+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas para ''N''

    Olá!

    Alguém saberia me informar se já existe algum projeto de antena externa para tecnologia ''N'', para o provedor e para o cliente?

  2. #2

    Padrão

    Hmmm nunca vi, o que eu notei nos APS é que é uma tecnologia que usa mais de uma antena, mas não li a respeito e não sei te afirmar, mas parece que ele usa multiplicação de sinal para dar os "300mbit".

    Eu (pessoalmente) acho muiiiitoo dificil dar o que promete, ainda mais outdoor.

    Abraço.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá!

    Alguém saberia me informar se já existe algum projeto de antena externa para tecnologia ''N'', para o provedor e para o cliente?
    E daí Roberto?

    Este tal de N está me deixando encucado. Por tudo que leio, acho que vai ser a saida do wi-fi, mas as informações sobre uso outdoor ainda são poucas.
    A Ubiquit lançou um cartão mini-pci, o SR71A, mas não deu maiores informações sobre antenas.
    Entrei no forum do site deles e lancei uma pergunta já faz algum tempo, mas nada de resposta concreta. Por último dias atras um membro da equipe Ubiquiti respondeu, dizendo que ainda não tinham uma orientação, mas que iriam fazer alguns testes e depois postariam

    Ubiquiti Networks Forum :: View topic - Antenna Setup

    Mas basicamente entendi que deveria ser usado 3 antenas, seja omini ou setoriais para cada rádio. A minha dúvida é como dispor as setoriais, as 3 voltadas rigorosamente para o mesmo lado, dispostas na vertical, uma acima da outra, mas com que separação?
    Ou usar omini mesmo? Neste caso, fazer um cluster com 3 rádios por ex, cada qual com 3 omini, iria causar interferencias cada conjunto de 3 no outro conjunto?

    Pensei assim: usar um rádio no canal 1, outro no 6 e outro no 11. Usar os aps em bridge para não sobrecarregar o processamento. Ficaria uma "árvore de natal" lá em cima da torre, né? hehehehe

    E como na teoria há um aumento do throughput, deveria permitir um aumento de usuários simultâneos. Vamos imaginar 50 usuários por rádio. Então teríamos um clustes com capacidade de 150 usuários.
    Mas tudo isso é mera expeculação, pois se nem a Ubiquiti sabe como se comporta, quem sou eu para afirmar algo.
    Estes cartões já tem no PY por 102 dólares, mas aí tem ainda a questão da homologação.
    Por outro lado tem vários APs já homologados, sendo que o da TP-link tem AP, cartão mini-pci, pcmcia e placa pci já homologado e disponível no Brasil.
    Para experimentar se dá certo tem que se gastar um pouco, no mínimo 1 APs por 400,00 e antenas aproveitar o que já se tem em casa. E na recepção uma placa pci.
    Cartão mini-pci ainda fica um pouco complicado porque o Mikrotik parece que ainda não tem suporte.
    O cartão da Ubiquiti só é reconhecido se usar uma RB específica da Ubiquiti.
    Vamos ter que continuar debatendo mais este assunto. Até que alguém ache o caminha das pedras.