou essas antenas para fazer um enlace dual nstreme?

    Modelo: HG5158DP-29D
    Link: 5.1 GHz to 5.8 GHz 28.5 dBi Broadband Parabolic Dish Antenna - HG5158DP-29D

    Estamos testando num enlace com visada perfeita de 30Km com cartões XR-5, mas o sinal está muito ruim, e a velocidade também. Quando se desativa uma polaridade fica ótimo, o problema ocorre quando tenta utilizar as duas ao mesmo tempo para o dual. Com antenas separadas ficou bom.

    Mas se é vendido esse tipo de antena teria que funcionar né? Alguém tem alguma experiência nisso? Já utilizou outro modelo de antena "dual polarity?"

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Bom dia,

    mas você está usando o quê? Rádio, RB ou PC-AP? Quais os parâmetros de configuração?

  3. #3

    Padrão

    Olá Marcelo,

    Estou utilizando duas routerboards 433AH, com cartões Ubiquiti XR-5, no modo nstreme dual slave.
    Já testei nos modos 5Ghz e 5Ghz turbo, em todas as frequências, com várias combinações.

    Testamos também alterar versões de firmware do "Mikrotik" e das "Routerboards". Também potência do cartão(no caso diminuir e aumentar) e data rates diferentes.

  4. #4

    Padrão

    Amigo,

    Não sei se essa da hyperlink é diferente mas a da Pluton, mas uma antena deve ser instalada diferente da outra, tipo o alimentador deve ficar em posicção contraria.

    Da uma olhada nesse manual da pluton.

    Pode ser isso que está ocorrendo ai.

    http://www.pluton.com.br/Site_Portug...X26-58DLv1.pdf

    Abraço

  5. #5

    Padrão

    essa da Hyperlink já é montada, não precisa nem mexer, ela já vem com tudo pronto, é só conectar o cabo e pronto, o alimentador inclusive é lacrado.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Esse assunto me interessa, vou mais perguntar do que responder aqui, mas vc deixou o nstreme dual em canais bem longes? tipo TX em 5180 e RX 5805?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darkwarrior Ver Post
    essa da Hyperlink já é montada, não precisa nem mexer, ela já vem com tudo pronto, é só conectar o cabo e pronto, o alimentador inclusive é lacrado.
    Eu não tenho experiencia neste campo, mas a Geenge de Porto Alegre fabrica uma antena destas.
    E acho que se voce entrar em contato com eles, eles poderão te ajudar, pelo fato de trabalharem com uma igual. São gente muito atenciosas e não irão te negar ajuda na configuração.
    E a deles está por menos da metade do preço desta.

  8. #8

    Padrão

    Bom dia Xande,

    não precisar usar canais tão distantes assim, além disso você está "invadindo" faixa de frequência que precisa de licenciamento Anatel (5180). Use, por exemplo, 5.785 e 5.825 MHz.

  9. #9

    Padrão

    Usei canais longe, perto, e ambas não funcionaram.
    Agora devemos tentar com uma distância menor pra ver como trabalham. Mas pela qualidade dos equipamentos da Hyperlink acredito que deveriam funcionar.

  10. #10

    Padrão Enlace com antenas HG5158DP-29D

    Olá,

    Ativamos um enlace com as antenas HG5158DP-29D, rodando dupla polaridade. Os resultados com as duas polaridades foram muito ruins, tanto de sinal como de tráfego.
    Estou utilizando RB433AH com XR5, em um enlace de 15km com visada (fresnel) prefeita. Já testamos em todos os canais e saltos.
    Quando coloco o enlace rodando com 1 polaridade (qualquer uma das duas), os resultados são bons, porém quando funciona ativamos as duas, rs...
    Testei com 2 equipamentos, 1 em cada polaridade, mais os resultados foram os mesmos.

    Vendo seu post, gostaria de saber se conseguiu alguma novidade nos testes.

    Abraços

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diogozane Ver Post
    Olá,

    Ativamos um enlace com as antenas HG5158DP-29D, rodando dupla polaridade. Os resultados com as duas polaridades foram muito ruins, tanto de sinal como de tráfego.
    Estou utilizando RB433AH com XR5, em um enlace de 15km com visada (fresnel) prefeita. Já testamos em todos os canais e saltos.
    Quando coloco o enlace rodando com 1 polaridade (qualquer uma das duas), os resultados são bons, porém quando funciona ativamos as duas, rs...
    Testei com 2 equipamentos, 1 em cada polaridade, mais os resultados foram os mesmos.

    Vendo seu post, gostaria de saber se conseguiu alguma novidade nos testes.

    Abraços
    Como é que configurou o Nstreme no Mikrotik?

  12. #12

    Padrão Antenas para Enlace Dual

    Pessoal, configurei aki o Nstreme Dual, mas uma duvida devo usar duas antenas em cada ponto uma para TX e outra para RX ??

    obrigado...

  13. #13

    Padrão

    Nos meus teste, utilizei dual com o Nstreme e sem Nstreme. Em todos os testes, quando está com uma polaridade consigo um desempenho legal, mais quando ativo as duas polaridades transmitindo o trafego cai drásticamente. Testei também com 2 RB, uma em cada polaridade, um como TX e outro como RX, os resultados foram o mesmo. Quando transmito trafego nas duas polaridades o desempenho caixa.

  14. #14

    Padrão

    nao estaria configurando com polarizacao cruzada, ao ativar o nstreme
    tente inverter apenas um dos lados os cabos da antena.

  15. #15

    Padrão

    Teoricamente seria pra rodar muito bem, afinal vc está usando equipamentos bons.

    vamos tentar identificar algumas possibilidades:

    1) tente fechar 1 enlace apenas com uma polarização, posteriormente tente fechar com a outra. Isso é para testar a integridade física dos 2 modos da antena.

    2) trabalhe com potência baixa, pois esses cartões são muito potentes

    3) * em um dos cartões use 5 ghz e no outro use 5 turbo (ajuda muito)

    4) usei canais separados

    5) verifique a fonte da RB, lembrando que 1,3A para cada cartão + 1A para RB = 3,6A (amperagem mínima)

    Veja essa check list e poste o resultado

    ...boa sorte.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Teoricamente seria pra rodar muito bem, afinal vc está usando equipamentos bons.

    vamos tentar identificar algumas possibilidades:

    1) tente fechar 1 enlace apenas com uma polarização, posteriormente tente fechar com a outra. Isso é para testar a integridade física dos 2 modos da antena.

    2) trabalhe com potência baixa, pois esses cartões são muito potentes

    3) * em um dos cartões use 5 ghz e no outro use 5 turbo (ajuda muito)

    4) usei canais separados

    5) verifique a fonte da RB, lembrando que 1,3A para cada cartão + 1A para RB = 3,6A (amperagem mínima)

    Veja essa check list e poste o resultado

    ...boa sorte.
    ijr estou com o mesmo problema do amigo que criou o tópico.

    Os equipamentos que estou usando (1 de cada lado) são:

    - 1 RB 433AH + 2 cartões R52H + fonte de 12v 3A + Antena Pluton de dupla polarização.

    O enlace é de 5 km com visada limpa (melhor impossivel), sem usar o recurso de nstreme dual o enlace está ok (ping pesado ok e passando 18 mb (no modo normal, modo turbo chegou a 32 mb), quando ativo o dual de 18 caio para 9mb écomo se o dual não estivesse funcionando e o detalhe maior é o ping que sobe fica oscilando de 90 a 180 ms (pingando 65500).

    Acho que é o mesmo problema do amigo que criou o tópico.

    Será que alguem já passou por essa situação?

    Grande abraço a todos.

  17. #17

    Padrão

    Ola boa tarde.
    Vendo antenas hyperlink , somos distribuidores oficial no Brasil da marca. por favor queira entrar em contato com o nosso suporte tecnico que os meus tecnicos com certeza o ajudarão a resolver esse problema.
    Não é normal que isso aconteça nao, pelo contrario, tenho casos de enlaces com essas antenas HYPERLINK GH5158DP-32D, funcionando 100%.
    Um grande abraço.