+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PC server vlan + aprouter + RB

    Olá amigos. É a primeira vez que posto aqui, mas me sinto confortável em fazê-lo, pois sinto que sempre tem alguém interessado em ajudar neste forum.

    Estou com o seguinte problema:
    Tenho um pc com Mikrotik (pc server) com uma placa ag530(vlan) e 3 lans; este server esta com uma lan ligando a um link de internet, outra lan ligada a um hub com pcs clientes ligado nele e outra lan mandando link (com cabo, é claro) para uma RB em modo ap bridge. a RB está muito bem obrigado, com clientes conectando normalmente.
    A questao é que preciso mandar o link para uma outra torre proxima (mas não pode ser pela RB que esta ok, funcionando transparentemente, sendo tudo gerenciado pelo pc server).
    Penso em fazer assim (tendo em vista que ja tenho os equipamentos necessários):
    usar minha vlan ag530, que esta desocupada, para madar o link até a torre. Na torre, receber o link em um radio ap router e, deste, ligá-lo via cabo até uma seguinda RB em modo Ap Bridge tb.
    -Como fazê-lo, mantendo este caminho ag530 do pc server---> aprouter---> cabo rede---> RB em ap bridge? Quero que o meu pc server continue gerenciando tudo, com hotspot separado para cada placa, controles etc. A segunda Rb tem que madar MAC e tudo pro server através do aprouter. sei que tem que ser em wds, o radinho e a placa ag530. mas como vazer isto? Qual configuracao/opção mikrotik usar? Ahh. no meu pc server nao tem brigde criada, a conexao vem da Rb pelo cabo e depois o MK se encarrega de mandar ips, hotspot etc. Mas par wds da segunda placa ( a vlan) precisa de bridge. Intaum faço bridge com quais placas sem estragar o que esta funcionado. Obrigado!!!

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por S4nKiller Ver Post
    Olá amigos. É a primeira vez que posto aqui, mas me sinto confortável em fazê-lo, pois sinto que sempre tem alguém interessado em ajudar neste forum.

    Estou com o seguinte problema:
    Tenho um pc com Mikrotik (pc server) com uma placa ag530(vlan) e 3 lans; este server esta com uma lan ligando a um link de internet, outra lan ligada a um hub com pcs clientes ligado nele e outra lan mandando link (com cabo, é claro) para uma RB em modo ap bridge. a RB está muito bem obrigado, com clientes conectando normalmente.
    A questao é que preciso mandar o link para uma outra torre proxima (mas não pode ser pela RB que esta ok, funcionando transparentemente, sendo tudo gerenciado pelo pc server).
    Penso em fazer assim (tendo em vista que ja tenho os equipamentos necessários):
    usar minha vlan ag530, que esta desocupada, para madar o link até a torre. Na torre, receber o link em um radio ap router e, deste, ligá-lo via cabo até uma seguinda RB em modo Ap Bridge tb.
    -Como fazê-lo, mantendo este caminho ag530 do pc server---> aprouter---> cabo rede---> RB em ap bridge? Quero que o meu pc server continue gerenciando tudo, com hotspot separado para cada placa, controles etc. A segunda Rb tem que madar MAC e tudo pro server através do aprouter. sei que tem que ser em wds, o radinho e a placa ag530. mas como vazer isto? Qual configuracao/opção mikrotik usar? Ahh. no meu pc server nao tem brigde criada, a conexao vem da Rb pelo cabo e depois o MK se encarrega de mandar ips, hotspot etc. Mas par wds da segunda placa ( a vlan) precisa de bridge. Intaum faço bridge com quais placas sem estragar o que esta funcionado. Obrigado!!!
    Desculpem. Eu queria dizer Wlan e nao vlan. O que chamo de wlan é uma placa wireless ag530! Rss.

  4. #4

    Padrão

    amigo, boa tarde, se não me engane aqui no forum tem um tema assim WDS com Mikortik e ApRouter, vc teria que fazer um PTP entre o cartão e o APRouter so que nao sei se o AProuter vai repassar os mac dos clientes que estiverem na routerboard na sua torre em modo APbridge. Nao seria mais facil vc adicionar mais um cartão no RB e fazer um wds com o cartao d-link e a RB, e alias se nao me engane este cartao é dual band a/b poderia fechar o seu link em 5.8 que daria melhor uma qualidade aos seus clientes.

    Ok.

    qualquer coisa estamos ai. T+

  5. #5

    Padrão

    kara, pra que tanta coisa, o que vc deve fazer é,
    nessa RB que ta muito bem obrigado. coloca mais um cartao, nesse outro ponto que vc quer mandar coloca tbem uma RB com dois cartoes, nao coloque radio, vai cagar tudo dai.

    se vc quiser pode sim usar a ag530 pra comunicar com a RB desse ponto novo, o que nao deve é colocar esse ap router lá.

    ha nao ser que esteja querendo colocar um radio nesse torre pq sua RB só tem 1 slot minipci, se for esse o caso, e vc for usar omni, dá de fazer com um cartao só, agora aconselho se for isso, entao a trocar de RB por uma melhor, tipo 433 ou 433ah ou 493

  6. #6

    Padrão

    Obrigado Osni e Jhonnyp. Nunca pensei que alguem responderia ao tópico. rsss. Estou surpreso. Observo que tem muita gente so querendo grana, que é importante, mas ajudar também faz parte. E não é essa a política do forum, ajudar?

    A questão é que minhas RBs sao de apenas um cartao mini e uma lan (rb411 L4) com antena omni. Na minha primeira rb que está funcionado, não quero fazer wds ou coisa assim, para evitar comprometer potencia/alcance (observei que diminui com wds), e deixar quieto o time que esta ganhando, rss.
    Realmente preciso que a segunda rb se comunique com o pcserver atravez de radio aprouter e ag530, repassando tudo transparentemente. como faz a minha rb1, so que esta esta conectada ao pcserver com cabo.

  7. #7

    Padrão

    seguinte, entao vc vai ter que fazer um wds entre a ag530 e o radio aprouter. pra poder repassar os mac. mas se vc for usar uma omni nessa rb dessa torre nova entao vc pode fazer o seguinte. use na torre nova uma RB com a Omni,(imagino que vais usar omni pq tens só um cartao é) , nesse cartao crie um ap virtual, e ative wds nesse ap virtual, ative o wds tbem na ag530, assim sua ag530 da base se comunicara com o ap virtual com wds da rb nova.
    ha, na RB vc cria uma bridge enre o ap virtual e a interface dos clientes( que na verdade é um cartao fisico só).

    contras? o cartao da RB tera dois trabalhos, pegar da base e mandar pros clientes.
    diminuindo assim a numero de clientes simultaneos,

    vendendo 256k tenho cenarios desse funcionando legal com 35 clientes, claro nao todos simultaneos

    agora se colocar o radio, faça o wds, funciona, porem mais um equipamento na torre, mais uma coisa pra estragar. nao sei, eu só recomendo se nao tiver outra saida.

  8. #8

    Padrão

    Amigo qual a distância deste ptp ? Qual o nível de interferência ai onde você trabalha ?
    Por experiência própria faz o WDS entre a AG530 e essa RB em 5.8Ghz e deixa o radio como AP que vai ficar bem melhor, quando você aumenta o número de clientes neste pop coloca um AP melhozinho ou então uma outra RB para fazer o multiponto. Na minha opinião ligar pontos de distribuição tem que ser em 5.8Ghz. Boa sorte.

  9. #9

    Padrão

    Deixa tudo como bridge, assim vai dar tudo certo.

  10. #10

    Padrão

    Olá gente, fiz assim: aprouter 1 em bridge/wds puro, aprouter 2 também em bridge/wds puro. No primeiro aprouter (1) eu liguei, por cabo, minha rb411 (tem 1 cartao e uma lan, somente, tudo numa bridge, sem nenhuma configuração extra) + antena omni, com cabo de rede, e na outra extremidade (rss) eu também liguei o aprouter (2) ao meu pcserver atraves de cabo lan. Ou seja: rb411---->aprouter1)))))))aprouter2---->pcserver. (legenda: ----> cabo rede, )))))))) sem fio). Fiz assim pq nao consegui ligar um aprouter em bridge wds ao meu pc server MK atravez da wireless ag530. acabei usando outro radinho aprouter e deixei sem uso, minha ag530 (contra minha vontade).
    A dificuldade é saber como setar o aprouter para conversar com o mk ag530 transparentemente e repassando todos os macs. Tipo, no mk eu seto o que? apbride, station wds station... e no radinho ap eu seto cliente isp, bridge, gateway...? eles nao se conversam transparentemente.

  11. #11

    Padrão

    Ahh, a distancia da rb para o server é aproximadamente 400 metros max.