+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre Swap, Quota e /boot

    Ola Pessoal.
    Estou com 3 dúvidas, se puderem me ajudar, agradeço.

    1 - Faz diferença criar partião swap no início ou final do HD, ou faz diferença criar partição swap em HD Master ou Slave ?

    2 - Me referindo a quotas. O que acontece se eu gravar um arquivo de 200 MB se meu limite Hard de quota é de 100 MB?

    3 - Existe vantagem de eu criar a partição /boot em uma partição separada ? Qual vantagem ?

    Abraços,

    Renato

  2. #2

    Padrão

    Cara, vou te ajudar no que posso:
    1. Isso dependo muito de como seu HD está. Se você tiver apenas duas partições tanto faz colocar no inicio ou no final. Agora se seu HD tiver 3 ou mais partições é interessante tomar certos cuidados. O problema é ter por exemplo da seguinte forma: swap/windows/raiz
    O que ocorre nesse caso é que se o HD estiver buscando algo na raiz e precisar acessar a swap ele vai ter que mover atravéz da partição windows o que torna o proceso mais lento e desgasta o cabeçote do HD. Isso considerando que a partição windows não é usada constantemente e que a swap realmente é necessária. Se a swap não estiver sendo utilizada com muita frequencia o ponto onde ela está não é tão crítico.

    2. Acho, repito ACHO, que ele vai te informar que a partição de destino possui tamanho insuficiente.

    3. Vantagem tem, mas dependo do que você tem ai. Por exemplo, se você tiver um dual boot com windows (sem partição boot) e precisar reinstalar o windows. O windows por padrão apaga toda a MBR e consequentemente o GRUB, ou seja, você perde a opção de boot ao inicializar. Outra coisa. Se você tem um windows e instala um linux. Se por algum motivo houver uma corrupção na MBR é fácil recuperar o boot pro Linux, mas muitas vezes o do windows não é recuperado. Esse último caso não ocorre utilizando uma partição boot, pois ele só modifica um apontamento e não isntala o GRUB na MBR.

    Qualquer dúvida posta ai...