+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida depois que Linux foi instalado

    Opa galera, como tao? Então seguinte, vou tentar ser o mais claro possivel, to começando a trabalhar com linux agora, então instalei a versão Ubuntu 8.10, meu HD é de 80GB e ja tem o Win XP instalado, então antes de instalar o linux, eu usei o Partition Magic para particionar o HD, fiz da seguinte forma:

    C: - 40 GB -Win Xp - Formato NTFS
    E: - 15 GB - Arquivos - Formato NTFS
    1.2 GB - Partição Formato SWAT (Memória do Linux)
    20 GB - Linux - Formato Ext3

    OBS: Ao escolher o formato SWAT e EXT3 o programa não me deu opção de escolher as letras para as duas partições.

    Estando desse modo então partir para a instalação. Quando xegou o momento que entrou no programa de partição do linux eu escolhi "Manual", logo depois escolhi a partição de 20GB formato EXT3 para instalar, e tinha uma opção no install do linux que era tipo assim: "Instalar a partir de qual ponto?" então escolhi "/" (raiz). Tudo bem a instalação foi concluida com sucesso, reiniciei o Pc ai tenho as opções de boot por Linux ou XP, qualquer um que eu escolho entro normalmente, so que tem uma duvida minha que não sei se estou certo, eu não consigo ver as duas partições que são a SWAT e a EXT3, só consigo ver a C: e a E:, eu errei em algum ponto da instalação? Agradeço a ajuda de todos... muito obrigado...

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    O windows não consegue ler partições linux, então para ele aquele ponto do HD está ocupado por algo que ele não entende, dessa forma vc nunca irá ter letras para essas partições no seu windows.

    Abraços,

  3. #3

    Padrão

    complementando: o swap também não é visto a partir do Linux, é particionamento de utilização do sistema. Sugiro estudar um pouco mais: Foca GNU/Linux: Página oficial

  4. #4

    Padrão

    Bem esclarecido pelo ruyneto, só complemento que existem utilitários na internet que podem abrir partições EXT3, para você ler os arquivos, se você quiser apenas ver que a partição está no seu disco, vá em:

    Meu Computador (botão direito) -> Gerenciar -> Armazenamento -> Gerenciamento de disco

    Lá você vai vizualizar que existem as partições, mas não acessá-las.

    Já no Ubuntu, você consegue ver e usar as partições NTFS / FAT do Windows, se for do seu interesse...

  5. #5

    Smile

    Caro amigo.. há muito tempo eu usava um software chamado explore2fs, mas achei esse link da Viva-o-linux que pode te ajudar!!!

    Linux: Lendo partições Linux no Windows [Artigo]

    Nele há vários programas (for win) pra vc ler, escrever e até apagar arquivos em partições com
    sistemas nativos linux (ext2, reiserfs, etc.)

    Neste link há também uma outra maneira de enxergar ext3 no win... de uma olhada:
    http://www.fs-driver.org/index.html

    Precisando, estamos ai!!! hehe

    (ah sim... nunca se esquece de perguntar ao Oracle: <Linux> - Pesquisa Google )

  6. #6

    Padrão

    Pessoal otimo, cada resposta uma melhor que a outra, agora sei que não fiz nada de errado. Vou ler os links aqui mencionados e dar uma estudada mais profunda em Linux... Vlwww galera, muito obrigado mesmo....