Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Configurei os meus cartões antigos que tenho em uma RB333 pra 8db (seria 18db no caso), pelo Sinal do MK continua exatamente o mesmo sinal, mas no cliente o sinal que era 60% ficou 24%.
    Será que todos os cartões com todos as versões do MK apresentam este problema?
    Como posso identificar?

  2. #22
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Configurei os meus cartões antigos que tenho em uma RB333 pra 8db (seria 18db no caso), pelo Sinal do MK continua exatamente o mesmo sinal, mas no cliente o sinal que era 60% ficou 24%.
    Será que todos os cartões com todos as versões do MK apresentam este problema?
    Como posso identificar?

    Pelo post são os PLUS (600mW). Mas sinceramente, não duvido que estes problemas se apresentem em outros modelos e marcas.
    Última edição por sergio; 02-12-2008 às 10:10.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Pelo post são os PLUS (600mW). Mas sinceramente, não duvido que estes problemas se apresentem em outros modelos e marcas.
    Hum... será que em lojas de eletrônica eles tem walltimetro pra fazer o teste?

  4. #24

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Giovani, olha só o que o zéroela diz:



    ou seja, por isso a "perda" de potência ou mesmo inutilização do cartão.
    Ola Sergio!

    Mas quem usa essa potência aqui no Brasil?
    Bom eu fazendo uns testes aqui com meus painéis 17 dbi hyperlink 90 graus tive a certeza de que meus cartões estavam "GRITANDO" o que eu já mais quis fazer, pois nos sabemos que potencia alta não e sinônimo de qualidade!

    Bom antes eu tinha seta do para 19dbm no mikrotik achando que eram 19 e nao 29!hehehe
    Primeiro mês foi uma beleza 15 km e o sinal ainda chegava forte!!! bha pensei to feito !
    Segundo mês começou os problemas !!!
    Perda de pacotes, latência alta e o ACK que uso default estava em 435, e meu cliente mais longe ficam a 8 km! Tava ficando loco ... Já tava pensando em trocar tudo pelo 2WARE (PRISM) alias alguém conhece este cartão já trabalharão com ele ?
    Dai nosso Amigo Sergio expôs o problema!
    Fui La e baixai pra 9 dbm no mikrotik !!!
    Resumindo o ACK ficou com 35, mas setei em 62 e latência baixou, mas ainda perde uns pacotes, que acho já deve ser problema de danificação do cartão por ele ter ficado muito sensível!
    Já pensou se a Anatel pega esta potencia?
    Bom e isso ai!
    Começar tudo de novo!

    Abraços Sergio!

  5. #25
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Ola Sergio!

    Mas quem usa essa potência aqui no Brasil?


    hehehehe... Dá uma olhada no ML pra vc ver os vendedores. E ainda com umas antenas omni de 21 dbi.



    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Bom eu fazendo uns testes aqui com meus painéis 17 dbi hyperlink 90 graus tive a certeza de que meus cartões estavam "GRITANDO" o que eu já mais quis fazer, pois nos sabemos que potencia alta não e sinônimo de qualidade!


    Isso é fato, mas tem muitos que ainda não acreditam.


    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Bom antes eu tinha seta do para 19dbm no mikrotik achando que eram 19 e nao 29!hehehe
    Primeiro mês foi uma beleza 15 km e o sinal ainda chegava forte!!! bha pensei to feito !
    Segundo mês começou os problemas !!!
    Perda de pacotes, latência alta e o ACK que uso default estava em 435, e meu cliente mais longe ficam a 8 km! Tava ficando loco ... Já tava pensando em trocar tudo pelo 2WARE (PRISM) alias alguém conhece este cartão já trabalharão com ele ?
    Dai nosso Amigo Sergio expôs o problema!
    Fui La e baixai pra 9 dbm no mikrotik !!!
    Resumindo o ACK ficou com 35, mas setei em 62 e latência baixou, mas ainda perde uns pacotes, que acho já deve ser problema de danificação do cartão por ele ter ficado muito sensível!
    Já pensou se a Anatel pega esta potencia?
    Bom e isso ai!
    Começar tudo de novo!

    Abraços Sergio!
    Agora é acertar tudo, talvez pegar um cartão novo e testar novamente, desta vez configurando no Mikrotik a potência correta.

    Um detalhe: quando for configurar, use card-rates ao invés de Manual ou ALL Rates Fixe, pois esse é o mecanismo que utiliza o que está na Eprom do cartão (esta dica é do AlexandreCorrea).

  6. #26

    Thumbs up

    Brigadão ai pela informação Sergio !
    Mas me diz ai o 2ware (prism) 32mw e bom ?

  7. #27

    Padrão

    Gente isso que o Giovani.couto disse é verdade, pois tive a "Engenuidade" de comprar os cartoes Engenius pq sao homologados e so tive problemas, coloquei todos em RB433AH e como default no Tx-power, rodou que é uma maravilha, com uma semanda depois ninguem mais conseguia enxergar o sinal das minhas bases, foi tudo pras kukuias, nao resolveu mais nada, muito fraco ficou o sinal. Agora eu pergunto. Será que esses cartoes funcionam em algum tipo de placa com sua potencia original? abraços e boa sorte com os Engenius...rssss (nao recomendo)

  8. #28

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por neuri Ver Post
    Gente isso que o Giovani.couto disse é verdade, pois tive a "Engenuidade" de comprar os cartoes Engenius pq sao homologados e so tive problemas, coloquei todos em RB433AH e como default no Tx-power, rodou que é uma maravilha, com uma semanda depois ninguem mais conseguia enxergar o sinal das minhas bases, foi tudo pras kukuias, nao resolveu mais nada, muito fraco ficou o sinal. Agora eu pergunto. Será que esses cartoes funcionam em algum tipo de placa com sua potencia original? abraços e boa sorte com os Engenius...rssss (nao recomendo)
    Olá Neuri!
    O problema pelo que sabemos e só com as distros Linux!
    Última edição por Giovani.couto; 05-12-2008 às 18:57.

  9. #29

    Talking

    To indo la na torre agora pra trocar os cartões !!!
    depois posto o resultado !

  10. #30

    Thumbs up

    Pessoal Problema resolvido!

    Troquei os Cartões coloquei só 10dbm(equivalente a 20dbm) ficou ótimo!
    Latência entre 3 e 5 pros mais distantes !
    O sinal também melhorou, pois os antigos cartões saturaram!

    Um Grande abração a esta turma deste Topico !
    Última edição por Giovani.couto; 05-12-2008 às 18:58.

  11. #31
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Pessoal Problema resolvido!

    Troquei os Cartões coloquei só 10dbm(equivalente a 20dbm) ficou ótimo!
    Latência entre 3 e 5 pros mais distantes !
    O sinal também melhorou, pois os antigos cartões saturarão!

    Um Grande abração a esta turma deste Topico !
    Bom que tenha resolvido os problemas.

    Agora algo interessante... 90% dos que postam no forum Mikrotik/Wireless, eu creio, usam esse cartão. Mas ninguém mais se pronunciou.. ou não tem problemas ou não acharam importante o assunto.

    Tem coisas que não entendo. hehehehe

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Bom que tenha resolvido os problemas.

    Agora algo interessante... 90% dos que postam no forum Mikrotik/Wireless, eu creio, usam esse cartão. Mas ninguém mais se pronunciou.. ou não tem problemas ou não acharam importante o assunto.

    Tem coisas que não entendo. hehehehe
    É, também notei isso.

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Bom que tenha resolvido os problemas.

    Agora algo interessante... 90% dos que postam no forum Mikrotik/Wireless, eu creio, usam esse cartão. Mas ninguém mais se pronunciou.. ou não tem problemas ou não acharam importante o assunto.

    Tem coisas que não entendo. hehehehe
    Sérgio,

    esse cartão é complicadíssimo: quando se espera e pensa ter resolvido todos os "pepinos" relacionados a ele e, eis que de repente, ele apronta outra vez. Já fiz os testes que os colegas relataram antes. Resolve por um tempo, mas depois apronta outra vez.

  14. #34
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sérgio,

    esse cartão é complicadíssimo: quando se espera e pensa ter resolvido todos os "pepinos" relacionados a ele e, eis que de repente, ele apronta outra vez. Já fiz os testes que os colegas relataram antes. Resolve por um tempo, mas depois apronta outra vez.

    Realmente.

    Pelo menos agora tem o Ubiquiti homologado (preço alto, mas paciência). Tem os Nano que além da WDC, agora tem homologação da própria Ubiquit. Agora já dá para ficar livre desse "maldito".

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Realmente.

    Pelo menos agora tem o Ubiquiti homologado (preço alto, mas paciência). Tem os Nano que além da WDC, agora tem homologação da própria Ubiquit. Agora já dá para ficar livre desse "maldito".

    Parece que o Ubiquit ta com restrição de antena de 3 dbi apenas.

    Ta dificil achar outro cartão, mas pelo menos aqui to com uma rb600 e 4 deles com fonte de 5 amperes rodando aparentemente normal.

    Queria achar os PRISM o cartão bom que roda redondo. Mas tá igual mosca branca com bolinhas vermelhas.

  16. #36
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Parece que o Ubiquit ta com restrição de antena de 3 dbi apenas.

    Ta dificil achar outro cartão, mas pelo menos aqui to com uma rb600 e 4 deles com fonte de 5 amperes rodando aparentemente normal.

    Queria achar os PRISM o cartão bom que roda redondo. Mas tá igual mosca branca com bolinhas vermelhas.
    Esse PRISM é uma fantasia ShadowRed. Você é enganado, pois ele não tem nenhum recurso contra todas as "intempéries" do espectro. Ou seja, ele não te mostra nada, te deixa cego e principalmente não em recurso nenhum para ajustar no caso de problemas.

    O Atheros te mostra a "verdade" (conheça a verdade e ela vos libertará). Esse é o "problema" do Atheros, te mostra tudo, todas as porcarias que existem no espectro e na sua rede (aqueles clientes com sinal ruim, com antena ferrada, com pigtail que o cachorro usou de chiclete, a interferência da concorrência, as configurações erradas de potência...).

    Cabe a você acertar tudo e para isto é trampo.

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Parece que o Ubiquit ta com restrição de antena de 3 dbi apenas.
    Acho que não.

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Esse PRISM é uma fantasia ShadowRed. Você é enganado, pois ele não tem nenhum recurso contra todas as "intempéries" do espectro. Ou seja, ele não te mostra nada, te deixa cego e principalmente não em recurso nenhum para ajustar no caso de problemas.

    O Atheros te mostra a "verdade" (conheça a verdade e ela vos libertará). Esse é o "problema" do Atheros, te mostra tudo, todas as porcarias que existem no espectro e na sua rede (aqueles clientes com sinal ruim, com antena ferrada, com pigtail que o cachorro usou de chiclete, a interferência da concorrência, as configurações erradas de potência...).

    Cabe a você acertar tudo e para isto é trampo.
    Sergio,

    discordo de você. Cartões de chipset Prism sempre os uso: são estáveis e potentes. Têm provedor que montei com eles e está há mais de ano sem apresentar um único problema. Talvez você tenha tido alguma experiência ruim com algum deles, mas não páre aí.. no trauma..rsrs.

    Quanto ao cartão Ubiquiti homologado não vi nenhuma restrição de uso de antena.

  19. #39
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sergio,

    discordo de você. Cartões de chipset Prism sempre os uso: são estáveis e potentes. Têm provedor que montei com eles e está há mais de ano sem apresentar um único problema. Talvez você tenha tido alguma experiência ruim com algum deles, mas não páre aí.. no trauma..rsrs.

    Quanto ao cartão Ubiquiti homologado não vi nenhuma restrição de uso de antena.
    Marcelo, quando vc menciona estáveis, qual a situação do espectro? Como mede o ACK, como mede a banda que o mesmo está transmitindo? Qual o throughput efetivo dos mesmos? Quando ocorre problemas como latência alta, modulação em 1 ou 2 Mbit, qual o ajuste você realiza no cliente e no AP?

  20. #40

    Padrão

    Tinha tempo que não vinha no Under-Linux e quando venho, encontro esse tópico

    Aqui eu fiz da seguinte forma: todos os meus EnGenius desceram pra 7 dBm em card-rates (pra ficar com 17 dBm). Percebi que os POPs ficaram mais estáveis. Mesmo diminuindo a potência, que antes era 17 dBm (27 na verdade), os clientes mais distantes continuaram acessando normalmente.

    Sobre como saber se seu modelo de EnGenius está sujeito a esse erro, acho que sei como descobrir: configurando o MK em tx-power=default, ele irá usar o valor máximo do cartão, que está gravado na sua EEPROM. Se vocês fizerem isso no EnGenius, o WinBox vai mostrar que ele ficou em 18 dBm, quando era pra dar 28 dBm. A partir daí, acho que dá pra se certificar de que seu EnGenius sofre do problema dos -10 dBm.

    Na lista de discussão onde o Sérgio falou que mostrei o link para o problema, até comentei que de acordo com os posts do fórum da MikroTik, eles falam desse mesmo problema nos cartões da Ubiquiti. No caso desses cartões, eles implementaram um paleativo, informando a potência real que o cartão está usando e a potência que o MikroTik está "pedindo" ao cartão entre parênteses (veja isso na guia Tx-Power da configuração dos seus Ubiquitis). O valor em parênteses sempre é -10 do valor real.